Usando o STM32CubeIDE criaremos nosso projeto Hello World

Esse é o terceiro artigo de uma nova série escrita pelo engenheiro Ismael Lopes da Silva, exclusivamente para o Portal Embarcados.  Nessa série focarei no Microcontrolador da STMicroelectronics, o MCU STM32F103C8T6, que é um ARM Cortex-M3. Os pré-requisitos para uma boa compreensão dos artigos é ter o domínio da Linguagem C Embedded e conceitos de eletrônica.

Usando o STM32CubeIDE criaremos nosso projeto Hello World

Inicie a ferramenta de desenvolvimento da STMicroelectronics, o STM32CubeIDE. Criaremos um novo diretório como workspace, conforme mostrado a seguir:

STM32CubeIDE
Figura 1 – Selecionando um workspace

Clique no botão [Launch] para iniciar o programa.

Conforme ilustrado na figura 2, para iniciar um novo projeto STM32, na janela “Information Center” selecione a opção [Start new STM32 project] ou feche a janela “Information Center”, e no menu [File] selecione [New] e depois [STM32 project].

STM32CubeIDE
Figura 2 – Start new STM32 project

Depois a janela do seletor do dispositivo target será mostrada, conforme ilustrado na figura 3. Aqui você pode selecionar uma placa de desenvolvimento (board), ou um MCU. O dispositivo target é a placa, kit de desenvolvimento ou MCU que vamos trabalhar. Vamos selecionar o MCU STM32F103C8, e clicar no botão [Next].

STM32CubeIDE
Figura 3 – Seletor do Target

Na janela de configuração do projeto, conforme ilustrado na figura 4, demos um nome ao projeto “01HelloWorld”, então, selecione todas as opções conforme ilustrado, e clique no botão [Finish].

STM32CubeIDE
Figura 4 – Nome do projeto

Na figura 5 podemos ver que o projeto “01HelloWorld” foi criado, e é um projeto vazio, portanto, tem toda a estrutura para funcionar, porém, ainda não tem uma aplicação de fato.

STM32CubeIDE
Figura 5 – Projeto “01HelloWorld” vazio

Segue o conteúdo do arquivo main.c, que não faz nada, a não ser entrar num loop infinito, porém, o que a princípio estamos verificando é se a ferramenta de desenvolvimento se comporta normalmente. 

Compilando o Projeto no STM32CubeIDE

Para compilarmos o projeto, então, na janela “Project Explorer”, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto “01HelloWorld” e selecione a opção “Build Project”. Portanto, na janela “Console” as seguintes mensagens serão visualizadas, informando que está correto.

Depurando o Projeto

Para depurarmos o projeto, então, na janela “Project Explorer”, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto “01HelloWorld” e selecione a opção “Debug As” e “STM32 Cortex-M C/C++ Application”. Portanto, na janela “Confirm Perspective Switch” será visualizada. Clique no botão [Switch] para abrir a perspective de depuração.

Figura 6 – Perspectiva de depuração

Conforme ilustrado na figura 7, o modo de depuração foi ativado. Como temos um projeto vazio, apenas a linha do loop infinito está em destaque, mostrado que estamos depurando. Por enquanto, estamos apenas verificando o comportamento do STM32CubeIDE, o ST LINK V2 e o MCU target (STM32F103C8T6). Para encerrar o modo de depuração pressione as teclas [CTRL+F2]. A figura 8 ilustra as configurações do depurador, usando o ST-LINK GBD Server.

Figura 7 – Modo de depuração ativo

Figura 8 – Configuração do Debug

Saiba Mais

STM32CubeIDE: Primeiros passos e CMSIS Core com GPIO

Outros artigos da série

<< O design do Processador Cortex-M3 e seus periféricosUsando o STM32CubeIDE como imprimiremos “Hello World” no Target? >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Software » Usando o STM32CubeIDE criaremos nosso projeto Hello World
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries



Outros da Série

Menu

WEBINAR
 
Sensores e soluções para aplicações em indústria inteligente

Data: 13/08 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link