Aprenda a usar o Weaved para acessar sua Raspberry Pi remotamente

Todos nos sabemos o poder de processamento do Raspberry Pi 2 ou 3 e seu potencial para aplicações com IoT, com seus 1.2GHz de processamento e 1GB de memória. Já imaginou poder controlar vários sensores em sua casa ou escritório a partir de um monitoramento em tempo real pelo Raspberry Pi?

 

Imagine você controlando e monitorando todos os dados de sua casa em tempo real por um aplicativo no celular ou outro computador (notebook).

 

Sim, isto é possível e bastante simples! Tudo que você vai necessitar é um Raspberry Pi conectado com a internet (recomenda-se uma conexão por cabo ethernet para maior velocidade de conexão) e a configuração de conexão remota através do protocolo VNC (virtual network computing). Para controle fora da rede local será necessário o software Weaved.

 

Para começar vamos introduzir uma simples conexão pelo protocolo VNC em sua rede local (controlando seu Raspberry Pi de outro computador dentro de sua casa).

 

PARTE 1: Acesso remoto do Raspberry Pi via VNC em sua rede local

 

Para realizar este primeiro acesso em sua rede local, acesso através de outro dispositivo conectado na mesma rede que o Raspberry Pi esta conectado, vamos instalar o Tight VNC no Pi.

 

1) Abra o terminal do seu Pi e digite:

 

 

Em seguida vamos rodar o programa TightVNC Server. Nesta etapa você irá configurar um password (senha) para o Raspberry Pi ser controlado remotamente.

 

2) Rode o programa e configure o tamanho da tela para acesso remoto:

 

 

A partir de agora o seu Raspberry Pi esta configurado para ser acessado remotamente pelo protocolo VNC. Você também pode configurar o Raspberry Pi para estar disponível automaticamente para conexão VNC ao ser ligado (rodar o tightvnc no boot). Você pode seguir o código descrito aqui.

 

O objetivo agora fica por parte de instalar e rodar o programa para realizar a conexão via VNC com o Raspberry Pi. Recomendo o VNC Viewer com versões para Windows, Mac, Linux, iOS e Android.

 

3) Instale o programa VNC viewer e descubra o IP do seu Raspberry Pi (você pode descobrir clicando no ícone com os dois computadores em na barra superior). Para realizar a conexão abra o programa VNC Viewer e realize uma nova conexão.

 

Weaved-01
Figura 1 - Conectando via VNC Viewer.

 

Note que você deve escrever como o login, o seu IP seguido de “:1”, por exemplo 192.168.0.165:1

 

Clique em “connect” e você será guiado para uma página como a da Figura 2. Clique em continue e insira a senha que você criou anteriormente na configuração do tightvncserver no Raspberry Pi (senha criada no passo 2).

 

Weaved-02
Figura 2 - Mensagem de confirmação de conexão.

 

Pronto! Você está controlando remotamente seu Raspberry Pi através de outro computador ou dispositivo móvel em sua rede local.

 

Agora vem a melhor parte do tutorial! Com o controle remoto do seu Raspberry Pi torna-se possível utilizá-lo como uma central de monitoramento de sensores que podem estar conectados via sua GPIO (utilizando Python) e controlar dispositivos conectados ao Pi pela GPIO.

 

A segunda parte do tutorial se refere à utilização do software Weaved para configurar o Raspberry Pi para acesso remoto de qualquer dispositivo que possua o software VNC viewer de qualquer lugar, incluindo o seu celular/tablet!

 

 

PARTE 2: configurando o Weaved para conexao remota com o Raspberry

 

1) O primeiro passo trata de verificar se a conexão VNC esta realmente ativa através do Tight VNC server:

 

 

Caso não esteja ativo, utilize na linha de comando a seguinte instrução:

 

 

Weaved-03
Figura 3 - verificando que o Tightvncserver está ativo.

 

2) Verifique qual porta esta conectada ao tightvncserver, no terminal digite:

 

 

Weaved-04
Figura 4 - localizando porta para conexão.

 

3) Crie uma conta no Weaved clicando aqui.

 

4) Instale o weaved e configure:

 

 

Weaved-05
Figura 5 - interface do Weaved no Pi.

 

5) Faca o login na sua conta Weaved no Raspberry Pi, escolhendo a opcao (1) do menu.

 

6) Em seguida escolha a opcao (1) novamente (Attach/reinstall Weaed to a service). Crie um nome para conexão do seu dispositivo, por exemplo Pi-2-vnc. Lembre-se de conectar ao número da porta vista anteriormente no passo 2.

 

7) Faca o login na sua conta Weaved através do aplicativo mobile (no seu tablet/smartphone iOS ou Android) que você deseja controlar o Raspberry Pi.

 

Verifique suas conexões disponíveis. Caso o seu Raspberry Pi esteja conectado (seguindo os passos anteriores o dispositivo deveria estar conectado), uma bolinha verde aparecerá no lado do nome do seu dispositivo (neste exemplo aqui “reclabi”). Clique no nome do dispositivo:

 

Weaved-06
Figura 6 - verificando dispositivos ativos pelo app Weaved para smartphone.

 

8) Após clicar no nome do seu dispositivo você receberá no aplicativo mobile um login para acessar o seu Raspberry Pi. Como ilustrado na figura abaixo:

 

Weaved-07
Figura 7 - login para acesso remoto do Weaved.

 

9) A partir de agora você está apto a acessar e controlar seu Raspberry Pi via protocolo VNC do seu smartphone/tablet ou através de um computador fora de sua rede local. Acesse o aplicativo VNC viewer no seu smartphone e clique em nova conexão. No login coloque o endereço recebido pelo Weaved, adicione um “ : ” antes da numeração.

 

Weaved-08
Figura 8 - demonstração da conexão via VNC viewer.

 

Em seguida você deverá colocar o password que foi definido ainda na PARTE 1 deste tutorial.

 

Weaved-09
Figura 9 - login pelo VNC viewer.

 

Caso todos os passos forem seguidos corretamente, você deverá acessar o desktop do seu Pi.

 

Weaved-10
Figura 10 - conexão remota estabelecida.

 

As aplicações agora são infinitas, por exemplo você pode programar um Arduino remotamente do seu Raspberry Pi. Ou monitorar sensores pelo GPIO, usando Python.

 

Weaved-11
Figura 11 - usando IDE do Arduino para programar remotamente pelo celular.
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Eronides Da Silva Neto
Engenheiro da Computação no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). Mestrando em Ciências da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE). Engenheiro Eletrônico pela Universidade Federal de Pernambuco (DES-UFPE). Possui experiência profissional no desenvolvimento de sistemas embarcados e em Eletrônica Digital com dispositivos lógico programáveis (CPLDs e FPGAs).

7
Deixe um comentário

avatar
 
3 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Aldo ReisCarlos OliveiraEronides Da Silva NetoMarcel Bezerra Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Aldo Reis
Visitante
Aldo Reis

Ótimo post, valeu.

Carlos Oliveira
Visitante
Carlos Oliveira

Cara, bom tutorial, mas ja existe o TeamViewer disponível para Rpi, bem mais simples e fluido, e acessível de qualquer dispositivo

Aldo Reis
Visitante
Aldo Reis

Olá Carlos Oliveira, vc teria disponível o tutorial que acessa Rpi via Team viewer? Pois tentei diversos e todos sem sucesso. Até desacreditei, mas agora que vc afirmou, minhas esperanças voltaram... rsrsr

Carlos Oliveira
Visitante
Carlos Oliveira
Aldo Reis
Visitante
Aldo Reis

Valeu Carlos, já tinha usado esse Tuto e vi que o Team viewer não funciona no Rpi 1, mas na Rpi3 funcionou perfeitamente. Valeu.
Entretanto, que quiser acessar remoto o Rpi1 remotamente, inclusive pelo celular, pode usar o Tutorial acima que funcionou bem também.
Valeu galera.

Marcel Bezerra
Visitante
Gmax

Que ótimo post! Eu testei o TightVNCViewer também, mas nem de perto tem a facilidade de uso do weaved. Eu preciso encontrar e te indicar a fonte que explica como configurar um pc Windows pra acessar um RPi de maneira parecida, mas apenas mostra o terminal do raspbian. A sua solução foi muito melhor!

Eronides Da Silva Neto
Visitante
eron

Obrigado Gmax! O unico ponto ruim do Weaved fica como consequência da conta gratuita permitir apenas acessos limitados com 30minutos de conexao.

Mesmo assim, possibilita um bom numero para aplicações IoT de monitoramento.