Dois mil Processadores Intel Dual-Core ou uma placa com seis FPGAs Xilinx Virtex?

Xilinx Virtex

Placas de vídeo,  tais como NVIDIA GeForce, NVIDIA Tesla e AMD Radeon, são utilizadas por empresas de segurança no mundo todo. O objetivo principal dessas empresas ao usar tais placas é quebrar senhas no menor tempo possível. Elas chegam a ser de dez a vinte vezes mais rápidas do que os melhores processadores Intel. Mas a ElcomSoft quis mais e colocou à prova o ganho de throughput com paralelismo real por hardware quando testou uma arquitetura baseada em FPGA com seis Xilinx Virtex em uma única placa.

 

De acordo com o CEO da ElcomSoft, Vladimir Katalov, "FPGAs vão servir perfeitamente, uma simples placa com um cluster de FPGA pode oferecer poder computacional equivalente a dois mil processadores dual-core. Além disso, o consumo de energia de unidades baseadas em FPGA é muito menor do que as baseadas em placas de vídeo".

 

Para se conseguir o poder de processamento de uma AMD Radeon 7970, seria preciso quarenta processadores Intel Xeon E5-2687W. Porém, para conseguir o poder de processamento de uma EX501 com seis Virtex, seria preciso cerca de quatrocentos Intel Xeon E5-2687W. Isto representa uma nova magnitude e mostra que a arquitetura x86 é muito ineficiente para tarefas de computação dedicada (aplicação de sistemas embarcados).

 

Se seu trabalho é escolher o melhor sistema para quebrar senhas de redes wireless ou celulares, escolher entre quatrocentos processadores que consomem 130W cada e necessitam de toda uma infraestrutura, ou uma única placa EX501 com um consumo de 150W, a resposta é óbvia, certo?  A escolha do FPGA é indiscutível.

 

 A notícia é de 18 de Julho de 2012, mas deixa claro o alto processamento que FPGA proporciona e mostra um dos campos onde ele é muito utilizado.

 

 

Referência

 

Artigo original: http://vr-zone.com/articles/pico-fpga-hardware-beats-gpgpu-in-password-cracking/16705.html

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

2
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Matheus QuickEmbarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados » Conheça a FPGA 101: Um kit de desenvolvimento de baixo custo Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Matheus Quick
Visitante
Matheus Quick

FPGA é um monstro em processamento

trackback

[...] já foi comentado aqui no Embarcados pelo André, FPGAs são ferramentas bastante interessante e poderosas. Não obstante existam [...]