ZR16S08: O primeiro microcontrolador brasileiro reconhecido oficialmente

Pela primeira vez o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) reconheceu um microcontrolador como Produto Nacional, o ZR16S08. No dia 27 de fevereiro foi publicada a Portaria 939 do MCTIC, no Diário Oficial da União, a qual estabelece que o ZR16S08 é um componente eletrônico semicondutor desenvolvido no Brasil.

 

Comparativo entre o tamanho do ZR16S08 e de uma moeda.
Figura 1: Comparativo entre o tamanho do ZR16S08 e de uma moeda.

 

Os desenvolvedores responsáveis por esse projeto são da Santa Maria Design House (SMDH), Design House sem fins lucrativos ligada à Fatec e ao Grupo de Microeletrônica da UFSM/GMicro, que desenvolveram os circuitos integrados digitais, da Chipus Microeletrônica S.A, que desenvolveu os circuitos analógicos e da C&P Projetos Eletrônicos LTDA, que desenvolveu a arquitetura.

 

O ZR16S08 pode ser usado para diversas aplicações devido à sua versatilidade e fácil programação. Além disso, é uma grande conquista na área da microeletrônica brasileira, pois é o primeiro microcontrolador com design e arquitetura proprietária.

 

Para nós termos noção do quão importante isso é para o Brasil, o ZR16S08, a curto prazo, pode ser um substituto para os chips importados, em um país que é um grande importador de semicondutores, com com déficit anual na casa dos US$ 20 bilhões. Outro ponto muito importante é que o BNDES possui linhas de financiamento que priorizam produtos que utilizam chips reconhecidamente nacionais.

 

Referências

 

http://site.ufsm.br/noticias/exibir/desenvolvido-na-ufsm-primeiro-microcontrolador-bra

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Renata De Camillo
Estagiária no Embarcados e estudante de engenharia elétrica da USP de São Carlos. Vencedora das competições Telit Cup Brasil (2015) e Embarcados Contest: conectando à Internet das Coisas com a NXP (2016). Finalista do Startup Weekend IoT (2016) e do DesafIoT (2017). Organizadora da SIEEL (Semana de Engenharia de de São Carlos) e fundadora do Grupo IoT Sanca. Apaixonada por tecnologia, principalmente por projetos na área IoT.

27
Deixe um comentário

avatar
 
20 Comment threads
7 Thread replies
9 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
19 Comment authors
LeonardoAlmir BisposergioRobinson TeixeiraWilton Cruz Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Leonardo
Visitante
Leonardo

Sempre a mesma pergunta. Onde posso comprar umas peças para começar a brincar?

Almir Bispo
Membro

Eu ofereço a IDE Juriti com uma biblioteca para ZR16 no meu blog gratuitamente:http://adltecnologia.blogspot.com.br

Almir Bispo
Membro

A Juriti IDE foi desenvolvida por mim desde 2013 e pode ser usada com o compilador e simulador da SMDH.Junto com a IDE existe uma biblioteca em C++ com funções de alto nível (para uso didático).A IDE juriti pode ser baixada gratuitamente no meu blog: http://adltecnologia.blogspot.com.br (observa na pagina inicial,no fim da página)

sergio
Visitante
sergio

Ainda nao aprendemos... é so olhar casos de sucesso,: Arduino e Raspberry, e ver como se faz, O raspberry, por exemplo foi feito com menos de 30K dolares... aqui quanto custou??? Nao estou dizendo para nao fazer, mas fazer de uma maneira inovadora e correta, epaço tem, e MUITO, por exemplo, projete um computador COMPLETO, a partir do "bare bone", como por exemplo: o chip CHERI, que tem a especificacao completa, na internet, e voce pode emular o computador INTEIRO, inclusive portar um sistema operacional DECENTE (FreeBSD), para ele. quanto custaria??? 100K dolares?? cérebro nos temos, e depois que lançaram… Leia mais »

Robinson Teixeira
Visitante
Robinson Teixeira

2018 só agora temos um microcontrolador, estamos beeeem atrasados, mas... antes tarde do que nunca.

Wilton Cruz
Visitante
Wilton Cruz

Com essa morosidade isso demonstra o tanto que esse Brasil é burocrático e atrasado no quesito de tecnologia, por mim esse tal de ZR16S08 já era pra estar no mercado à venda há muito tempo, se fosse lá fora em outros países já estava nas lojas para venda de varejo e atacado e não ficar esperando empresas a experimentar o microcontrolador ou sei lá quem que estiver com interesses pessoais e particulares, sei lá minha opinião, estou criticando esse sistema governamental burocrático e inflado de impostos que impedem de nossas empresas de criar coisas maravilhosas como essas e além do… Leia mais »

Ederson Berti
Visitante
Ederson Berti

A empresa Exatron desenvolveu produtos utilizando este o ZR16, mas não tenho informação se mais empresas estão utilizando. Alguém tem mais informações?

Ferramentas para download
http://w3.ufsm.br/smdh/downloads.php

Vídeo mostrando o uso

Almir Bispo
Membro

O vídeo é de minha autoria (domínio público).Lembro que o software mostrado no vídeo deve ser baixado no meu blog,que está indicado na descrição.

Rafael De Lucena Valle
Visitante
Rafael

Alguém sabe aonde posso comprá-lo?

Renato
Visitante
Renato

Agora é divulgar junto às universidades e startups, e quem sabe distribuir algumas amostras grátis. No meu tempo lembro de ter usado bastante microcontroladores PIC com basicamente os mesmos periféricos desse aí em diversos projetos. Me foi muito útil academicamente e profissionalmente.

Edivaldo Amaral Gonçalves
Visitante
Edivaldo

Já está disponível para venda? Quero iniciar o estudo neste microcontrolador para incentivar um produto nacional.