Toradex e Embedded Labworks anunciam curso de Linux Embarcado

A Toradex e seu parceiro de treinamentos e serviços, Embedded Labworks, acabam de lançar uma nova iniciativa onde a Embedded Labworks passará a adotar a plataforma Toradex em seus treinamentos de Linux Embarcado, Linux Device Drivers e Yocto Project.

 

A partir deste mês, Sergio Prado, instrutor e Diretor Técnico da Embedded Labworks, passará a utilizar um Toradex Colibri iMX6DL 512MB em conjunto com uma Viola Carrier Board em seus treinamentos. Os times da Toradex Brasil e da Embedded Labworks criaram também uma placa de interfaces para deixar o treinamento ainda mais interessante. Esta placa é conectada diretamente ao barramento de pinos da Viola (também compatível com Iris) e possui diversos recursos úteis para o aprendizado, entre eles:

  • Switches e Leds ligados a I/O digitais;
  • Buzzer ligado a um pino de PWM;
  • Trimpot e LDR ligados a entradas analógicas;
  • Um acelerômetro ligado ao barramento I2C;
  • Um extensor de GPIO ligado no barramento SPI, com suas saídas de I/0 ligadas a um display de 7 segmentos;
  • 2 RS232 disponíveis na placa.

 

Esta placa de expansão vai ajudar a explorar as diversas interfaces de hardware através do uso de Linux Embarcado, de forma mais divertida e intuitiva.

 

Toradex e Embedded Labworks com curso de Linux Embarcado

 

Para saber mais sobre o treinamento acesse a página de treinamentos da Embedded Labworks: https://e-labworks.com/treinamentos/linux-embarcado/

 

Além disso, nos próximos meses, a Toradex e a Embedded Labworks lançarão um total de 4 treinamentos patrocinados pela Toradex. O público alvo será o de desenvolvedores que já trabalham com microcontroladores mas tem receio de migrar para uma solução com Linux Embarcado. No treinamento serão abordadas, principalmente, as questões de acesso a periféricos através do Linux Embarcado. A participante levará para casa uma Viola Carrier Board, Colibri VF50 128MB, além da placa de interfaces apresentada acima, tudo isso, incluso no valor de treinamento. Com essa iniciativa conjunta, as empresas esperam fomentar ainda mais o desenvolvimento de sistemas embarcados no Brasil. Conheça abaixo o escopo e datas do curso:

 

 

Programação Linux: Interfaceando com o hardware

 

Sumário: Este treinamento visa capacitar o participante a desenvolver aplicações em C/C++ para Linux Embarcado. Através de uma abordagem prática, os participantes aprenderão a desenvolver aplicações em C/C++ para acessar diferentes dispositivos de hardware e interfaces de comunicação em sistemas Linux, incluindo LEDs, GPIOs, UART, botões, sensores, PWM, I2C, SPI, canais A/D, acelerômetro, display, etc.

 

Tópicos principais: Desenvolvimento de aplicações em Linux Embarcado, toolchain de compilação cruzada, linguagens de programação, ambientes de desenvolvimento, processo de depuração em Linux embarcado, usando o GDB, integração com o IDE Eclipse para desenvolvimento e depuração de aplicações, conceitos básicos de acesso a dispositivos de hardware no Linux, principais camadas de abstração de hardware no Linux, funções básicas de acesso a arquivos, o framework de leds e de GPIOs do kernel Linux, introdução a aplicações de tempo real no Linux, aplicações baseadas em polling e suas deficiências, desenvolvendo aplicações baseadas em eventos e interrupção, utilizando a API de tempo-real do Linux, estudando a camada de porta serial (TTY) do Linux, modelagem de aplicações em sistemas Linux, desenvolvendo aplicações multithread, comunicação entre processos no Linux, acesso a barramentos no kernel Linux (I2C, SPI, USB), framework de acesso a sensores e conversores analógico/digital (IIO) no Linux.

 

Plataforma de hardware: Placa Viola + módulo Colibri VF50 + placa de expansão Ipê.

 

Carga horária: 8 horas

 

Participantes: Máximo de 12 por turma

 

Investimento: R$500,00 em até 2x no cartão de crédito ou R$450,00 à vista no boleto ou depósito bancário (com placa inclusa).

 

Cidades e datas:

  • 25/10 São Paulo
  • 01/11 Porto Alegre
  • 04/11 Curitiba
  • 16/11 Campinas

 

Para mais informações e inscrição visite a página do treinamento em https://e-labworks.com/treinamentos/programacao-linux/.

 

 

Sobre a Toradex:

 

A Toradex é fabricante de computadores em módulo industriais que são ideais para o uso em aplicações embarcadas. Com seu modelo de negócios inovador, a Toradex, em todo o mundo, cada escritório oferece estoque local com vendas diretas e suporte gratuito aos clientes da região do globo. Desta maneira a Toradex garante que seus clientes tenham um time-to-market acelerado e sejam mais competitivos no mercado. Conheça aqui as famílias de computadores embarcados Toradex ARM – Colibri e Apalis

 

O escritório da Toradex no Brasil fica localizado em Valinhos/SP, entre em contato por telefone (19) 3327 3738 ou [email protected]

 

 

Sobre a Embedded Labworks:

 

A Embedded Labworks é uma empresa de consultoria e projetos focada em auxiliar seus clientes no desenvolvimento de software para sistemas embarcados. Ela pode ajudá-lo na formação técnica de sua equipe de engenharia no desenvolvimento de software para sistemas embarcados, definição de projeto de arquitetura de software, a seleção de um sistema operacional (Linux, RTOS, in-house), seleção e configuração de ferramentas de desenvolvimento, revisão de código e controle de versão, desenvolvimento de firmware, desenvolvimento de software com sistemas operacionais de tempo real (RTOS), desenvolvimento de device drivers, porte de aplicativos e sistemas operacionais para diferentes plataformas e arquiteturas e o desenvolvimento e personalização de um distribuição de Linux Embarcado.

 

Para entrar em contato com a Embedded Labworks escreva para [email protected].

 

(*) Este post foi patrocinado pela Toradex Brasil

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Guilherme Fernandes
Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) atua como diretor da Toradex Brasil, trabalhando na implantação do escritório de vendas e suporte da empresa para o Brasil. Trabalhou 7 anos como gerente de engenharia de sistemas na área de automação industrial desenvolvendo mais de 300 projetos de máquinas para linhas de montagem e teste de produção para o setor de autopeças.

2
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Raul MunozFilipe Coelho Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Raul Munoz
Visitante

Acho que não! Até onde eu sei os cursos do Sergio são sempre presenciais e práticos.

Filipe Coelho
Visitante
Filipe Coelho

Esse curso pode ser feito a distancia?