XXI MOSTEC 2016

MOSTEC 2016

O Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana-SP convida a todos, no dia 18 de Novembro de 2016, para a XXI MOSTEC 2016 (Mostra de Projetos Técnicos). O Evento é para expor os projetos desenvolvidos pelos alunos que estão concluindo o Curso Técnico em Mecatrônica. Todos os Projetos foram desenvolvidos durante o período letivo. Os visitantes poderão acompanhar as apresentações que serão realizadas pelos alunos. Os projetos são direcionados à Automação Industrial, Automação Residencial e Sustentabilidade.

 

 

Estacionamento Automatizado

 

 

MOSTEC 2016 - Estacionamento Autmatizado

 

Objetivo: Automatizar, organizar e agilizar o sistema de um estacionamento, tornando-o mais fácil e rápido.

Características: O projeto tem por base a automação de um estacionamento via programação em linguagem C facilitando a identificação de vagas e otimizando o trabalho do controlador de acesso.

Componentes do Grupo: Júlio Domiciano, Lucas Candido, Matheus Candido, Mike Leite.

 

 

Slider automatizado

 

MOSTEC 2016 - Slider Automatizado

 

Objetivo: O objetivo é desenvolver um equipamento (Slider) que proporcione a utilização da câmera fotográfica de maneira automática, através de comandos remotos. Dessa forma será demonstrado o funcionamento do projeto a partir dos conceitos apreendidos e desenvolvidos durante todo curso.

Características: O projeto tem por base a programação dos movimentos da câmera para obtenção dos efeitos de filmagem, utilizando uma placa ATMEGA 16 desenvolvida durante o curso. A placa permite o acionamento da câmera promovendo os movimentos pré-estabelecidos na programação e por uma placa bluetooth, define os movimentos à distância através de comandos via celular interligados a esse meio.

Componentes do Grupo: Guilherme Turina, Felipe Valdrighi, Vinicius Deziderio, Samuel Rodrigues, Naum Rodrigues.

 

 

Braço Robótico Controlado por Sensor

 

MOSTEC 2016 - Braço Robótico Controlado por Sensor

 

Objetivo: Eliminar os riscos à saúde do trabalhador através de um braço robótico comandado remotamente por um sensor de movimentos, que poderá movimentar objetos de grande potencial de acidentes, como por exemplo: Produtos químicos, radiativos entre outros.

Características: O funcionamento do braço robótico está baseado na utilização do sensor de movimentos que será responsável por mandar um sinal para a placa microcontrolada TOROBOT, que por sua vez terá a função de acionar os servos motores, permitindo ao funcionário controlar os movimentos do braço.

Conectado ao PC, o software “Processing” fará o reconhecimento das coordenadas X,Y,Z e transmitirá tais informações para o software de controle dos servos motores que serão acionados a partir da placa micro controladora do mesmo, fazendo com que o braço imite os movimentos do operador.

Componentes do Grupo: Raony Rosso, Luiz Henrique, Roberson Cley, Felipe Delmondes, Gabriel Diniz.

 

 

Horta Residencial Automatizada

 

MOSTEC 2016 - Horta residencial automatizada

 

Objetivo: Facilitar o cultivo de plantas para uso doméstico em locais onde não são possíveis devido à falta de espaço em casa e/ou apartamento.

Características: O projeto está baseado na automação dos processos de uma horta utilizando como principal ferramenta a placa micro controlada ATMEGA 16, desenvolvida ao longo do 2° Semestre do curso técnico em mecatrônica, realizando processos automaticamente a partir da programação em linguagem C previamente inserida na placa.  Atua com relés nos sensores de umidade e bombas para regular a irrigação. A lâmpada PLANT LIGHT (especializada em iluminação para plantas em estufas) para temporizar a iluminação, disponibiliza à planta 8 horas de “sol”, condição perfeita ao seu crescimento, otimizando o tempo de produção.

Componentes do Grupo: Arthur Villanassi Ravaneli, Humberto Koski de Oliveira, Leonardo Pigatto Bueno.

 

 

Lixeira Inteligente

 

MOSTEC 2016 - Lixeira inteligente

  

Objetivo: Aperfeiçoar e facilitar a separação de materiais ferrosos e não ferrosos.

Características: O projeto tem por base a separação de metais e não metais, através de sensores capacitivos e indutivos, fazendo seleção automática do material.

Devido à grande dificuldade da separação do lixo reciclável desenvolveu-se uma lixeira auto seletiva com a finalidade de separar materiais ferrosos e não ferrosos.

Componentes do Grupo: Alex Araujo, Bruno Pigatto, Herick Hiago, James Vitti, João Serafim.

 

 

Tracker Solar

 

MOSTEC 2016 - Tracker solar

 

Objetivo: Otimizar a geração de energia solar

Características: Este projeto é uma solução de baixo custo a um sistema mundialmente reconhecido como tracker solar.  Através de programação eletrônica, consegue-se converter sinais de luz em movimentos mecânicos orientando o painel fotovoltaico para a área de maior incidência de luz solar.

Componentes do Grupo: Adalberto Caroni, Bruno Rüedell, Igor Roberto, Jefte Nunes, Jonathan Alves.

 

 

Pórtico Automatizado via celular

 

MOSTEC 2016 - Pórtico Automatizado via Celular

 

Objetivo: Otimizar o processo de movimentação de carga em espaços físicos limitados reduzindo o tempo e esforço físico assim como aumentando a eficiência e produtividade.

Características: Reproduzir em pequena escala, um pórtico rolante no qual inserimos um controle via bluethoth, controlado via celular.

Para o funcionamento do pórtico é utilizada a placa ATEMEGA16, alimentada por uma bateria 12V. Uma placa Bluetooth é acoplada com a placa ATEMEGA, que está perada com um aparelho celular e ela recebe vários códigos do aplicativo Arduino BT. Cada código recebido liga os motores através dos relés acionados.  Para cada motor são utilizados dois relés, que possuem a função de girar os motores para a direita ou para esquerda.

Componentes do Grupo: Felipe Romão, Jheferson Camargo, Josimar Belizário, Luan Willian, Rafael Henrique.

 

 

BIOALARME

 

MOSTEC 2016 - Bioalarme

 

Objetivo: O objetivo do projeto é substituir o botão da partida elétrica da moto pelo leitor biométrico, fazendo com que ela seja ligada somente com a biometria cadastrada e assim dificultando em caso de roubo.

Características: O funcionamento do Bioalarme baseia-se em um sistema altamente utilizado em bancos, porteiros eletrônicos, buscando maior segurança para o usuário.

A placa microcontroladora junto com o leitor biométrico libera a partida da moto se a pessoa tiver a biometria cadastrada. Se não, aciona um alarme dificultando a tentativa de roubo.

Componentes do Grupo: Diego Araújo, Erik Monteiro, Guilherme Henrique, Ramon de Oliveira, Willian Pacifico.

 

 

Robô Garçom

 

MOSTEC 2016 - Robô garçom

 

Objetivo: A ideia da construção de um robô garçom surgiu da vontade de desenvolver um projeto onde o objetivo é reduzir custo com mão de obra, chamar a atenção de clientes, e reduzir a probabilidade de acidentes no trabalho.

Características: O projeto tem como base a automação do serviço de atendimento aos clientes através do emprego de um robô programado em linguagem C. O controle dos movimentos do robô se dá através de um dispositivo (smarthphone) android à distância via bluetooth. A parte mecânica é o que mais chama atenção por sua simplicidade e funcionalidade.  Com apenas três motores ele se movimentará e elevará, por meio de um fuso roscado, quando necessário, parte de sua estrutura possibilitando a entrega do produto.

Componentes do Grupo: Everson Bandeira, Haislan Pereira, Mateus Grigoletto, Vilson Mamédio, William Ribeiro.

 

 

ROBÔ INTELIGENTE

 

MOSTEC 2016 - Robô inteligente 

Objetivo: Aplicar conhecimento em programação e eletrônica através de um robô utilizando sensores ultrassônico e infravermelho.

Características: O projeto está baseado no controle de movimentação do robô através de sensores ultrassônicos e infravermelhos conectados a uma placa ATMEGA 16 pré-programada.

O robô será inicializado após pressionado um botão na placa microcontroladora, entrando em comunicação via Bluetooth com o celular, podendo escolher entre modo manual ou automático.

Componentes do Grupo: Adler Mendonça, Danilo Ribeiro, Douglas Gaspar.

 

 

Não Perca!!!

Sexta-feira dia 18 de Novembro de 2016, das 18h às 22h.
Rua Dom Bosco, 100 - Bairro Santa Catarina, Americana - SP.
Tel.: (19) 3471-9700.
Entrada Franca.
Venha prestigiar a MOSTEC 2016.

 

Fonte: Colégio Salesiano Dom Bosco

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Evandro Teixeira
Desenvolvedor de Sistemas Embarcados. Sou formado Técnico em Instrumentação e Automação Industrial/Mecatrônica pelo Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana-SP, cursei o Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica pela UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo e atualmente estou cursando Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIP Universidade Paulista.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar