Uma lição do Vento e do Sol

vento-e-sol

História sobre Superioridade

Todos nós adoramos uma boa história. Algumas das melhores histórias de todos os tempos vêm das fábulas de Esopo. Esopo (620-564 aC) era um escravo, fabulista e contador de histórias grego que recebe crédito por colecionar uma variedade de contos que ilustram lições morais. Um de seus mais famosos contos é “O vento norte e o sol”.

O vento norte e o sol estavam disputando quem era mais forte quando um viajante apareceu envolto em uma capa quente. O Vento do Norte e o Sol concordaram que aquele que conseguisse fazer o viajante tirar a capa deveria ser considerado mais forte que o outro. Então o vento norte soprou o mais forte que pôde, mas quanto mais soprou, mais perto o viajante dobrou a capa ao seu redor; e, finalmente, o vento norte desistiu da tentativa. Então o Sol brilhou calorosamente e imediatamente o viajante tirou a capa. E assim, o vento norte foi obrigado a confessar que o sol era o mais forte dos dois.

A fábula defende a superioridade da persuasão sobre a força. A maioria das pessoas vê que o objetivo da fábula não é que o sol seja mais poderoso que o vento. Cada um deles é poderoso em seus modos distintos.

Poder do vento e do sol

No Estado do Texas, nos Estados Unidos, muitas vezes experimento dias quentes de verão escaldantes acima de 40°C. Outras vezes, o Texas tem ventos fortes, manifestados por ventos superiores a 100 km, que já causou danos significativos à árvore no meu quintal (Figura 1).

vento e sol

Figura 1: Uma imagem da minha árvore ferida pelo vento. (Fonte: Joey Golata)

 

Como a fábula, espero usar o poder da persuasão sobre a força para conversar com você sobre o potencial da energia solar e eólica. Como essas duas forças são muito poderosas, é benéfico para os humanos aproveitar seus poderes.

O mundo gira com a Energia

O consumo mundial de energia é expresso em unidades de megawatt-hora (MWh). O consumo global de energia é estimado em mais de 60 milhões de MWh diários de eletricidade e aproximadamente mais 240 milhões de MWh diários em várias outras formas (ou seja, carvão, gás, hidrelétricas, nucleares etc.). A combinação dessas diferentes formas de energia eleva o consumo total de energia global para cerca de 300 milhões de MWh diários.

Curiosamente, as fontes de energia eólica e solar têm capacidade potencial suficiente de geração de energia para atender completamente às necessidades diárias de MWh do mundo. A capacidade instalada de geração de energia eólica é estimada em 480 milhões de MWh diários (≈480 / 300,> 150%). A capacidade instalada de geração de energia solar é estimada em 400 milhões de MWh diários (≈400 / 300,> 130%).

Embora exista muito potencial, ainda não existe uma utilização tão alta dessas formas de energia. Para a maior utilização dessas formas de energia, é uma questão principalmente de desenvolver sistemas de captura e conversão de energia econômicos, confiáveis, seguros e robustos para torná-lo mais viável e prático.

Armazenamento de energia

Aproveitar essa fonte de energia é um trabalho da Energy Storage Systems (ESS) ou Sistemas de Armazenamento de Energia. A ESS permite que a energia solar e eólica se integrem melhor à rede. O armazenamento de energia é um elemento crítico para alavancar tecnologias intermitentes de geração renovável e distribuída. A Analog Devices (ADI) oferece uma ampla gama de soluções para sistemas de gerenciamento de bateria (BMS), carregamento e conversão de energia. O portfólio de produtos da ADI inclui circuitos integrados (CIs) de sistemas de gerenciamento de bateria para o monitoramento de números altos ou baixos de células, juntamente com canais de comunicação SPI isolados, bem como futuras implementações sem fio. Para conversores de energia de alta tensão usados ​​para carregar / descarregar as baterias ou girar o volante do motor, a ADI fornece os CIs e os projetos de referência no nível do sistema, concentrando-se nos inovadores drivers de porta isolada para energia de carboneto de silício (SiC) e nitreto de gálio (GaN) comutadores, CIs e módulos de gerenciamento de energia de alta eficiência e interfaces de comunicação isoladas.

Conclusão

Tomara que tenha gostado do conhecimento compartilhado nesta história. É uma história que você e eu vamos escrever para o nosso futuro. O poder do vento e do sol está ao nosso redor, um presente para nós desfrutarmos. Espero ter convencido você de que pode estar, em nossos melhores esforços, buscar maneiras de aproveitar seu poder abundante para o florescimento da humanidade. Os sistemas de armazenamento de energia serão partes necessárias dessas soluções. Não é fábula, a ADI está liderando o caminho para aproveitar e fornecer a força do vento e do sol.

Artigo escrito originalmente por Paul Golata para Mouser Electronics: A Lesson from the Wind and the Sun. Traduzido por Equipe Embarcados.

Para artigos como esse, acesse o link.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Conceito de Engenharia » Uma lição do Vento e do Sol
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

Soluções inteligentes para acionamento de MOSFETs/IGBTs com família STDRIVE

Data: 08/10 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link