Webinars de IoT do CPqD

IoT CPqD

A Internet das Coisas, ou IoT envolve uma nova área multifacetada que exige o uso de conhecimentos aplicáveis nas áreas de programação, sistemas embarcados, telecomunicações e redes, energia, dentre outros. E com destaque para o ponto de telecomunicações e redes no Brasil, ninguém melhor que o CPqD para então elaborar todo um trabalho acerca de Internet das Coisas. Fazendo uso do YouTube, eles criaram uma série do que a gente pode chamar de "Webinar IoT CPqD", que nada mais é do que uma sequência de webinars muito interessantes sobre IoT.

CPqD origina de 1976, ano em que foi criado originalmente com o título de Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás, que na época era então uma empresa estatal que detinha o monopólio sobre os serviços de telecomunicações oferecidos no Brasil. Deste ponto em diante, o CPqD começou a trilhar degrau após degrau firmando o seu posto de vanguarda no domínio de tecnologia em telecomunicações no Brasil. No ano de 1998 a Telebrás foi privatizada, e o CPqD torna-se uma fundação privada, o que permite a ampliação de seu escopo de atuação e abrangência de mercado.

Sem mais enrolação, vejam na sequência abaixo alguns dos webinars já disponibilizados no YouTube pelo CPqD:

Webinar: A anatomia dos objetos inteligentes

Neste webinar são tratados conceitos envolvendo os componentes necessários para contruir objetos inteligentes, que englobam microprocessadores, microcontroladores, periféricos de comunicação, sensores, software embarcado na aplicação, dentre outras coisas. Além disso, são tratados conceitos de Internet das Coisas. Se você quer aprender a montar equipamentos inteligentes para Internet das Coisas, este é um ótimo ponto de partida!

Webinar: IoT - Do M2M a uma rede global de objetos inteligentes:

Um webinar incrível que nos apresenta o conceito de Web 3.0, que engloba o efeito de Internet das Coisas. Agora não mais somente pessoas irão interagir com eletrônicos, mas equipamentos irão interagir também diretamente com outros equipamentos, criando uma rede global de objetos inteligentes. Também apresenta características importantes de sistemas Machine-To-Machine (M2M - Máquina a Máquina), e nos faz pensar acerca de padrões de projetos e protocolos para IoT, que, dentre outras coisas, ainda afetam a adoção em larga escala da IoT.

Webinar: IoT - Extensões para a camada de rede, segurança e gerenciamento

Internet das Coisas remete a uma quantidade exorbitante de dispositivos conectados à internet. Como gerenciar esses dispositivos? Como garantir a sua segurança? Como usar eficientemente recursos de rede e recursos do dispositivo? Pensando e repensando as soluções disponíveis para as novas restrições da IoT, este webinar trata de casos com aplicação real envolvendo o uso de dispositivos em um ambiente de Internet das Coisas.

Webinar: IoT - Tecnologias para camada de enlace de dados:

Vimos nos Webinars acima muitas plaquinhas, muitas tecnologias e tendências. E agora, é hora de baixar um pouco o nível. Internet das Coisas também trabalha fundamentalmente com comunicação, e assim, é importante para o profissional que for trabalhar com IoT o domínio de tecnologias para a camada de enlace de dados, ou seja, que domine os fundamentos da comunicação a ser utilizada na aplicação. Desde as bases da transmissão via radiofrequência ou cabeada, até os protocolos a serem empregados para transmissão, este webinar nos faz pensar em termos de uso eficiente de recursos com destaque ao consumo de energia e alcance da transmissão, e uso preciso do stack de comunicação aplicado aos tipos de informações trabalhadas.

Webinar IoT: Framework padrão: o santo graal da interoperabilidade:

Com essa literal explosão de tecnologias para Internet das Coisas, indo desde a equipamentos com baixo consumo e conectividade em rede, a até mesmo plataformas online que já permitem o processamento de dados IoT, um problema importante a ser tratado é o chamado Framework Padrão. Basicamente, é tentar criar uma camada de uniformidade que permita a intercomunicação entre os dispositivos e demais elementos do sistema, independente de fabricante, modelo, etc, facilitando então a aplicação de IoT em contextos diversos. Porém, como apresentado no webinar, isso acaba por se tornar um desafio ao passo que grandes players do mercado formam grupos para definir protocolos específicos, em vez de algo mais uniforme e global. Para sanar esse proeminente problema, uma proposta é o desenvolvimento e aplicação de middleware para tratar os diferentes protocolos aplicados em IoT. E o futuro ainda reserva algumas surpresas.

Webinar IoT - Smart Grid: por que sair do confinamento?

Pensando no atual cenário de consumo de energia elétrica, este webinar apresenta a aplicação de monitoramento inteligente e distribuído na forma de Smart Grids aplicando conceitos de Internet das Coisas. Com isso, é possível trabalhar com o aprimoramento da forma como que usuários e concessionárias de energia elétrica podem interagir entre si, desde o usuário poder acompanhar seu uso e gerir eficientemente a energia elétrica em sua casa em tempo real, e da parte das concessionárias tornar possível acompanhar o consumo de energia, falhas no sistema, automatizar a distribuição, etc, de modo automático e eficiente, também em tempo real.

Webinar: Aplicações para um novo mundo de possibilidades

A sociedade está mudando. O mercado está mudando. O mundo... está mudando. Internet e conectividade amplamente disponibilizadas, equipamentos e produtos cada vez mais inteligentes por meio de poderosos componentes embarcados. Como extrair o melhor disso para a criação de aplicações para um perfil de sociedade em crescente mutação? Pensando em como responder essas questões, este webinar apresenta uma base em modelos de negócio, cadeias produtivas, verticais de mercado e aplicações e demais conceitos de economia voltados para IoT.

Webinar: IoT Billing - Como monetizar o seu negócio em um mundo hiperconectado:

Um dos pontos que traz euforia acerca da Internet das Coisas é: "Como ganhar dinheiro com isso?". Como inserir conectividade em eletrodomésticos do seu cotidiano, coletar dados e gerar novos serviços capazes de extrair as possíveis receitas apresentadas pela Internet das Coisas? Este webinar lhe apresenta uma avalanche de ideias disruptivas para sair do raciocínio convencional e pegar a onda da IoT, inovando em serviços, inovando em produtos e aplicações.

 

 

Webinar (In)Segurança em IoT

"Caiu na rede, é peixe" - Expressão muito usada para, dentre outras coisas, designar que se algo que caiu na sua rede serve, e é seu. Assim também é a informação presente na internet. Se hoje já temos problemas com violações de privacidade envolvendo dados bancários, conta do Facebook, etc, quanto mais poderemos ter problema quando dados envolvendo informações sobre sua casa, sobre seu corpo, seu carro, dentre outras, caírem nas mãos erradas. Pensando especificamente nas questões de segurança sobre Internet das Coisas, este webinar apresenta possíveis problemas e também suas possíveis soluções. Jamais negligencie a segurança em sua aplicação.

Gostou dos vídeos? Vindo do CPqD podemos sempre esperar o melhor mesmo! Então, esteja atento ao canal deles no YouTube! Com frequência estão lançados novos e interessantes vídeos sobre conceitos de segurança da informação, telecomunicações, e, como vimos, Internet das Coisas!

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas » Webinars de IoT do CPqD
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

Soluções inteligentes para acionamento de MOSFETs/IGBTs com família STDRIVE

Data: 08/10 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link