TJBot – Computação Cognitiva Maker

tjbot computacao cognitiva

A IBM lançou há poucos dias um robozinho inteligente e Open Source chamado TJBoT, parte dos kits IBM Watson Maker. A IBM deseja que pessoas do mundo todo, em especial os makers e o pessoal que trabalha com computação, robótica e eletrônica, utilizem as APIs do Watson, super computador da IBM que está por trás desse brinquedo.

De modo bem simplificado, Sistemas computacionais cognitivos são sistemas sensíveis a percepções e que reagem a sinais externos e aprendem a fazer algo com excelência através da análise de dados. Ou seja, recebem varias entradas e as processam de tal forma que melhoram a execução de determinada tarefa. A partir de várias rodadas de perguntas e respostas, esses sistemas aprendem a interagir com os humanos e até mesmo ter insights (Machine Learning).

Mas o que ele tem de tão especial? O TJBot é um robô open source que pode ser feito com peças cortadas por cortadoras a laser ou peças impressas em 3D. Os componentes para a sua montagem eletrônica são fáceis de encontrar. Ele conversa com você e pode até analisar seus sentimentos. O super computador da IBM Watson se comunica com o robô e faz com que ele interaja com o mundo de forma inteligente. Uma Raspberry Pi 3 é utilizada como central de inteligência do robô.

A IBM disponibilizou em sua página toda a lista de material e arquivos necessários para montar o robô. Veja abaixo como é fácil montá-lo.

Apenas com uma Raspberry Pi 3, alguns componentes eletrônicos, algumas peças bem simples, uma conexão WiFi e um pouco de programação, é possível fazer um amigo inteligente, capaz inclusive de entender seus sentimentos.

Confira a lista de materiais para montar o TJBot – experiência TJWave: 

Confira o github do projeto e o site do projeto. Para imprimir as peças em 3D do robozinho, acesse este link.

Para conhecer mais sobre o IBM Watson, veja o vídeo abaixo em inglês:

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu