Western Digital está desenvolvendo seus dispositivos com RISC-V

A Western Digital lançou oficialmente o código-fonte para o seu núcleo RISC-V da SweRV, sob a licença Apache 2.0, permitindo a qualquer um executar, experimentar ou modificar sua implementação.

 

Anunciado em dezembro, o SweRV,  é uma implementação desenvolvida internamente como parte do objetivo da Western Digital de transferir seus produtos de armazenamento de núcleos proprietários para um arquitetura livre e aberta de conjunto de instruções (ISA). e o RISC V foi a solução escolhida.

 

“Nosso SweRV Core e a nova iniciativa de coerência de cache demonstram as possibilidades significativas que podem ser obtidas ao aproximar os dados do poder de processamento”, afirmou Martin Fink, diretor de tecnologia da WD. “Essas contribuições planejadas para a comunidade de código aberto e o compromisso contínuo da iniciativa RISC-V oferecem um potencial empolgante para acelerar a inovação colaborativa e as descobertas baseadas em dados.”

 

Dipsonibilizado no repositório oficial do GitHub da WD, a versão inclui código RTL no formato Verilog, juntamente com um guia de início rápido para configurar e construir um modelo no Verilator, Synopsys e Cadence.

 

Usa a Licença Apache 2.0, uma licença permissiva que apóia a distribuição com ou sem modificação para uso pessoal ou comercial, ao mesmo tempo que inclui uma concessão expressa de direitos de patente quando aplicável.

 

Esse lançamento é um grande avanço para o RISC V. Mesmo que não seja um produto voltado para usuários comuns, colocará bilhões de dispositivos RISC V no mercado.

 

O código pode acessado em no GitHub da Western Digital.

 

Saiba mais

 

RISC-V Conference Day: Um Relato

The Linux Foundation e RISC-V Foundation anunciam acordo de colaboração

Raspberry Pi torna-se membro da RISC-V Foundation

 

Fonte:

Western Digital’s RISC-V ‘Swerv’ Core Now Available for Free

Western Digital To Accelerate The Future Of Next-Generation Computing Architectures For Big Data And Fast Data Environments

Western Digital Releases SweRV RISC-V Core Source Code

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar