UpdateHub

No artigo anterior, Atualização OTA (Over-the-Air) - Solução para updates remotos de firmwares: Introdução, vimos como os dispositivos IoT e a Indústria 4.0 vem demandado o uso, de forma cada vez mais frequente, de soluções de atualização OTA que facilitam o envio de atualizações de software, para dispositivos embarcados de forma remota. Nesse artigo, iremos abordar o UpdateHub, que provê uma solução de atualização OTA completa.

 

 

UpdateHub

 

O UpdateHub é um sistema de atualização OTA completo, que simplifica o processo de atualização remota de dispositivos. Assim, é possível entregar atualizações contendo correções e melhorias para seus dispositivos em qualquer lugar.

 

 

O ciclo de funcionamento do UpdateHub começa quando um pacote de atualização, contendo as melhorias e correções necessárias para seus dispositivos, é enviado ao servidor de gerenciamento. Esse fica responsável por enviar essas atualizações, de forma segura, para os dispositivos. Isto ocorre por meio de um agente, integrado ao sistema operacional do dispositivo, e uma plataforma de gerenciamento, que provê recursos para administração das atualizações.

 

O uso de um sistema de atualização remota pode reduzir significativamente o custo de manutenção de dispositivos remotos. No vídeo abaixo, podemos ver como o uso de uma solução OTA pode impactar positivamente a percepção da qualidade de seu produto, por seu cliente.

 

 

A possibilidade de enviar correções para os dispositivos, com segurança e agilidade, reduz o time to market desses produtos pois novas versões podem ser enviadas para esses dispositivos sempre que melhorias e correções forem necessárias.

 

A integração do UpdateHub em seu produto é relativamente simples. Caso seu produto esteja utilizando o OpenEmbedded ou o Yocto Project, a integração do UpdateHub é feita por meio de layers que suportam para várias versões do Yocto Project. Todas as versões do Yocto Project, desde a versão 2.1 (codinome Krogoth) até a versão 2.7 (codinome Warrior) são suportadas.

 

Se seu produto utiliza o Zephyr Project como Sistema Operacional, o uso do UpdateHub também é possível a partir da versão 1.14.

 

A plataforma de gerenciamento, do UpdateHub, está disponível em duas versões. O UpdateHub Community Edition é uma versão de código aberto, constantemente atualizada e mantida pela comunidade. Já o UpdateHub Cloud provê uma solução corporativa no modelo Software como Serviço (SaaS), com a estrutura na nuvem, que 30possibilita que todos seus esforços fiquem focados na criação e adição de valor em seu produto, economizando tempo e evitando os custos inerentes à manutenção de infraestrutura.

 

Para mais informações acesse https://docs.updatehub.io.

 

No próximo blog iremos apresentar um tutorial de como incorporar o UpdateHub no Yocto Project.

 

Em caso de qualquer dúvida você pode entrar em contato conosco através do email [email protected], ou através do nosso canal em https://gitter.im/UpdateHub.

 

Artigo publicado em inglês em: UpdateHub - Solution for Remote Firmware Updates

Outros artigos da série

<< Introdução a atualização OTA (Over-the-Air)
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Otavio Salvador
Otavio Salvador ama tecnologia e começou suas atividades com software livre em 1999. Em 2002, fundou a O.S. Systems, uma empresa focada em serviços de desenvolvimento de sistemas embarcados e consultoria. Membro do OpenEmbedded desde 2008, vem trabalhado com o OpenEmbedded e com o Yocto Project de forma ativa culminando com a co-autoria de dois livros “Embedded Linux Development with Yocto Project” e “Heading for the Yocto Project”

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar