Windows 10 IoT Core Insider Preview e Raspberry Pi 3 – Primeiras impressões

Windows 10 IoT Core Insider Preview

Olá! Foi anunciado o novo Raspberry Pi 3 em 29 de fevereiro de 2016, ao passo que, também, a Microsoft não “deixou barato” e anunciou o Windows 10 IoT Core Insider Preview para o mesmo. Neste artigo irei mostrar as impressões iniciais a respeito do Windows 10 IoT Core Insider Preview no novo Raspberry Pi 3: Novos componentes, Comportamento e Funcionalidades.

Requisitos:

O download do Windows 10 IoT Core Insider Preview está somente disponível para os Windows Insiders, um programa da Microsoft para que o “Insider” participe do processo contínuo de melhoria dos recursos e das funcionalidades do Windows. Portanto, é necessário cadastrar-se previamente. Fácil, rápido e que permite o uso para testes.

Sua instalação pode ser feita utilizando o IoT Core Dashboard, e, há aqui, um post explicativo sobre: Instalação do Windows 10 IoT Core na Raspberry Pi 2, que é um artigo do Rafael Lillo . Outra forma, por exemplo, é utilizar o NOOBS.

Raspberry Pi 3 – O que há de novo?

Acompanhemos, juntos, um quadrado comparativo do Raspberry Pi:

Windows-10-IoT-Core Insider-Preview -01
Figura 1 – Quadro comparativo entre versões da Raspberry Pi

Pelo quadro, vemos a melhoria no processamento, na GPU, aparecimento do Wifi e Bluetooth embutidos na placa e mudanças no ARM!

O novo ARMv8-a introduz o suporte às instruções 64 bits! E mantém a compatibilidade com 32 bits e o baixo consumo.

O Wireless com padrão 802.11n (na caixa do Raspberry Pi 3 original está também os padrões b e g) e o Bluetooth 4.0 agora, embutidos na placa, acompanham a tendência natural dos dispositivos de ter em si a capacidade de comunicar-se com outros e, logicamente, com a internet (a “top trends” internet das coisas aí se insere). Assim, não será mais necessário adquirir adaptadores/receptores para os mesmos, como era necessário em outras versões.

O Bluetooth 4.0 tem uma especificação muito interessante para a nossa Raspberry Pi 3,  o baixo consumo de energia. Sua utilização tem sido para o acoplamento de periféricos: teclado, mouse, headphone, controle de games e outros em geral; e, também, para a comunicação com outros dispositivos: relógio, smartphone, notebook, TV, dispositivos healthcare, ou qualquer outro, com o Bluetooth embutido ou com possibilidade de se instalar um adaptador.

Windows IoT 10 Core Insider Preview – O que há de novo?

Windows-10-IoT-Core Insider-Preview -02
Figura 2 – Foto do Windows 10 IoT Core Insider Preview quando sobe pela primeira vez

O Centro de Desenvolvimento do Windows lista as novidades (abaixo uma tradução livre): 

  • Paridade funcional com o RPi2 e um único arquivo FFU para RPi2 e RPi3;
  • Pi BSP aberto para encorajar a comunidade em inovações;
  • Onboard WiFi drivers, agora funcionando para Raspberry Pi 3;
  • UART/Serial (miniUART) driver para o Raspberry Pi 3 onboard está, agora, funcionando para o Raspberry Pi 3;
  • Pino de suporte à multiplexação,  aumentando o número de pinos GPIO disponíveis de 17 para 24;
  • Barramento SPI adicional (SPI1);
  • Aumento da taxa de transmissão UART (era 115200, agora 921600);
  • 20% de aumento na performace do GPIO.

Um aviso importante

O Centro de Desenvolvimento do Windows informa que mudanças são inevitáveis, e, temos de notar que os pinos (GPIO) 35 e 47, bem como o LED onboard, foram removidos do Raspberry Pi 3.

Problemas envolvidos

Alguns dos problemas que mais iremos encontrar ao fazermos uma breve pesquisa é a respeito do Wifi e o Bluetooth (grifei algumas partes).

No blog do Paul Thurrott, autor de 25 livros, muitos deles sobre produtos Microsoft, na postagem sobre o Raspberry Pi 3 e o Windows 10 IoT Core Insider Preview, podemos encontrar alguns comentários de experiências, abaixo, um deles:

Bought a new raspberry Pi 3 as it has onboard Wifi.

Got Win 10 IOT insider 14322 – booted ok

Failed to recognize onboard WIFI. Did recognize Wifi Dongle which I inserted afterwards. But USB keyboard had sticky keys problem. Could not put in WiFi key. Press a key and it just fills up the input box. – Useless.

Got Win 10 IOT insider 14328 – booted ok

Failed to recognize onboard WIFI. Did NOT recognize Wifi Dongle. Felt I had gone backwards.

Hopefully next release will fix this.

Também, encontramos no Raspberry Stack Exchange:

As things currently stand (build 14262) built-in WiFi definitely isn’t supported. Personal experience of trying this – and couldn’t figure out why WiFi wasn’t working.

I later found that WiFi and bluetooth support are listed as ‘coming soon’ (but I can’t see a date)

A partir dos comentários, obtemos as datas, que são recentes: “um mês atrás”, “meses atrás”, ou até, “dias atrás”, e, com certeza, são observadas pela Microsoft, a fim de resolvê-los.

No blog do Developer Microsoft, já temos o anúncio da resolução do problema do Wifi:

Onboard WiFi drivers are now enabled for the Raspberry Pi 3“.

Mas, o Bluetooth está, ainda, como melhoria futura:

Onboard Bluetooth, but in the meantime you can still use a compatible USB Bluetooth dongle.

Conclusão

As novidades do Wireless e Bluetooth dão uma perspectiva comercial à Raspberry Pi ainda maior, já que, agora, estão embutidos, e, não precisamos mais comprar adicionais. Há uma tendência grande da adoção do bluetooth em vários dispositivos, como vemos no mercado hoje, assim, mostram-nos uma visão de futuro ao fazer o acoplamento na placa. Por parte do desenvolvedor Raspberry fica, ainda, a responsabilidade de aproveitar os 64 bits do novo processador ARMv8-a.

E, percebemos que a facilidade de uso e instalação do sistema prosseguem, mantem-se no ciclo de outras raspberries e versões do Windows 10 IoT Core.

Já o Windows 10 IoT Core Insider Preview tem alguns probleminhas – até como esperado mesmo, É um release! -, e é apenas questão de tempo para serem solucionados. O suporte para a Raspberry Pi 3, de forma plena, já está prevista e bugs estão sendo solucionados e anunciados pela Microsoft com as devidas correções e opcões disponíveis. Uma fato a salientar é a nova visão da Microsoft, o Open Source, que dá motivos a mais aos desenvolvedores para se aventurarem no sistema embarcado da mesma.

Não perca tempo: plugue, desenvolva, teste, debug, desligue, ligue, clique, aventure-se!

Referências

Programa Insider da Microsoft. 

Windows 10 IoT Core Insider Preview support for Raspberry Pi 3

Element 14 launches Raspberry Pi 3

Introducing the Raspberry Pi 3

Bluetooth 4.0 aprovado pela indústria

Blog do Paul Thurrott, autor de mais de 25 livros

What’s new for Windows 10 IoT Core Insider Preview for Raspberry Pi 3

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas » Windows 10 IoT Core Insider Preview e Raspberry Pi 3 - Primeiras impressões
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Dener
16/02/2017 13:51

Olá, eu consigo rodar um serviço desenvolvido em alguma linguagem como Delphi ? Já tenho esse serviço que serve para emissão do @SAT aqui no meu sistema, e estava com algumas ideias mirabolantes…heheh…Obrigado !

Pedro Henrique Bonifácio
Pedro Henrique Bonifácio
16/06/2016 23:07

Desde que comprei meu RPi3 só usei o Windows IoT, infelizmente ainda não tive tempo pra usar o Raspbian. Eu fiquei incomodado com a “lentidão” da UI, não sei se é por causa do sistema que estou implementando ou se é o modelo do UWP, sem contar que tem muita coisa que não é implementada ainda; por exemplo IMAP e POP3, tava quase morrendo pra ler emails rs. Porém creio que é um sistema que tem uma enorme possibilidade de melhora e espeo ansiosamente por isso!

Luiz Fernando Calaça Silva
Luiz Fernando Calaça
Reply to  Pedro Henrique Bonifácio
17/06/2016 07:41

Pedro, obrigado por comentar e contribuir com o artigo. Já subi o Raspbian e funciona, perfeitamente, Wifi e Bluetooth (os novos embutidos). Até já fiz o teste de envio de mensagens — usando o protocolo MQTT — para o Azure IoT Hub com o SDK para Pyhton. A respeito da possível lentidão, poderia verificar algumas coisas iniciais: a especificação de seu cartão micro SD e realizar uma análise de desempenho em suas aplicações, a fim de ver os consumos e possíveis gargalos. Procure por ferramentas de Análise de Desempenho do Visual Studio. As APIs liberadas pela Microsoft já demonstram uma… Leia mais »

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link