Foi lançada recentemente uma campanha de financiamento coletivo do WiPhone, um pequeno telefone VoIP baseado no ESP32. O projeto, que tem foco no público maker e hacker, pode ser facilmente desmontado, modificado, tanto em nível de software quanto de hardware.
Ele tem um design similar a um celular do início dos anos 2000, porém, não possui modem 3G/4G, permitindo apenas chamadas de voz via WiFi. Isso permite a comunicação sem a necessidade de uma operadora.
Vamos explorar suas características.
Características do WiPhone
O WiPhone está sendo promovido em duas versões, uma básica e uma pro. Basicamente a diferença está no case, onde a versão básica é feita de policarbonato e a pró em alumínio.
O hardware, baseado em ESP32, permite acesso aos pinos de I/O possibilitando o acoplamento de placas de expansão.
A interface com usuário se dá através de um display de 320 x 240 e um teclado. A seguir temos um resumo das suas características:
- SoC – ESP32 dual core Tensilica LX6 @ 240 MHz
- Memória do sistema – 4 MB PSRAM
- Armazenamento – 16 MB flash, microSD card slot
- Display – tela de 2.4″ com 320×240
- Conectividade – 802.11b/g/n WiFi, Bluetooth 4.1 d
- Áudio – 3.5 mm audio jack
- 1 porta micro USB
- Expansão – 20 pinos de I/o para expansão com UART, SPI, I2C, PWM, I/O digital, ADC
- Teclado de 25 teclas
- Bateria de 700 mAh
- Dimensão – 120 x 50 x 12 mm
O WiPhone pode ser programado na IDE do Arduino ou com micropython, permitindo a criação de aplicações diversas. A figura a seguir exibe o seu pinout:
Uma série de placas de expansão já estão disponíveis na campanha, como, por exemplo: LoRa, NFC+RFID, Câmera, expansão para grove kit, entre outras.
A seguir é exibido o vídeo da campanha no Kickstarter:
A campanha está nas últimas horas e ultrapassou a meta de US$ 40,000. Com um valor de $89 é possível obter um WiPhone de recompensa, com previsão de entrega para agosto de 2019. Infelizmente não há envio para o Brasil. Confira todos os detalhes da campanha em: WiPhone, A Phone for Hackers and Makers