Como desenvolver rapidamente uma solução de IoT robusta?

De acordo com as notícias da IDC, até 2019 45% dos dados criados pelo IoT serão armazenados, processados, analisados e atuados próximos ou em edge (na ponta) da rede. E com o aumento da Inteligência e conectividade que impulsionam o volume do sistema inteligente, cerca de US$ 2,2 trilhões em 2020, essa Inteligência será o valor central que fornece os principais drivers para a implementação do IoT.

 

 

Quais são as opções de conectividade?

 

No cenário de IoT a conectividade é o fator que determina o tipo de gateway e o tipo de sensores que serão utilizados.

 

Alguns fatores são determinantes na escolha de cada tecnologia, por exemplo distância entre gateway e o sensor, quantidade de nós da rede ou até mesmo a potência de transmissão do sinal.

 

Com Sigfox, o tráfego de informações se dá por meio de uma rede privada que permite uma conectividade de até 20.000 dispositivos e uma capacidade de transmissão de dados de até 600 bps, a uma distância de até 30 km.

 

Isso dá porque a tecnologia Sigfox trabalha em baixa frequência de transmissão e ainda conta com baixo consumo de energia por dispositivo, o que facilita na manutenção da alimentação dos módulos.

 

Outra tecnologia muito utilizada para longas distâncias é a LoRa.

 

LoRa também trabalha com uma baixa frequência de transmissão e recepção com uma capacidade de transmissão de 12 bps a 0.970 kbps atingindo uma distância de até 15 km.

 

Vale lembrar que a escolha da tecnologia deve ser avaliada em vários aspectos, quantidade de dispositivos, distância dos dispositivos em relação ao gateway, consumo de energia, área de instalação dos dispositivos de borda bem como o tamanho da informação que deve ser transmitida por eles.

 

Abaixo uma tabela para orientação de escolha de uma rede de comunicação:

 

Como posso me conectar facilmente a vários serviços em nuvem? (Por exemplo, WISEPaaS, Microsoft Azure, ARM mbed Cloud, IBM Bluemix, etc.)?

 

Os kits de desenvolvimentos disponibilizam os SDK para que a conexão em nuvem seja feita de forma prática e eficiente.

 

O SDK permite que os dados sejam armazenados em qualquer plataforma de nuvem, WISEPaaS, Microsoft Azure, ARM mbed Cloud, IBM Bluemix, ou ainda em plataformas de desenvolvimento do próprio integrador.

 

Os dados, que são no formato de programação JSON, são transmitidos através do protocolo MQTT para as plataformas de nuvem onde são armazenados e utilizados para geração de machine learning, BI, dashboards, Inteligência artificial ou para simples conferência.

 

O Edge Intelligence Server (EIS) facilita a conectividade IOT, gerenciando os dados e as análise edge, fornecendo soluções integradas que incluem o pacote de software WISE-PaaS integrado para atender a uma variedade de requisitos de aplicativos diferentes e também fornece ferramentas de desenvolvimento abrangentes e SDKs com protocolos padrão (Modbus / OPC / MQTT) para sensores e outros dispositivos.

 

O EIS kit é uma solução completa, do sensor ao banco de dados, onde podemos experimentar um cenário completo de coleta de dados, fluxo e manipulação de dados através do gateway, utilização de infraestrutura de servidor em nuvem e a utilização dos dados na nuvem para geração de analíticos.

 

Como posso manter a propriedade dos dados e suas implicações para segurança e privacidade?

 

A comunicação em SSL /TLS oferecem serviços de alta segurança como componente e serviço de núvem, garantindo a integridade dos dados bem como seu gerenciamento.

 

Essa experiência permite que os projetos de IoT avancem de maneira rápida, do projeto a execução, a partir de uma experiência prática dos processos que envolvem todas as etapas para conclusão de uma solução.

 

 

O EIS kit é composto de:

  • Gateway - Intel® Celeron® J1900 SoC, Enterprise WES7E / Win 10 com 4 GB de memória, 64 GB SSD e rede sem fio;
  • Pacote de software Advantech WISE-PaaS pré-integrado para visualização de dados e desenhador de lógica de fluxo de dados Node-RED para fácil desenvolvimento;
  • Serviço Microsoft Azure pré-configurado: Pacote de Gerenciamento de Dispositivos
    (1 mês de avaliação gratuita);
  • Inclui um sistema de borda, sensor de temperatura / umidade, módulo Modbus TCP, indicador LED, ventilador e acessórios.

 

 

 

 

solução de IoT

O Kit de desenvolvimento Lora é composto de:

  • Placa com processador ARM Cortex-M4;
  • 64 KB memória RAM e 256 KB flash;
  • 1 UART, 1 I2C , 1 SPI, 8 GPIO, 1 PWM, 4 ADC, 1 USB para comunicação
  • Conexão M2 para módulo de comunicação;
  • Sensor de temperatura e umidade;
  • SDK para desenvolvimento.

 

 

Para saber mais sobre as soluções para IoT você pode baixar o whitepaper da Advantech e descobrir mais sobre esse assunto:

  • Como apoiar sensores heterogêneos e atuadores via internet?
  • Como integrar protocolos heterogêneos de conectividade wire / wireless (Por exemplo, Modbus, LoRa, Sigfox, Wi-Fi, Bluetooth, etc.)?
  • Como posso usar software original para hardware diferente (Por exemplo, MCU, x86 / ARMCPU, GPU, etc.) e sistemas operativos (por exemplo, Microsoft Windows, distribuições Linux, mbedOS, Android, etc.)?
  • Como implantar, atualizar e manter lotes de dispositivos e serviços?
  • Como faço para transformar grandes dados em informações valiosas de negócios?

 

Preencha o formulário abaixo e faça o download do whitepaper da Advantech:

  • Obs: seus dados poderão ser repassados ao patrocinador deste artigo.

 

(*) Este post foi patrocinado pela Advantech

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Advantech Brasil
Fundada em 1983, a Advantech é um fornecedor líder de produtos, serviços e soluções confiáveis e inovadores. A Advantech oferece integração abrangente de sistemas, hardware, software, serviços de design centrados no cliente, sistemas embarcados, produtos de automação e suporte logístico global. Nós cooperamos com nossos parceiros para fornecer soluções completas para uma ampla gama de aplicações em diversas indústrias. Nossa missão é construir um planeta inteligente com produtos de Automação e Computação Incorporada e soluções que facilitem um trabalho e uma vida mais inteligentes. Ao utilizar os produtos Advantech, o número de aplicações e inovações potenciais torna-se ilimitado.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar