Treinamento Altera em FPGA: São Paulo e São Carlos

Treinamento Altera

Visando atender a demanda de treinamentos em Tecnologia FPGA estão abertas turmas junto ao Centro Oficial de Treinamento Altera na América do Sul, a Macnica DHW e com o instrutor André Castelan Prado.

 

Os treinamentos acontecerão aos sábados das 09 às 18 horas. São necessários pelo menos 10 alunos para fechar uma turma, o custo por aluno e por módulo é de R$430,00 nas cidades de Florianópolis e Porto Alegre. São Paulo R$520,00 devido a maiores custos de logística.

   

Agenda

 

Florianópolis - Inscrições clicando aqui
25/10 Introduction SoC

 

 São Paulo - Inscrições clicando aqui

 18/10 Introduction to VHDL
 08/11 The Quartus II Design Series: Foundation
 13/12 The Quartus II Design Series: Debug and Analysis

 

 São Carlos - Inscrições clicando aqui

 27/09 Introduction to VHDL
 11/10 The Quartus II Design Series: Foundation
 08/11 QSys System Integration

 15/11 The Quartus II Design Series: Debug and Analysis

 

Módulos disponíveis ( cada módulo tem 8 horas ) 

 

- Introduction to VHDL

Ideal para quem não conhece a linguagem ou nunca utilizou a linguagem com FPGAs. A abordagem teórica é intercalada com práticas de laboratórios utilizando um kit de desenvolvimento, possibilitando a exploração da linguagem já inserida no contexto dos FPGAs.

O enfoque é voltado para a boa utilização da linguagem em projetos com FPGAs da Altera, servindo como uma base sólida para o desenvolvimento de projetos em lógica programável.

 

- Quartus II Design Series: Foundation

Fundamentos da ferramenta Quartus II, desde a criação do projeto, passando por grande parte das configurações de projeto possíveis, até a compilação e configuração do FPGA.

Pessoas experientes na ferramenta também são bem-vindas – certamente irão aprender alguma funcionalidade que não conheciam e que, muitas vezes, acaba facilitando bastante o trabalho.

 

- Quartus II Design Series: Debug and Analysis

Conheça as diversas ferramentas de depuração disponíveis no Quartus que irão facilitar a depuração de seus projetos, permitindo acesso aos sinais e dados internos do FPGA em tempo de execução.

Aprenda como analisar o consumo de potência do FPGA em seu projeto e resolver problemas de interferência entre pinos do FPGA. Para quem já utiliza algumas destas ferramentas terá a possibilidade de conhecer as demais e aprender recursos avançados das ferramentas de depuração que já utiliza.

 

- Qsys System Integration Tool

Qsys é a ferramenta de integração da Altera que permite criar sistemas completos em minutos através da integração de uma vasta biblioteca de componentes fornecidos.

Além disso a ferramenta fornece recursos de simulação e depuração, além da criação de componentes customizados com interfaces padrão, facilitando o trabalho em times e a reutilização de componentes.

É possível utilizar o Qsys em qualquer projeto, reduzindo o time to market, facilitando o reuso de componentes e a depuração.

 

- Designing with the Nios II Processor (and Qsys)

Tudo o que você precisa saber para começar a utilizar o processador embarcado Nios II em seu FPGA Altera.

Começando por uma visão geral do Qsys, passando pela instanciação e parametrização do processador, fluxo de desenvolvimento de software e finalizando com chave de ouro, implementando uma instrução customizada para o processador – uma vantagem do processador Nios II, que permite acelerar a execução do software.

Tudo isso fazendo passo a passo em um kit de desenvolvimento.

 

- Introduction SoC

Esse treinamento foi preparado para ajudar os novos desenvolvedores na tecnologia Altera FPGA SoC a entender a arquitetura dos FPGA Cyclone V e Arria V SoC.

Para isso, serão apresentados fundamentos básicos dos FPGA SoC, incluindo informações sobre o Hard Processor System e sobre como configurar e utilizar o kit de desenvolvimento Helio Board.

Também será apresentada uma visão geral dos fluxos de desenvolvimento de hardware e de software para essa tecnologia. O instrutor, e alguns exercícios, guiarão você por passos básicos para configurar, programar e utilizar uma Helio Board com FPGA SoC.

 

Contato

 

[email protected]

[email protected]

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

17
Deixe um comentário

avatar
 
7 Comment threads
10 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Túlio SérvioMarcio CarvalhoEderson BertiLuciano Campos BiancardineMatheus Oleiro Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
trackback

[...] Visando auxiliar na contextualização de FPGA dentro de sistemas digitais preparei alguns slides introdutórios antes do treinamento oficial da Altera em Introdução a VHDL. [...]

Túlio Sérvio
Visitante
Túlio Sérvio

Não terá esse curso em BH não?

André Castelan
Visitante

A ideia é ter no Brasil inteiro mas conforme pesquisa de mercado estes são os polos de interessados em treinamento FPGA 🙂

Se conseguires fechar uma turma de 10 pessoas vamos até você.

abs

Marcio Carvalho
Visitante

é necessário algum investimento em placa de desenvolvimento e (ou) software de programação?

André Castelan
Visitante

Não Marcio, tudo será fornecido.

Ederson Berti
Visitante
Éderson Batista Berti

Quais os pré requisitos para fazer o curso?

André Castelan
Visitante

Olá Ederson, noções de sistemas digitais e programação.
A ideia dos cursos introdutórios é introduzir o que é VHDL, o que é FPGA e etc.

Luciano Campos Biancardine
Visitante
Luciano

Por que eu não fiz a matéria de Digital semestre passado? =/

André Castelan
Visitante

Olá Luciano, são necessárias somente noções de sistemas digitais e programação.
A ideia dos cursos introdutórios é introduzir o que é VHDL, o que é FPGA e etc.

abs

Luciano Campos Biancardine
Visitante
Luciano

Legal. Acho que dá para arrumar gente interessada aqui na UNIFEI.

Matheus Oleiro
Visitante
Matheus Oleiro

Olha ai..
Vou participar...
Nos encontramos em poa!

André Castelan
Visitante

E ai Matheus!! Que bom cara, vai ser ótimo te rever.

Sandro Dutra
Visitante
Sandro Dutra

Legal mas 0% de chances de um curso destes chegar na minha cidade...

André Castelan
Visitante

Olá Dutra, qual a sua cidade? A intenção é alcançar toda e qualquer cidade, basta ter interesse e ao menos dez participantes.

Abs

Sandro Dutra
Visitante
Sandro Dutra

São Luís do Maranhão, mas eu sou hobbysta e não conheço mais ninguém que compartilhe meu interesse em eletrônica, senão, até me empenharia a buscar pessoas interessadas... Quem sabe na academia, mas eu já sai de lá há uns bons 10 anos mais ou menos.

André Castelan
Visitante

Entendi, você tem algum contato ou o nome das universidades/institutos no Maranhão? Posso tentar entrar em contato para ver se rola algo.

abs

Sandro Dutra
Visitante
Sandro Dutra

Bom, das públicas temos: IFMA (Antigo CEFET) cuja formação é mais voltada para tecnologia mesmo; A Federal UFMA: http://portais.ufma.br/PortalUfma/index.jsf e a Estadual UEMA: http://www.uema.br/ Das particulares tem algumas do sul chegando por aqui agora, como Anhaguera, mas a mais tradicional mesmo é o CEUMA: http://www.ceuma.br/portal/ Meu irmão cursou Ciências da Computação na UFMA e teve disciplinas opcionais de Circuitos Digitais I e II, mas creio que ele não viu nada sobre lógica digital. Na UEMA acho que há curso de Engenharia Elétrica e acho que é o que chega mais perto do assunto, assim como no IFMA, já sobre o… Leia mais »