Ton: nova plataforma de desenvolvimento brasileira

ton

Ton é uma plataforma de desenvolvimento e prototipação baseada no microcontrolador ARM Cortex-M4 32-bit STM32F405. O objetivo da plataforma é ser um hardware de alta performance com recursos avançados (Bluetooth, Wi-Fi, sensores inerciais, etc) aliado a um ambiente de programação prático e intuitivo.

Versão completa – Ton

Pictureton

A seguir os detalhes dos recursos e características da placa:

  • Bluetooth Low Energy (BLE 4.0): o chipset utilizado para disponibilizar um link com dispositivos Bluetooth é o CC2541 da Texas Instruments. O firmware de fábrica permite a comunicação direta via UART e configurações via comandos AT (como os famosos módulos HC-05/HC-06). Também é possível atualizar o firmware a partir do próprio Ton, sem a necessidade de hardware externo, facilitando inclusive o uso de protocolos proprietários de 2,4 GHz.
  • IMU 9DOF: o sensor de nove eixos do BMX055 (Bosch Sensortec) consiste de um acelerômetro 12-bit tri-axial, um giroscópio 16-bit tri-axial de ±2000 °/s e um magnetômetro também tri-axial. Este MEMS permite a medição precisa da velocidade angular, aceleração e campos geomagnéticos em três eixos perpendiculares em um único dispositivo.
  • Carregador LiPo 1S: utilizando o circuito integrado MCP73831 da Microchip é possível carregar baterias de uma célula de LiPo ou Li-Ion com 300 mAh.
  • USB 2.0: a placa suporta USB 2.0 full-speed host/device através do conector micro USB AB, o qual também pode ser utilizado para alimentar a placa.
  • Reguladores 3V3 e 5V: para fornecer tensões reguladas tanto para os componentes da placa como para circuitos externos são utilizados os circuitos integrados AZ1117-3.3/5.0.
  • Wi-Fi: o chipset ESP8266EX da Espressif é utilizado em conjunto com uma memória flash Winbond 16Mbit, e assim como o Bluetooth, seu firmware também pode ser atualizado pela própria placa.
  • LED RGB: um LED colorido é excelente para indicação visual de estados do programa e até mesmo um meio de debugar o código, eles são ligados a pinos de PWM, portanto, é possível conseguir uma infinidade de cores.
  • Header principal: são 27 pinos de I/O e periféricos, com exceção de dois pinos todos são 5V tolerantes e podem ser configurados com interrupção externa.
  • SWD: é disponibilizado um conector SWD para este tipo de interface que é utilizada para debug, uma alternativa ao JTAG com poucos pinos e de alta performance.
  • Microcontrolador: por fim, o microcontrolador utilizado é um ARM Cortex-M4 da STMicroelectronics, o STM32F405RGT6 é capaz de executar até 210 milhões de instruções por segundo, possui modos de baixo consumo, com 1024 KB de flash e 192 KB de SRAM é capaz de rodar vários sistemas operacionais de tempo real. A quantidade de periféricos deste microcontrolador é incrível, nesta versão da placa são até 13 PWMs, 12 ADCs, 4 UARTs, 2 encoders por quadratura, 2 saídas DAC, 1 I²C, 1 SPI e 1 SDIO.
  • Dimensões: 60x60x13mm

Versão compacta – Ton-Fit

Pictureiotonfit

Esta é uma versão compacta para montagem de protótipos com este excelente microcontrolador, sem a necessidade de ter que montar um adaptador SMD-DIP. Como foram retirados o Bluetooth, a IMU e o Wi-Fi, tem-se mais pinos disponíveis.

Programação:

O suporte é no moderno Editor de Texto Atom, porém todas as APIs são de código aberto e serão disponibilizadas para a utilização com outros editores ou ambientes de programação.

Por meio do package de configuração o usuário seleciona quais as funções de cada pino (ADC, PWM, UART…) e todo o código de configuração e funções de acesso aos periféricos serão geradas automaticamente.

ioton

As duas placas estão em campanha de crowdfunding no Catarse. Você pode contribuir com 99 reais e adquirir um Ton-Fit ou com 199 reais para um Ton.

Link da campanha no Catarse: https://www.catarse.me/ton

Site da empresa: http://ioton.cc

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware, Internet Das Coisas
,
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
8 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Arbartavicius
14/02/2018 20:02

Desculpe a ignorância…mas essa plataforma é programável em C?

Kleber Lima da Silva
Kleber Lima da Silva
02/02/2016 09:54

Confiram o primeiro tutorial da plataforma Ton e vejam um pouco de como será a programação: http://ioton.cc/conhecendo-o-ambiente-de-programacao/

Kleber Lima da Silva
Kleber Lima da Silva
20/01/2016 17:59

Novidades – suporte ao BRTOS e ao mbed: https://www.catarse.me/ton#posts

Thiago Lima
Reply to  Kleber Lima da Silva
21/01/2016 13:09

Kleber, como vcs fizeram a integracao com o mbed? Funciona na nuvem?
Tem que baixar algo? Explica ai pra gente com detalhes como eh possivel fazer uma placa ser compativel com o mbed.

Kleber Lima da Silva
Kleber Lima da Silva
Reply to  Thiago Pinheiro Felix da Silva
21/01/2016 16:14

Thiago, a princípio nosso suporte será utilizando o mbed SDK de forma offline. Ao instalar nosso ambiente de programação vão ser copiadas para o PC do usuário os arquivos do mbed, aí nossa parte é configurar o compilador arm-gcc de acordo com o microcontrolador utilizado nas placas Ton.
Essa integração não é complicada e pode ser feita para qualquer placa que utilize microcontroladores ARM suportados pelo mbed. Com a evolução do projeto, vamos verificar também a possibilidade de desenvolver com o compilador na nuvem.
Link para referência: https://developer.mbed.org/handbook/mbed-tools

Waldir Borba Junior
Waldir Borba Junior
15/01/2016 13:17

Tem para todos os gostos agora. Isto é uma “marravilha”

Neuber Jose de Sousa Sousa
neuber jose sousa
15/01/2016 11:02

Muito boa

Igor Borges Tavares
Igor Borges
15/01/2016 07:35

Sensacional!

Talvez você goste:

Séries

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h