Tiny 2040 – Nova placa com o RP2040 da Raspberry Pi

tiny2040 destaque

Em apenas algumas semanas desde o lançamento do microcontrolador RP2040 pela Raspberry Pi Foundation, muitas novidades chegaram em torno desse novo chip. Conforme o anúncio feito aqui no Embarcados, além da placa Raspberry Pi Pico, que traz para o RP2040, outras placas estão sendo desenvolvidas por parceiros, entre eles: Adafruit, SparkFun, Arduino e Pimoroni.

Enquanto o microcontrolador não chega em nossas mãos para desenvolvermos nossas próprias placas, vamos acompanhando os lançamentos.

Recentemente, a Pimoroni lançou a placa Tiny 2040. Segundo eles, a menor placa com o microcontrolador RP2040 da Raspberry Pi Foundation. Nesse post vamos analisar os detalhes dessa nova placa.

Detalhes da Tiny 2040 

A Adafruit já tinha apresentado alguns projetos de placas muito pequenas com o RP2040, entre elas a Itsy Bitsy 2040 e em breve a QT Py RP2040. Agora a Pimoroni trouxe para o mercado a placa Tiny 2040, uma pequena placa com esse microcontrolador.

Medindo apenas 19 x 18 mm, a Tiny 2040 traz um conector USB-C, microcontrolador RP2040, memória flash de 8MB, botão de Reset e botão de boot, LED RGB programável e 12 pinos de I/O.

Placa Tiny 2040

Com a redução da quantidade de I/Os, eles tiveram que escolher os pinos no RP2040 que seriam disponibilizados para o usuário. Dos 12 pinos de I/O, 4 podem ser usados como entradas analógicas (1 entrada a mais que a Pi Pico), 2 para I2C e 2 para UART. Os pinos de debug (SWD e SWC) também estão disponíveis.

A placa possui regulador de tensão de 3,3V e os pinos de tensão 5V, 3V3 e GND estão disponíveis no barramento da placa.

Apesar de a Tiny 2040 trazer o formato castellated em seus pinos, a montagem dos componentes abaixo e acima da placa pode dificultar a soldagem da placa em outra.

Placa Tiny 2040 no dedo

De qualquer forma, o espaçamento dos pinos ajuda a explorar a placa no protoboard e até mesma soldar em outras placas usando barra de pinos.

O valor é alto quando comparada com a Raspberry Pi Pico($12 x $4,). A placa ainda não está disponível para compra, mas já é possível cadastrar no site da Pimoroni para receber notificação de quando estiver disponível.

Referências

https://www.tomshardware.com/reviews/pimoroni-tiny-2040-review

https://shop.pimoroni.com/products/tiny-2040

Saiba Mais

Raspberry Pi lança microcontrolador, nova placa e muito mais!

Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Euclides Franco de Rezende
Euclides Franco de Rezende
30/04/2021 13:41

Beleza.
Só faltou o link para comprar… ; )

Mauro Sollar
Mauro Sollar
22/02/2021 23:16

Parabéns Fábio pelo excelente trabalho que vem fazendo para a cultura Maker aqui no Brasil, sou entusiasta da micro eletrônica desde da minha infância que utilizei muito os microcontroladores PIC da Microchip, que na época projetava as pequenas aplicações em Assembly qual tínhamos que preocupar com os bits dos registradores, flags e etc, depois passei utilizar “C” e as coisas começaram a fluir um pouco mais. Então hoje meio enferrujado na programação e perdido com tantas plataformas disponíveis, venho pedir uma opinião: O objetivo é fazer pequenos sistemas embarcados como por exemplo para bicicletas e IoT, nada muito profissional, mas… Leia mais »

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu