Webinar: Oportunidades e requisitos no projeto de hardware para IoT

hardware para IoT

Assista ao webinar em parceria com o LiceuTech!

 

Resumo do Webinar

 

De tempos em tempos ocorre um “salto quântico” no mercado: alguns paradigmas caem, novos paradigmas surgem e cabe a nós nos posicionarmos da melhor forma e o mais rapidamente possível, para transformar problemas em oportunidades!

 

Com o mercado de IoT não é diferente: é relativamente intuitivo imaginar serviços de informação que podem ser prestados por meio de coleta e análise de dados a partir de sensores eletrônicos. Mas quantas não são as vezes em que isso depende da construção de um protótipo funcional (e barato) de um sistema embarcado? Quantas vezes não iniciamos testes com placas prontas e, após um certo ponto, entendemos que esses testes não conseguem refletir toda a realidade do produto final, pois envolvem recursos (de hardware e de firmware) que não estarão na versão final e interferem nos resultados dos testes?

 

Quando se trata de sistemas embarcados, a ponte entre uma ideia e um produto está no projeto de um protótipo funcional! Para realizar esse projeto, precisamos ter, e saber usar, ferramentas para desenho de esquemas elétricos e layouts de placa. Além disso, também precisamos realizar pesquisas sobre componentes, desenhar footprints, fazer contato com fabricantes de placas e montadores, estruturar testes (visuais, eletrônicos e funcionais), identificar problemas e corrigi-los.

 

Neste webinar conversaremos sobre esse ciclo de trabalho, com ênfase ao projeto de placas por meio do Autodesk Eagle, ferramenta usada nos treinamentos de projeto de placas ministrados no Liceutech.

 

Objetivo do Webinar

 

Apresentar para profissionais, estudantes e entusiastas de eletrônica, programação e IoT uma visão sobre o mercado de IoT, a importância do projeto do hardware de sistemas eletrônicos nesse mercado e como o Autodesk Eagle pode nos ajudar nesse tipo de projeto.

 

Slides

 

 

Convidados

 

Wagner Augusto Pires Coimbra

 

Arquiteto de Sistemas Embarcados na Logicalis Tecnologia

 

Wagner Augusto Pires Coimbra atua no mercado de engenharia de software e de hardware desde 1993, com maior ênfase em IoT nos últimos 10 anos, projetando hardware e desenvolvendo firmware em C para microcontroladores ARM Cortex-M.

 

Iniciou sua carreira no Curso Técnico em Eletrônica para Automação Industrial no SENAI Anchieta, em 1989. Graduou-se Tecnólogo em Processamento de Dados pela FATEC-SP em 2000, cursou Mestrado em Inteligência Artificial na USP em 2005 e Mestrado em Automação e Controle do Instituto Federal de São Paulo em 2014.

 

De 2005 a 2016 lecionou, presencialmente e via EaD, disciplinas sobre engenharia de sistemas embarcados, tais como: robótica, desenho técnico mecânico, programação em C/C++ e projeto de sistemas embarcados com 8051 e PIC na rede SENAI; programação em C para MSP430 e ARM Cortex-M, C++ e Linux Embarcado com ARM Cortex-A pela TechTraininG.

 

Assista

 

Assista através do link.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar