ZigBee vs. Z-Wave: Qual a diferença?

O mercado relativo a Internet das Coisas (IoT) continua crescendo e se tornando mais presente para consumidores e engenheiros. O surgimento da Internet das Coisas causou uma explosão de novos produtos IoT a serem lançados, com vários ecossistemas e tecnologias reivindicando ser melhores que os outros. Com todas as opções agora disponíveis, os desenvolvedores ficam confusos e inseguros quanto à tecnologia que melhor atende às suas necessidades de projeto. Duas tecnologias populares para comunicação em IoT são ZigBee e Z-Wave. Ambos são excelentes soluções sem fio para automação residencial, sistemas medidores de energia inteligentes, telecomunicações, saúde, controle remoto (RF4CE ou radiofrequência para produtos eletrônicos de consumo), automação predial e serviços de varejo. No entanto, eles diferem em suas especificações e aplicações e, portanto, são adequados para diferentes usos. Entender as diferenças entre ZigBee e Z-Wave pode ser complicado.

Leia a seguir uma comparação e o que você precisa saber sobre ZigBee e Z-Wave.

ZigBee

ZigBee é um padrão de rede mesh sem fio de baixa potência para dispositivos alimentados por bateria. Como uma solução para aplicações de controle e monitoramento sem fio, ZigBee se tornou muito popular em automação residencial, monitoramento de dados, sistemas de gerenciamento e equipamentos industriais. A tecnologia ZigBee foi projetada para apoiar o desenvolvimento e implantação de perfis personalizados, tornando-se uma solução eficiente para os fabricantes criarem produtos sem fio para aplicações comuns.

Z-Wave

Z-Wave é um System on a Chip (SoC) e protocolo proprietário de automação residencial, projetado para oferecer suporte a aplicações de controle, monitoramento e leitura de status. Embora menos flexível do que o ZigBee, essa tecnologia se beneficia de um processo de certificação rigoroso que permite aos desenvolvedores evitar limitações que costumam ocorrer com o ZigBee e outras soluções. Este processo permite que todos os dispositivos Z-Wave funcionem de maneira interoperável e contínua. Nos últimos anos, a Silicon Labs adquiriu o protocolo Z-Wave da Sigma Designs e agora é o único fabricante licenciado de chips Z-Wave. Um dos últimos avanços no portfólio de produtos Z-Wave é a plataforma Z-Wave 700 produzida pela Silicon Labs. Essa plataforma permite que as aplicações de casa inteligente sejam mais versáteis; permitindo com que os consumidores controlem vários sensores usando o mínimo de energia em uma faixa mais ampla.

Como comparar ZigBee e Z-Wave?

ZigBee e Z-Wave são capazes de operar como redes mesh. Os dispositivos nessas redes podem durar anos com uma bateria de célula tipo moeda quando usados ​​no modo de hibernação ou alguns meses durante a transmissão de um sinal constantemente. Além dessas duas semelhanças principais, a Tabela 1 descreve as diferenças nas especificações entre essas tecnologias:

ZigBeee%20Z Wave%20Table 90
Tabela 1: Especificações de ZigBee e Z-Wave. (Fonte: Autor)

Por que escolher ZigBee?

  • Fornece mais flexibilidade no desenvolvimento do produto, o que levou à sua popularidade entre os fabricantes de equipamentos OEMs.
  • Vários fornecedores permitem que os OEMs tenham mais opções para escolher.
  • Portfólios abertos o tornam uma solução sem fio altamente versátil (embora o protocolo seja bastante complexo).
  • Mais dispositivos conectados permitem mais recursos e suporte da comunidade para a aplicação que está sendo construído.

Por que escolher Z-Wave?

  • Alcance maior do que ZigBee. O alcance do Z-Wave é de 100 m de linha de visada, enquanto o ZigBee é de apenas 20 m.
  • Opera a 908 MHz, o que evita interferência com outros sinais sem fio que normalmente operam a 2,4 GHz, incluindo Wi-Fi, Bluetooth® e ZigBee. As interferências podem resultar em sinais perdidos ou não confiáveis.
  • Usa menos energia do que ZigBee. Dependendo da aplicação e configuração, um conjunto de baterias AA pode manter o módulo Z-Wave funcionando por anos.
  • Uma das maiores vantagens do Z-Wave é sua interoperabilidade. O padrão Z-Wave garante que todos os dispositivos implantados sejam compatíveis uns com os outros, independentemente do fabricante. Isso torna o Z-Wave um sistema verdadeiramente aberto que remove as restrições nas escolhas de produtos para os consumidores. Além disso, o Z-Wave é totalmente compatível com versões anteriores. A obsolescência do dispositivo ou da tecnologia sempre foi uma grande preocupação para os fornecedores. A Z-Wave, portanto, tornou um requisito fundamental garantir que todos os novos dispositivos se comuniquem efetivamente com os dispositivos mais antigos.

Conclusão

ZigBee e Z-Wave têm seus benefícios. Embora possam ser usados em soluções sem fio similares, a escolha entre os dois se resume aos requisitos de sua aplicação.

Para artigos como esse, acesse o link.

Artigo escrito por Tyler Wojciechowicz e publicado no blog da Mouser Electronics: ZigBee vs. Z-Wave: What’s the Difference?

Traduzido e Adaptado por Equipe Embarcados.

Mouser Electronics é um dos líderes mundiais em distribuição de semicondutores e componentes eletrônicos e distribuidor autorizado de mais de 500 fornecedores líderes da indústria. Nosso foco é a excelência em serviço ao cliente, oferendo rápida entrega e embarque imediato com a precisão no processo, desde a colocação dos pedidos até a sua entrega. Mouser oferece uma ampla seleção de produtos em estoque para rápido envio a mais de 170 países.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H