The Linux Foundation e RISC-V Foundation anunciam acordo de colaboração

linux riscv

Foi anunciado ontem, um acordo de colaboração entre a The Linux Foundation e a RISC-V Foundation, para acelerar o desenvolvimento open source com a ISA RISC-V.

Estávamos ansiosos por essa parceria, que caminhava para acontecer, devido a natureza de open source das duas organizações.  Apesar da RISC-V Foundation já incluir mais de 210 membros, essa parceria com Linux Foundation permitirá que que a RISC-V Foundation melhore o ecossistema, e suporte para atender o rápido crescimento e adoção da sua Arquitetura RISC de código aberto.

Uma das primeiras colaborações entre as organizações será o desenvolvimento de guias para executar o Zephyr e Linux em plataformas baseadas em RISC-V. Os guias serão divulgados no dia 3 de Dezembro, durante o RISC-V Summit, em Santa Clara.

Segundo Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, eles estão ansiosos para colaborar com a RISC-V Foundation para promover a adoção da ISA RISC-V  e construir um forte ecossistema globalmente. Ele também acredita que o RISC-V tem uma grande tração em vários mercados, como: aplicações de IA, aprendizado de máquina, IoT, realidade aumentada, nuvem, data centers, redes e muito mais.

Para quem vem acompanhando a evolução de projetos open hardware, sabe o significado dessa notícia. Inicia-se uma nova era para projetos open source hardware.

Fonte:

https://www.linuxfoundation.org/the-linux-foundation/2018/11/the-linux-foundation-and-risc-v-foundation-announce-joint-collaboration-to-enable-a-new-era-of-open-architecture/
Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu