Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

Trilha Embarcados no TDC 2016 em São Paulo

Trilha Embarcados no TDC 2016

O TDC 2016 em São Paulo será fantástico! Será realizado de 5 a 9 de Julho e terá diversas trilhas, que abordarão diferentes assuntos. Tivemos a oportunidade de participar da coordenação da Trilha de Embarcados, que ocorrerá dia 7 de Julho, e o primeiro desafio foi a seleção das palestras.

Recebemos diversas propostas de palestras e com assuntos muito interessantes. Assim, conseguimos montar uma excelente grade com palestras que cobrem diversas áreas dentro de Sistemas Embarcados. A seguir apresentaremos um resumo das palestras.

Resumo das palestras na Trilha de Embarcados

Para abrir a trilha teremos a palestra do Felipe Neves sobre o Zephyr, o sistema operacional de tempo real da The Linux Foundation. Será uma excelente palestra que apresentará esse novo RTOS que foi desenvolvido com o foco em IoT, ou seja, para dispositivos que geralmente são alimentados com baterias e que possuem diversas tarefas a serem realizadas. Além disso, necessitam de um RTOS com pequeno foot print, drivers e serviços de comunicação.

E seguida teremos a palestra do Vinícius Zeins e Bruno Herrera, que abordará o  eLua – Lua para Microcontroladores. Será uma palestra bem interessante que apresentará as vantagens de se usar Lua em sistemas microcontrolados sem um sistema operacional, ou seja, bare-metal. É uma ótima oportunidade para dar os primeiros passos com Lua, que é uma linguagem de script moderna, de fácil aprendizado e que proporciona rapidez no desenvolvimento. Além de ser leve e altamente portável.

Após o almoço, será a vez do André Curvello com a palestra Rede CAN – Conceitos e aplicações. Nessa palestra serão desmistificados os tabus relacionados à rede CAN por meio da apresentação de conceitos da Controller Area Network, tais como trilhas, níveis de sinais, impedância, transmissão e arbitragem de dados, dentre outros, acabando por um exemplo prático de comunicação. É uma excelente oportunidade para conhecer essa rede muito utilizada em aplicações industriais e automotiva.

Dando sequência, Guilherme Fernandes, diretor da Toradex Brasil, apresentará  a palestra Projeto de Sistemas Embarcados – Qual o melhor caminho?. Ele exibirá 3 abordagens de projetos de sistemas embarcados, comparando suas dificuldades, flexibilidade, preço, time-to-Market, entre outros. Essas abordagens ajudarão a entender qual o melhor caminho para o desenvolvimento de um produto.

Teremos um coffee-break, onde a galera aproveita para tirar dúvidas com os palestrantes, networking e também para tomar bastante café. Nesse momento também é possível visitar as empresas em ambientes de exposição no evento.

Voltando do intervalo, teremos a palestra do Euripedes Rocha Filho com o assunto Testes automatizados em sistemas embarcados: Primeiros Resultados!. Sua palestra  apresentará os resultados de aplicação de testes automatizados em sistemas embarcados, apresentando os primeiros passos e como configurar uma ferramenta para uso em um projeto.

No slot seguinte teremos duas palestras bem interessantes. A primeira será a palestra do Gustavo Ortenzi, que apresentará um projeto de uma fonte chaveada open hardware, uma excelente alternativa para alimentação de seus projetos diretamente da rede elétrica.  A segunda palestra será do Luckas André Farias, que apresentará mecanismos de construção de hardware dedicado para criptografia, além de uma base aritmética sobre o processo. Após essa palestra você saberá responder à seguinte pergunta: Quais os critérios a considerar para escolher pela implementação em hardware de um algoritmo de criptografia?

Para finalizar a trilha, teremos a apresentação de um excelente projeto. Marco Antonio Cabrera Vidal, apresentará uma Aplicação de inteligência artificial (lógica Fuzzy) para controle de irrigação de solo.  O foco da palestra é mostrar aplicação de Inteligência Artificial (lógica Fuzzy), utilizando uma placa de aquisição de dados para coletar informações dos sensores analógicos e logo em seguida enviar para o computador via comunicação serial, para que o computador processe as informações e envie para o microcontrolador a resposta, que servirá como parâmetro para acionar ou desligar a bomba de irrigação.

Apresentamos acima um resumo do que acontecerá na trilha de Embarcados. Procuramos diversificar bastante os assuntos e levar palestras interessante para os ouvintes. Infelizmente tivemos que deixar outras palestras de fora, devido à limitação dos slots. Mas ficamos contentes com as excelentes propostas enviadas e um número considerável de submissões.

O evento será uma ótima oportunidade para troca de conhecimento e networking. Além da trilha de embarcados, terão diversas trilhas interessantes. Para quem se interessa sobre Linux Embarcado, no dia 6, terá uma trilha dedicada que está sendo coordenada pelo Sérgio Prado e Bruno Herrera, que levará palestras muito interessantes. No dia 5, ocorrerá a Trilha Internet das Coisas, coordenada pelo Vinícius Senger, Pedro Minatel e Luís Ávila, que apresentará excelentes assuntos sobre essa tecnologia.

Para participação da trilha é necessário o investimento de R$ 150,00. Esse valor será bem investido, pois as palestras e evento serão de alto nível. A inscrições podem ser realizadas diretamente no site do TDC.

Para conhecer mais sobre o TDC e todas as atividades do evento, acesse sua página.