25 Comentários

Medindo vazão utilizando um sensor ultra-sônico de distância

sensor ultra-sônico

Estimar a vazão de reservatórios de fluídos (água, por exemplo) nem sempre é uma tarefa simples e barata. O uso de sensores de fluxo (comumente utilizados para esta tarefa) pode ser uma alternativa cara, uma vez que por interagir direto com o fluído em questão, exige o uso de materiais especiais, manutenção constante e, além disso, podem causar efeitos de perda de carga.

 

Como alternativa a este tipo de sensor, este artigo mostrará como estimar a vazão de um reservatório, utilizando para isso um simples sensor ultra-sônico de distância. Lembrando que esta ideia é extremamente barata e pode ser aplicada em alguns casos, a fim de atender quem deseja estimar a vazão de um reservatório (servindo como alternativa relevante a métodos e medições mais caros). O método aqui apresentado pode, claro, ser melhorado, servindo portanto como ponto e partida para algo mais preciso e complexo.

 

 

Sensor ultra-sônico de distância

 

Como funciona?

 

O sensor ultra-sônico de distância consiste em um sensor contendo um transmissor e um receptor ultra-sônico. Este é capaz de ser usado para mensurar distâncias com base na velocidade do som no ar e na diferença de tempo entre emissão e recepção de um sinal ultra-sônico. Observe a figura 1.

 

Caminho do sinal ultra-sônico

Figura 1 - Caminho do sinal ultra-sônico

 

Em resumo, seu funcionamento pode ser descrito da seguinte maneira: ao ser dado o "gatilho" / trigger, o transmissor ultra-sônico emite um determinado sinal sonoro, em frequência ultra-sônica (acima da audível por seres humanos). Ao atingir um objeto, este sinal sonoro é refletido novamente para o sensor, onde é captado pelo receptor ultra-sônico. No momento da recepção, é gerado um sinal de eco / echo, indicando que um sinal ultra-sônico foi captado com sucesso. Em conhecimento da diferença de tempo entre o trigger e o echo e considerando a velocidade de propagação do som no ar (340m/s), é possível determinar a distância entre o sensor ultra-sônico e o objeto.

 

Em termos matemáticos:

 

formuladeltatempo

formulavsom

formuladistobj

 

OBSERVAÇÕES: 

 

1) O motivo do fator 1/2 no cálculo da distância do objeto é que o tempo mensurado considera a ida e volta do sinal ultra-sônico ao sensor. Portanto, somente metade deste tempo foi necessário para o sinal ultra-sônico ser emitido pelo transmissor e atingir o objeto.

 

2)  O sinal ultra-sônico é refletido tanto no caso de atingir objetos sólidos ou líquidos. Portanto, este tipo de técnica pode ser utilizada para mensurar a distância entre sensor e linha d´água, por exemplo.

 

 

Hardware utilizado

 

Para este artigo, foi utilizado o sensor ultra-sônico HC-SR04. Este sensor é muito comum no mundo maker e, além disso, tem um custo baixo no mercado. Ele pode ser usado para mensurar distâncias de até 4m, portanto este é o limite operacional do mesmo.

 

Sensor ultra-sônico HC-SR04

Figura 2 - Sensor ultra-sônico HC-SR04

 

Este sensor opera com alimentação de 5V. 

 

 

Como mensurar a vazão de um reservatório com este tipo de sensor?

 

Para compreender como mensurar a vazão de um reservatório com um sensor ultra-sônico, considere a seguinte situação:

 Reservatório com um sensor ultra-sônico

 

Neste caso, tem-se um reservatório cilíndrico, de área superior circular de raio R. Sendo assim, a área superior seria dada por:

 

areasuperficialcilindro

 

Considere agora que, ao longo do tempo, o nível do líquido no reservatório vai descendo. Para medir este desnível, de tempos em tempos / em intervalos pré-definidos de tempo são feitas duas medidas de distância entre sensor e linha d'água. Ou seja, neste intervalo de tempo descrito, o nível desce d metros.

 

Logo, em termos matemáticos, o volume que é decrescido ao longo do tempo será de:

 

formulavolumereservatorio

 

Como a vazão é definida como volume (ou variação de volume) por tempo (ou intervalo de tempo), no caso deste exemplo a vazão é o Volume descrescido no período de tempo da medição das distâncias do sensor à linha d'água (representado aqui por d). Portanto, se o período de tempo entre as medições for de um segundo e a unidade métrica foi metros, temos a seguinte vazão:

 

formulavazao

 

Em suma, para calcular a vazão em um reservatório, o procedimento resumido é:

  • Determinar a área superior do seu reservatório (seja o formato que for);
  • Medir, em um intervalo de tempo conveniente, o quanto o nível decresceu;
  • Calcular o volume decrescido neste período de tempo;
  • A vazão é igual à razão do volume calculado pelo intervalo de tempo.

