WiPhone - Telefone VoIP baseado em ESP32

Foi lançada recentemente uma campanha de financiamento coletivo do WiPhone, um pequeno telefone VoIP baseado no ESP32. O projeto, que tem foco no público maker e hacker, pode ser facilmente desmontado, modificado, tanto em nível de software quanto de hardware.

 

Ele tem um design similar a um celular do início dos anos 2000, porém, não possui modem 3G/4G, permitindo apenas chamadas de voz via WiFi. Isso permite a comunicação sem a necessidade de uma operadora.

Vamos explorar suas características.

 

Características do WiPhone

 

O WiPhone está sendo promovido em duas versões, uma básica e uma pro. Basicamente a diferença está no case, onde a versão básica é feita de policarbonato e a pró em alumínio.

 

O hardware, baseado em ESP32, permite acesso aos pinos de I/O possibilitando o acoplamento de placas de expansão.

A interface com usuário se dá através de um display de 320 x 240 e um teclado. A seguir temos um resumo das suas características:

  • SoC – ESP32 dual core Tensilica LX6 @ 240 MHz
  • Memória do sistema – 4 MB PSRAM
  • Armazenamento – 16 MB flash, microSD card slot
  • Display – tela de 2.4″ com 320×240
  • Conectividade – 802.11b/g/n WiFi, Bluetooth 4.1 d
  • Áudio – 3.5 mm audio jack
  • 1 porta micro USB
  • Expansão – 20 pinos de I/o para expansão com UART, SPI, I2C, PWM, I/O digital, ADC
  • Teclado de 25 teclas
  • Bateria de 700 mAh
  • Dimensão – 120 x 50 x 12 mm

O WiPhone pode ser programado na IDE do Arduino ou com micropython, permitindo a criação de aplicações diversas. A figura a seguir exibe o seu pinout:

Uma série de placas de expansão já estão disponíveis na campanha, como, por exemplo: LoRa, NFC+RFID, Câmera, expansão para grove kit, entre outras.

 

 

A seguir é exibido o vídeo da campanha no Kickstarter:

 

A campanha está nas últimas horas e ultrapassou a meta de US$ 40,000. Com um valor de $89 é possível obter um WiPhone de recompensa, com previsão de entrega para agosto de 2019. Infelizmente não há envio para o Brasil. Confira todos os detalhes da campanha em: WiPhone, A Phone for Hackers and Makers

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar