The Linux Foundation e RISC-V Foundation anunciam acordo de colaboração

Foi anunciado ontem, um acordo de colaboração entre a The Linux Foundation e a RISC-V Foundation, para acelerar o desenvolvimento open source com a ISA RISC-V.

 

Estávamos ansiosos por essa parceria, que caminhava para acontecer, devido a natureza de open source das duas organizações.  Apesar da RISC-V Foundation já incluir mais de 210 membros, essa parceria com Linux Foundation permitirá que que a RISC-V Foundation melhore o ecossistema, e suporte para atender o rápido crescimento e adoção da sua Arquitetura RISC de código aberto.

 

Uma das primeiras colaborações entre as organizações será o desenvolvimento de guias para executar o Zephyr e Linux em plataformas baseadas em RISC-V. Os guias serão divulgados no dia 3 de Dezembro, durante o RISC-V Summit, em Santa Clara.

 

Segundo Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, eles estão ansiosos para colaborar com a RISC-V Foundation para promover a adoção da ISA RISC-V  e construir um forte ecossistema globalmente. Ele também acredita que o RISC-V tem uma grande tração em vários mercados, como: aplicações de IA, aprendizado de máquina, IoT, realidade aumentada, nuvem, data centers, redes e muito mais.

 

Para quem vem acompanhando a evolução de projetos open hardware, sabe o significado dessa notícia. Inicia-se uma nova era para projetos open source hardware.

 

Fonte:

https://www.linuxfoundation.org/the-linux-foundation/2018/11/the-linux-foundation-and-risc-v-foundation-announce-joint-collaboration-to-enable-a-new-era-of-open-architecture/

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar