Watchy – Um smartwatch com ESP32 e display e-paper

watchy destaque

Recentemente vi no meu feed de noticias o projeto Watchy. Esse projeto me chamou atenção por trazer um smartwatch open hardware, desenvolvido com ESP32 e que lembrava o saudoso Pebble.

Buscando mais informações sobr eo projeto, cheguei na página da SQFMI, desenvolvedora do projeto . Naquele momento o projeto estava disponível para comprar no Tindie. Agora, com o sucesso dos pedidos, eles lançaram uma campanha de crowdfunding no Crowd Supply para viabilizar o projeto.

Nesse texto apresento os detalhes dessa proposta de smartwatch customizável e “hackeavel”

O que vem no Watchy?

Como já dito, o projeto Watchy foi baseado no SoC ESP32. Foi desenvolvida uma placa compacta que abriga o ESP32, RTC, acelerômetro, conversor USB Serial, motor, antena, botões e conectores. Como display, foi escolhida uma tela do tipo e-paper de 1.54″ com 200 x 200 px.

watchy front 01 png project body

Com o ESP32, esse smartwatch possui conectividade Wi-Fi e Bluetooth LE, permitindo a conexão com APIs de internet (por exemplo, previsão do tempo, notícias, trânsito, mapas, Spotify, etc.), e também com dispositivos Bluetooth LE, como smartphones.

Watchy

A escolha do ESP32 permitirá que makers, hackers ou tinkeres explorem o dispositivo com programação Arduino, Micropython, ESP-IDF, Zephyr, e até mesmo com impressão 3D.

Watchy

Recursos do Watchy

Watchy

O projeto da PCB foi feito no Kicad e está disponível no Github.

Também é possível acessar e criar watch faces possibilitando a customização das informações no display:

watchy watchface gallery 2 png project body

O projeto está em campanha de crowdfunding no Crowd Supply com valor inicial de $50. A previsão de entrega está para o final de maio de 2021. Confira mais detalhes no Crowd Supply.

Watchy

Acesse a documentação do projeto em: https://watchy.sqfmi.com/

O que achou desse projeto? Deixe seu comentário abaixo.

Saiba mais

Maia ESP32-S2 Dev Board

TinyPICO – Pequena placa com o ESP32

Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu