Webinar Gravado: Ensino em sistemas embarcados no Brasil

Assista ao Webinar

Este conteúdo é restrito a membros. Por favor faça seu login para ver este conteúdo.

Resumo do Webinar

Cada vez mais, existe a sensação de uma lacuna crescente entre o conhecimento de um(a) profissional recém-formado(a) e as tecnologias exigidas pelo mercado. Assuntos como arquitetura ARM, Linux embarcado, FPGA, Sistemas Operacionais de Tempo Real, DSP, projetos de placas de circuito mais complexas (BGA, +4 camadas, etc), tecnologia de sensores (acelerômetro, giroscópio, magnetômetro, etc), protocolos e barramentos (WiFi, Bluetooth, USB, CAN, I2C, SPI, etc), tecnologias de memória (DRAM, NOR, NAND, etc), Python e outras linguagens mais modernas, uso de software livre, e muitos outros assuntos, são requisitos de um mercado cada vez mais exigente. Porém, muitas universidades no Brasil não abordam estes temas, ou abordam de forma superficial. E então o(a) recém-formado(a) vai para o mercado sem as capacidades básicas necessárias para desenvolver o trabalho exigido pelas empresas. Como consequência, as empresas têm dificuldades em encontrar profissionais qualificados, e muitas vezes precisam treinar o(a) recém-contratado(a). Mas será que é papel das empresas ensinar o(a) recém-formado(a) nestas novas tecnologias? Ou seria responsabilidade das universidades? E qual seria o papel do(a) aluno(a) neste processo? Será que esta defasagem de conhecimento não gera atrasos no desenvolvimento de tecnologia no Brasil? Acompanhar a evolução da tecnologia não é fácil, e neste webinar tentaremos responder estas e muitas outras perguntas, trazendo idéias e soluções práticas para resolver ou minimizar este problema, tanto para as instituições de ensino, quanto para os alunos e as empresas da área de tecnologia no Brasil.

Objetivo do Webinar

O objetivo deste webinar é discutir o estado da educação em sistemas embarcados no Brasil. Através de um painel de discussão com professores de diferentes universidades, abordaremos as diferenças entre as ementas dos cursos de Engenharia e Ciências da Computação e os conhecimentos exigidos pelo mercado, trazendo idéias e soluções práticas para melhorar a educação em sistemas embarcados no Brasil.

 

Convidados

Sergio Prado

“Atua com desenvolvimento de software para sistemas embarcados há mais de 20 anos. É ativo na comunidade de sistemas embarcados no Brasil, mantendo listas de discussão e o blog sergioprado.org, empreendedor e fundador da Embedded Labworks, desenvolvedor Linux e colaborador em diversos projetos de software livre, incluindo o Buildroot e o kernel Linux.”

Kalinka Castelo Branco

“É professora associada do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e atua em pesquisas na área de sistemas embarcados críticos, mais especificamente com Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). Possui várias publicações na área.”

Marcelo Barros

“Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Já atuou como professor titular no Centro Universitário Barão de Mauá e engenheiro de desenvolvimento eletrônico por vários anos. Também já foi gerente de produto. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas embarcados em geral, microcontroladores, redes de computadores, sistemas operacionais de tempo real, programação para sistemas embarcados e sistemas distribuídos. Atualmente é professor do curso de Automação e Controle, na faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia.”

Rodrigo Almeida

É professor e coordenador do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Itajubá, tendo experiência de 10 anos em desenvolvimento de sistemas embarcados. É articulista do Portal Embarcados, com artigos voltados ao desenvolvimento de software. Publicou o livro Programação de Sistemas Embarcados: Desenvolvendo Software para Microcontroladores em Linguagem C.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.