Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

Aprenda a usar o Weaved para acessar sua Raspberry Pi remotamente

Weaved destaque

Todos nos sabemos o poder de processamento do Raspberry Pi 2 ou 3 e seu potencial para aplicações com IoT, com seus 1.2GHz de processamento e 1GB de memória. Já imaginou poder controlar vários sensores em sua casa ou escritório a partir de um monitoramento em tempo real pelo Raspberry Pi?

Imagine você controlando e monitorando todos os dados de sua casa em tempo real por um aplicativo no celular ou outro computador (notebook).

Sim, isto é possível e bastante simples! Tudo que você vai necessitar é um Raspberry Pi conectado com a internet (recomenda-se uma conexão por cabo ethernet para maior velocidade de conexão) e a configuração de conexão remota através do protocolo VNC (virtual network computing). Para controle fora da rede local será necessário o software Weaved.

Para começar vamos introduzir uma simples conexão pelo protocolo VNC em sua rede local (controlando seu Raspberry Pi de outro computador dentro de sua casa).

PARTE 1: Acesso remoto do Raspberry Pi via VNC em sua rede local

Para realizar este primeiro acesso em sua rede local, acesso através de outro dispositivo conectado na mesma rede que o Raspberry Pi esta conectado, vamos instalar o Tight VNC no Pi.

1) Abra o terminal do seu Pi e digite:

Em seguida vamos rodar o programa TightVNC Server. Nesta etapa você irá configurar um password (senha) para o Raspberry Pi ser controlado remotamente.

 

2) Rode o programa e configure o tamanho da tela para acesso remoto:

A partir de agora o seu Raspberry Pi esta configurado para ser acessado remotamente pelo protocolo VNC. Você também pode configurar o Raspberry Pi para estar disponível automaticamente para conexão VNC ao ser ligado (rodar o tightvnc no boot). Você pode seguir o código descrito aqui.

O objetivo agora fica por parte de instalar e rodar o programa para realizar a conexão via VNC com o Raspberry Pi. Recomendo o VNC Viewer com versões para Windows, Mac, Linux, iOS e Android.

3) Instale o programa VNC viewer e descubra o IP do seu Raspberry Pi (você pode descobrir clicando no ícone com os dois computadores em na barra superior). Para realizar a conexão abra o programa VNC Viewer e realize uma nova conexão.

Figura 1 – Conectando via VNC Viewer.

Note que você deve escrever como o login, o seu IP seguido de “:1”, por exemplo 192.168.0.165:1

Clique em “connect” e você será guiado para uma página como a da Figura 2. Clique em continue e insira a senha que você criou anteriormente na configuração do tightvncserver no Raspberry Pi (senha criada no passo 2).

Figura 2 – Mensagem de confirmação de conexão.

Pronto! Você está controlando remotamente seu Raspberry Pi através de outro computador ou dispositivo móvel em sua rede local.

Agora vem a melhor parte do tutorial! Com o controle remoto do seu Raspberry Pi torna-se possível utilizá-lo como uma central de monitoramento de sensores que podem estar conectados via sua GPIO (utilizando Python) e controlar dispositivos conectados ao Pi pela GPIO.

A segunda parte do tutorial se refere à utilização do software Weaved para configurar o Raspberry Pi para acesso remoto de qualquer dispositivo que possua o software VNC viewer de qualquer lugar, incluindo o seu celular/tablet!

PARTE 2: configurando o Weaved para conexao remota com o Raspberry

1) O primeiro passo trata de verificar se a conexão VNC esta realmente ativa através do Tight VNC server:

Caso não esteja ativo, utilize na linha de comando a seguinte instrução:

Figura 3 – verificando que o Tightvncserver está ativo.

2) Verifique qual porta esta conectada ao tightvncserver, no terminal digite:

Figura 4 – localizando porta para conexão.

3) Crie uma conta no Weaved clicando aqui.

4) Instale o weaved e configure:

Figura 5 – interface do Weaved no Pi.

5) Faca o login na sua conta Weaved no Raspberry Pi, escolhendo a opcao (1) do menu.

6) Em seguida escolha a opcao (1) novamente (Attach/reinstall Weaed to a service). Crie um nome para conexão do seu dispositivo, por exemplo Pi-2-vnc. Lembre-se de conectar ao número da porta vista anteriormente no passo 2.

7) Faca o login na sua conta Weaved através do aplicativo mobile (no seu tablet/smartphone iOS ou Android) que você deseja controlar o Raspberry Pi.

Verifique suas conexões disponíveis. Caso o seu Raspberry Pi esteja conectado (seguindo os passos anteriores o dispositivo deveria estar conectado), uma bolinha verde aparecerá no lado do nome do seu dispositivo (neste exemplo aqui “reclabi”). Clique no nome do dispositivo:

Figura 6 – verificando dispositivos ativos pelo app Weaved para smartphone.

8) Após clicar no nome do seu dispositivo você receberá no aplicativo mobile um login para acessar o seu Raspberry Pi. Como ilustrado na figura abaixo:

Figura 7 – login para acesso remoto do Weaved.

9) A partir de agora você está apto a acessar e controlar seu Raspberry Pi via protocolo VNC do seu smartphone/tablet ou através de um computador fora de sua rede local. Acesse o aplicativo VNC viewer no seu smartphone e clique em nova conexão. No login coloque o endereço recebido pelo Weaved, adicione um “ : ” antes da numeração.

Figura 8 – demonstração da conexão via VNC viewer.

Em seguida você deverá colocar o password que foi definido ainda na PARTE 1 deste tutorial.

Figura 9 – login pelo VNC viewer.

Caso todos os passos forem seguidos corretamente, você deverá acessar o desktop do seu Pi.

Figura 10 – conexão remota estabelecida.

As aplicações agora são infinitas, por exemplo você pode programar um Arduino remotamente do seu Raspberry Pi. Ou monitorar sensores pelo GPIO, usando Python.

Figura 11 – usando IDE do Arduino para programar remotamente pelo celular.