UDOO Neo: Raspberry Pi + Arduino + Wi-Fi + BT 4.0 + Sensores

UDOO Neo

A placa UDOO, apresentada em um artigo escrito por Thiago Lima, obteve muito sucesso na campanha lançada no Kickstarter, há dois anos. Agora o time da UDOO traz mais uma novidade, a UDOO Neo que promete ser uma ótima plataforma para projetos de IoT. Segundo os desenvolvedores, eles criaram essa nova plataforma para levar a comunidade para esse novo mundo, cada vez mais conectado.

A nova UDOO Neo será uma combinação de: Raspberry Pi + Arduino + Wi-Fi + BT 4.0 + Sensores, conforme exibido na figura 1:

udoo-neo
Figura 1 – Raspberry Pi + Arduino + Wi-Fi + BT 4.0 + Sensores = UDOO Neo

Com a UDOO Neo você terá diversos recursos disponíveis: 

  • Como na Raspberry Pi, você poderá programar em qualquer linguagem e rodar um ambiente Linux com interface gráfica;
  • Você terá a simplicidade de uma placa Arduino compatível (ARM Cortex-M4), com a pinagem Arduino UNO que possibilitará a expansão com a maioria do shields já disponíveis;
  • Poderá rodar Android 4.4.3, dando a possibilidade de criar dispositivos inteligentes baseados em Android;
  • Facilidade de conexão wireless já que possui módulos: Wi-Fi 802.11 b/g/n + BT 4.0 (Classic Bluetooth and Bluetooth Low Energy);
  • Sensores de movimentos com 9 eixos, ideais para desenvolvimento de drones, robôs ou qualquer tipo de interação com o mundo real;
  • Possuirá hardware open source com toda a documentação disponível para comunidade.

A ideia da UDOO Neo é unir as plataformas Arduino e Raspberry Pi em uma única plataforma, dando mais possibilidades aos desenvolvedores, conforme exibido na figura 2:

udoo-neo-1
Figura 2: UDOO Neo unindo 2 mundos: Arduino + Raspberry Pi

Processador heterogêneo

UDOO Neo, vem com o processador i.MX 6 SoloX, da Freescale. Esse processador oferece um novo paradigma para SBC, mudando de um processador homogêneo para um heterogêneo. O i.MX 6 SoloX possui 2 núcleos no mesmo chip: um ARM Cortex-A9@1GHz e um ARM Cortex-M4@166MHz. A Figura 3 exibe a ideia para uso desse processador:

udoo-neo-2
Figura 3 – Processador heterogêneo

Conectividade

A UDOO Neo é dedicada para a conexão sem fio, trazendo integrada uma conexão Wi-Fi 802.11 b/g/n e uma Bluetooth 4.0 module – Classic Bluetooth and Bluetooth Low Energy que permite a conexão sem fio com diversos objetos.

Ela também possui um conector RJ45 para conectar a uma rede ethernet (10/100 Mbps).  A figura 4 resume as conexões disponíveis:

udoo-neo-4
Figura 4 – Conectividade da Udoo Neo

Sensores

A UDOO Neo integra sensores de movimentos permitindo a interação com o mundo real. Estão integrados um acelerômetro, magnetômetro e giroscópio digital, resultando em 9 eixos, tudo isso já integrado à placa. Esses sensores auxiliam em aplicações com Drones e outros dispositivos que necessitam desse tipo de sensoriamento. A figura 5 exibe uma aplicação utilizando os sensores de movimento:

udoo-neo-5
Figura 5 – Sensores de movimento da Udoo Neo

UDOO Neo, um computador de bolso

A UDOO Neo possui tamanho reduzido, sendo que o protótipo atual possui 59,3mm x 85mm (3.35″ x 2.33″).

Para alimentar a placa é só conectar na porta USB de um computador ou através de uma bateria externa. Também é possível alimentar a placa através de uma fonte de alimentação de 12V, comumente encontrada no mercado.

A figura 6 dá ideia do tamanho da UDOO Neo:

udoo-neo-6
Figura 6 – UDOO Neo, um computador de bolso.

Especificação da UDOO Neo

A UDOO Neo virá em duas versões. A  figura 7 resume as características presentes em cada versão:

udoo-neo-7
Figura 7 – Especificação de cada versão da UDOO Neo

Note que a versão básica possui 512 MB de RAM e não possui sensores de movimento e conector Ethernet.


Você pode apoiar a campanha da UDOO Neo no Kickstarter e conhecer mais sobre essa plataforma que promete ser um sucesso. Note que a campanha já ultrapassou a meta para arrecadamento e isso em poucas horas! Caso você adquire umas das versões da UDOO Neo ele estará disponível no mês de setembro.

Referências

Todas as imagens sao do projeto Udoo Neo.

Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu