Webinar Gravado: Linux Embarcado: Desvendando o Pin Control Subsystem - Kernel Linux

pin control subsystem

Resumo do Webinar

Sistemas Embarcados Linux, arquitetura ARM, geralmente não possuem barramentos com protocolos de auto configuração ou enumeração. Por essa razão os device tree são usados para configuração e descrição do hardware para o Kernel. Um função importante da configuração do hardware é a correta atribuição de configuração e multiplexação de pinos, GPIOs, para correta operação de periféricos. A tarefa de gerenciar e controlar essas atribuições fica por conta do driver de pin control, que realiza o parse dos nós de pinctrl do device tree e aplica as configurações nos registradores do processador. Neste webinar demonstro na prática, com uma placa de desenvolvimento, o stack do pinctrl subsystem desde o device tree até seu uso nos drivers de dispositivo. 

Objetivo do Webinar

Introduzir e demonstrar o pin control subsystem do Kernel Linux. Desmistificar o uso dos device trees para configuração e multiplexação de GPIOs, e mostrar os detalhes dependentes de arquitetura.

Convidados

Matheus Castello

Technical Marketing / Embedded SW Developer / Kernel Developer nas horas vagas

Cientista da Computação atuando nas áreas de sistemas embarcados, Android e Linux. Trabalhou diretamente com o Kernel Linux embarcado em modelos de smartphones e tablets Samsung comercializados na América Latina. Colaborou no upstream do Kernel Linux, árvore git do Linus Torvalds, para o controlador de GPIO da família de processadores utilizados nos Raspberry Pi. Palestrante Linux Developer Conference Brazil 2018 e 2019.

 

Slides

 

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Webinar Gravado: Linux Embarcado: Desvendando o Pin Control Subsystem - Kernel Linux
Outros Webinars:
Comentários:
Menu