Nova geração de MCUs tinyAVR Microchip

tinyAVR

Com a aquisição da Atmel em 2016, a Microchip irá fortalecer e desenvolver os produtos já existentes no mercado; uma prova desse comprometimento é o lançamento da nova geração de microcontroladores tinyAVR, que representa a união das duas marcas mais poderosas de MCUs, a PIC e a AVR.

 

A nova geração tinyAVR é composta por 4 novos dispositivos (ATtiny817/816/814/417), e deixa a linha com 42 componentes no total (http://www.artimar.com.br/redirects/atmel-MCUs), sendo que, todos possuem características como capacidade touch, prontos para IoT (Internet of Things), com dimensões específicas para aplicações onde o tamanho e custo são fatores de extrema importância. Uma informação importante, é que desde o mês de janeiro de 2017, os produtos Atmel já estão disponíveis para compra no MicrochipDirect, o e-commerce da Microchip, que permite a compra em pequenas quantidades, sendo perfeito para universitários e desenvolvedores.

 

Confiram abaixo, detalhes sobre cada um dos novos microcontroladores tinyAVR:

 

ATtiny817 – microcontrolador 8 bit, com a tecnologia picoPower® (http://www.artimar.com.br/redirects/atmel-low), com 24 pinos, memória Flash de 8KB e SRAM de 512 bytes, 12 canais ADC, EEPROM de 128 bytes, comparador analógico, 22 interrupções externas. Possui faixa de temperatura entre 40 e 105ºC.

 

Disponível para compra em: http://www.artimar.com.br/redirects/tiny817

 

ATtiny816 - microcontrolador 8 bit, 20 pinos, memória Flash de 8KB e SRAM de 512 bytes, 12 canais ADC, EEPROM de 128 bytes, comparador analógico, 18 interrupções externas. Possui faixa de temperatura entre 40 e 105ºC.

 

Disponível para compra em: http://www.artimar.com.br/redirects/tiny816

 

ATtiny814 - microcontrolador 8 bit, 14 pinos, memória Flash de 8KB e SRAM de 512 bytes, 10 canais ADC, EEPROM de 128 bytes, comparador analógico, 12 interrupções externas. Possui faixa de temperatura entre 40 e 105ºC.

 

*Ainda não está disponível no MicrochipDirect.

 

ATtiny417 - microcontrolador 8 bit, 24 pinos, memória Flash de 4KB e SRAM de 256 bytes, 12 canais ADC, EEPROM de 128 bytes, comparador analógico, 22 interrupções externas. Possui faixa de temperatura entre 40 e 105ºC. Esse componente não possui (PTC – Periférico Controlador Tátil).

 

*Ainda não está disponível no MicrochipDirect.

 

Além de todos os itens citados acima, os componentes também possuem duas características específicas:

  • Multiplicação por hardware - melhor desempenho em operações matemáticas;
  • Sistema de eventos permite a comunicação entre alguns periféricos dos microcontroladores sem a utilização da CPU, tornando-o benéfico para aplicações low power (alimentadas por bateria), pois a CPU pode ficar desligada, enquanto os periféricos configurados no sistema de eventos continuam atuando. Outra maneira de utilizar essa característica é receber informações via comunicação serial e, através do DMA (Acesso direto à memória) alocar os dados na memória RAM sem intervenção da CPU, o que permite ao processo não ter praticamente latência.

 

Essa nova série de componentes tinyAVR tem suporte START, uma ferramenta online que permite configuração gráfica de embedded software, possibilitando posteriormente o download do código, que poderá ser visualizado no Atmel Studio ou outras ferramentas de desenvolvimento. Para conhecer melhor o START, acesse: http://www.artimar.com.br/redirects/atmel-start.

 

Utilização dos MCUs tinyAVR:

Os microcontroladores tinyAVR são perfeitos para diversas aplicações, como:

  • Controle industrial;
  • Wireless;
  • Gateways de comunicação;
  • Controle de sensores;
  • Produtos com baterias portáteis;
  • Medição médica (pressão sanguínea, glicose, monitor de atividade wearable, termômetro digital, etc.);
  • Medição de utilidade (medição elétrica, de água e gás);
  • Linha branca, eletrodomésticos, cuidados pessoais.

 

Para conhecer mais sobre os microcontroladores tinyAVR, acesse:

.

Em caso de outras dúvidas sobre os produtos apresentados ou outros produtos Microchip, acesse o Suporte Artimar, em: 

 www.artimar-suporte.com.br/index.php.

 

 

Sobre a Microchip

 

Microchip Technology Inc. é a fornecedora líder de microcontroladores e semicondutores analógicos, proporcionando o desenvolvimento de produtos de baixo risco, com um custo total baixo de sistema, no tempo do mercado para milhares de diversas aplicações de clientes em todo o mundo, oferecendo um excelente suporte técnico, com uma entrega de qualidade e confiável.

 

Está sediada na cidade de Chandler, no Arizona, e possui valores que afirmam que os funcionários são sua maior força, a melhoria contínua é algo essencial, e os clientes são seu foco.

 

(*) esse post foi patrocinado pela ARTIMAR

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Aplicações Eletrônicas Artimar
Aplicações Eletrônicas Artimar Ltda, ou somente Artimar como é conhecida no mercado, foi fundada em 1962 pelo Sr. Artur Rabner. Seu intuito, foi trazer ao mercado brasileiro novos recursos e produtos que ajudassem o setor da indústria eletro-eletrônica brasileira a se desenvolver e sair do estado defasado ao qual se encontrava. Esta crença e força de vontade consolidaram a estrutura de filosofia da Artimar, que continua viva até os dias atuais. Hoje, a Artimar possui em seu line card várias empresas de diferentes segmentos da indústria eletro-eletrônica de alta tecnologia. Portanto, são mais de 50 anos de tradição, parcerias e muitas novas amizades construídas, sempre buscando inovar, descobrir e desenvolver o mercado brasileiro de eletro-eletrônica.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar