Toradex iMX8QM, um SoM superpoderoso baseado no i.MX8 da NXP

A Toradex está feliz em anunciar que o novo Apalis iMX8QM está pronto e entrando em fase de vendas, para ser mais exato, em fase de “early access”. A linha de processadores NXP i.MX8 é a sucessora da famosa e consolidada linha de processadores i.MX6. Confira os detalhes nesse texto.
iMX8QM

A Toradex está feliz em anunciar que o novo Apalis iMX8QM está pronto e entrando em fase de vendas, para ser mais exato, em fase de “early access”. Estive no final de fevereiro na Embedded World 2018 e tive a oportunidade de ter meu primeiro contato com módulo. Veja o vídeo abaixo:

O SoC do Apalis iMX8

A linha de processadores NXP i.MX8 é a sucessora da famosa e consolidada linha de processadores i.MX6. Ela traz para o mercado os últimos e mais avançados recursos em segurança, mix de processadores e recursos de multimídia.

O i.MX8 foi anunciado pela NXP até o presente momento em 4 versões:

  • MX8 – Gráficos avançados, desempenho máximo e virtualização
  • MX8M – Áudio, Voz e Vídeo
  • MX8M Mini – Consumer e Aplicações industriais
  • MX8X – Desempenho eficiente e certificações de segurança

Um resumo das diferentes características de cada módulo você encontra no link a seguir: https://www.nxp.com/products/processors-and-microcontrollers/applications-processors/i.mx-applications-processors/i.mx-8-processors:IMX8-SERIES

O processador escolhido para ser integrante da família Apalis é o iMX8QM (Quad Max) trazendo a maior performance e os recursos mais avançados dentre todos os processadores da família i.MX8. O i.MX8 Quad Max, cujo diagrama de blocos está representado na figura 1, possui entre os seguintes recursos em destaque:

  • 4x Cores ARM Cortex®-A53 (1,26GHz)
  • 2x Cores ARM Cortex®-A72 (1,6GHz)
  • 2x Cores ARM Cortex®-M4F ( 266MHz)
  • 1x HIFI4 DSP
  • 4k h.265 Decode, 1080p h.264 encode
  • Suporte a OpenVX, OpenCL ES 3.1, OpenCL 2.0, Vulkan.
  • 2x Gigabit Ethernet
iMX8QM
Figura 1: Diagrama de blocos do SoC i.MX8QM, retirado de www.nxp.com

O padrão Apalis e o Apalis iMX8QM

A família de módulos Apalis da Toradex é uma família de SoMs (System on Módulos) pino compatível. Isso significa que os clientes que hoje utilizam o Apalis iMX6Q poderão muito em breve adotar o Apalis iMX8QM em seu produto expandindo as capacidades de funcionamento com o mínimo de retrabalho de placa base. A seguir você confere um pouco do comparativo dos módulos da família Apalis, figura 2.

iMX8QM
Figura 2: Família de módulos Apalis baseados em SoCs NXP.

Além do processador i.MX8QM, o Apalis iMX8QM deve vir com 4GB de RAM (LPDDR4) e 16GB de Flash (eMMC), Wi-Fi (Dual-band 802.11ac 2×2 MU-MIMO) e Bluetooth (Bluetooth 5 ready), temperatura industrial além do tradicional ciclo de vida de 10 anos da Toradex.

Em relação a multimídia, com um controlador gráfico Dual Vivante GC7000XSVX o Apalis iMX8QM vai suportar:

  • HDMI 4K UltraHD (V2.0a, 2160p);
  • LVDS (3x 1366 x 768 x 24bpp Single / 1x 1920 x 1200 x 24bpp Dual + 1x 1366 x 768 x 24bpp Single);
  • Display Port (1x eDP 1.4 or 1x DP 1.3); e
  • Display Serial Interface (1x single lane MIPI DSI).

Early Access Program

Atualmente o acesso às amostras do Apalis iMX8QM é exclusivamente através do programa de Early Access gerenciado pela Toradex em parceria com a NXP. Para empresas interessadas em desenvolver produtos com as mais novas tecnologias e que querem estar na vanguarda da tecnologia ajudando a NXP e Toradex e desenvolver o produto, fica o convite a se cadastrar para receber updates na página do produto em: https://www.toradex.com/pt-br/computer-on-modules/apalis-arm-family/nxp-imx-8. No final da página está localizado o botão do cadastro.

Ao se cadastrar, você será convidado a participar de uma pesquisa que pode tornar sua empresa e projeto elegíveis a adquirir as primeiras amostras do produto. As amostras estarão disponíveis em maio deste ano. A disponibilidade geral de peças deve ocorrer apenas próximo ao final do ano.

O que vem por aí?

As novidades não param por ai! Para os clientes interessados em aproveitar o poder do NXP i.MX8 na família Colibri, em breve, um módulo Colibri iMX8, baseado no NXP i.MX8X estará disponível também.

Para dúvidas e informações adicionais, entre em contato com o escritório da Toradex Brasil através do brazil@toradex.com ou +55 19 3327 3738.

(*) Este post foi patrocinado pela Toradex Brasil

Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) atua como diretor da Toradex Brasil, trabalhando na implantação do escritório de vendas e suporte da empresa para o Brasil.
Trabalhou 7 anos como gerente de engenharia de sistemas na área de automação industrial desenvolvendo mais de 300 projetos de máquinas para linhas de montagem e teste de produção para o setor de autopeças.

Notificações
Notificar
guest
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus Schlosser Basso
Matheus Schlosser
20/04/2018 14:13

Olá, sempre acompanho os posts da toradex, tanto no linkdn quanto no fb e os artigos aqui.
Sou realmente um entusiasta dos produtos, no entanto, não possuo algum.
Como faço para adquiri-los?

Guilherme Fernandes
Guilherme - Toradex
Reply to  Matheus Schlosser
22/06/2018 18:43

Obrigado pelo comentário!
Você pode adiquirir os produtos colocando um pedido direto em nosso webshop ou enviando um e-mail com suas informações pessoais ou da empresa através de brazil@toradex.com. Temos estoque local e entrega imediata para a maioria dos produtos

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H