 

Observações:

- Este mesmo procedimento vale para reservatórios enchendo (resultando em uma vazão negativa nos cálculos);
- Não há restrição de forma da área superior do reservatório. Portanto, este pode ser um reservatório com área superior igual a um retângulo, círculo. O que variará é a forma de calcular a área superior de acordo com a sua forma;
-  É extremamente recomendável algum tipo de filtragem na leitura das distâncias, já que a leitura pode variar um pouco (sobretudo se o líquido estiver agitado e gerando ondas em sua superfície).

 

 

Exemplo - aplicação

 

Hardware

 

Para exemplificar este post, será feito um simples projeto, utilizando os seguintes materiais:

  • Arduino Uno;
  • Jumpers macho-fêmea;
  • Protoboard;
  • Sensor ultra-sônico HC-SR04;
  • Cabo USB (para alimentar o Arduino e comunicá-lo com o computador).

 

O circuito esquemático do projeto pode ser visto na figura 3.

 

Circuito esquemático

Figura 3 - Circuito esquemático

 

Software

 

Segue abaixo um software de exemplo (feito para o Arduino Uno) da medição de vazão aqui explicada. No software abordado não foi usado um filtro complexo para amenizar a variação da leitura da distância entre linha d'água e sensor ultra-sônico, foi usada uma média simples, ficando aqui livre para a substituição de uma filtragem mais robusta.

 

 

 

Referências

 

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Maker » Medindo vazão utilizando um sensor ultra-sônico de distância
Talvez você goste:
Comentários:

25
Deixe um comentário

avatar
 
16 Comment threads
9 Thread replies
6 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
17 Comment authors
leonardoDivanilson LopesSamuel ChecozziAndreTony Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
leonardo
Visitante
leonardo

ja foi feito algum teste em tanque de combustivel?

leonardo
Visitante
leonardo

bom dia, ja foi feito algum teste em tanque de combustivel?

Divanilson Lopes
Visitante
Divanilson Lopes

como faço pra alterar só pra mostra quantidade em litros estou tentando automatizar a caixa d'água

Divanilson Lopes
Visitante
Divanilson Lopes

como faço pra alterar só pra mostra quantidade em litros

Andre
Visitante
Andre

pra um cenario onde se tem ou a entrada, ou apenas a saida do fluido, é possivel medir o fluxo, agora por exemplo numa caixa de agua padrao de casa, onde tem o fluxo de entrada e saida ao mesmo tempo, é possivel calcular a vazao de saida?

Tony
Visitante
Tony

Boa noite!

baixei tudo certinho, fiz a montagem para o teste e quando salvei no arduino e abri o monitor serial, mostra caracteres desconhecidos, o que será que fiz errado, sendo que seguí a risca as ligações e baixei o skect e a biblioteca.

Samuel Checozzi
Visitante
Samuel Checozzi

Verifica a velocidade da serial que está no código e a que está no seu monitor serial. tem que ser a mesma

Maicon Lara
Visitante
Maicon Lara

Boa tarde .... estou em um projoto no qual uso como supervisório o Elipse Scada, porém estou com muita dificuldade em concretizar a comunicação com o sensor.Onde posso conseguir a exata configuração deste sensor para comunicação com o elipse scada? Tens como apoiar em mais esta .
Acompanho os posts ... muita aprendizagem envolvida. Parabéns

Arduiniciante
Visitante
Arduiniciante

Ola Pedro muito interessante o artigo, tenho a seguinte duvida talvez muito especifica. Este sensor ele faria a medição sobre o jateamento de líquidos? Pois tenho um projeto que uma peça recebe por uma quantidade não fixa de tempo uma ducha (de baixa pressão). A ducha funcionaria o quanto tempo a peça esteja na área de ação do sensor uma vez que saia desejo que a ducha pare imediatamente, mas me pergunto se o cone de água da ducha aferiria alguma medida no sensor de distancia inviabilizando o desligamento.

marcos Antonio oliveira da silva
Visitante
marcos Antonio oliveira da silva

gostaria de saber como imprimir no display:

Gustavo Cardoso
Visitante
Gustavo Cardoso

Tenho interesse em monitorar o enchimento em tempo real de tambores de 200, 100 e 50 litros com resíduos sólidos e óleos. Esse produto atende minhas necessidades?

Séries

Menu

WEBINAR
 
Linux Embarcado: Desvendando o Pin Control Subsystem - Kernel Linux

Data: 26/02 às 19:30 h | Apoio: Mouser Electronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link