Texas Instruments: LaunchPad para aplicações USB

LaunchPad

texas LaunchPad    A Texas Instruments lançou há alguns dias uma nova LaunchPad para aplicações USB com seu tradicional microcontrolador de 16 bits MSP430, desta vez com preço bem baixo, US$ 12,99. O nome dela no site é MSP430F5529 USB LaunchPad Evaluation. A Texas já havia lançado uma placa de desenvolvimento com esse microcontrolador para aplicações USB há mais de dois anos atrás, MSP430F5529 USB Experimenter’s Board, mas o preço era bem salgado.

 

    O microcontrolador MSP430F5529, superset da família e que vem soldado nesta nova LaunchPad, não é um dispositivo recentemente criado. Possui as seguintes características:

  • Roda a até 25 MHz com alimentação de até no máximo 3,6 V e cristal externo

  • Possui 128 KB de Flash interna, 8 KB de RAM + 2KB de RAM para USB

  • ADC de 12 bits – 200 ksps (SAR) – 16 canais distintos, 2 internos e 14 externos

  • 3 Canais de DMA e USB 2.0

  • Até 4 SPIs, 2 I2Cs, 2 UARTs, dependendo da configuração desejada para seu hardware, RTCs e diversos I/Os

  • Consumo de 1,1 uA, em modo de extremo baixo consumo de energia, com retenção de toda RAM e wake-up em 150 us,  ou consumo de 180 nA em modo suspenso (LPM4.5), com a perda dos dados da RAM, com estado de I/O mantidos e wake-up em 2 ms - valores para 25 graus Celsius

  • Programação e/ou debug utilizando JTAG, Bootloader ou Spy-Bi-Wire.

   

    A placa é compatível com as launchPads anteriores, possui várias ferramentas grátis para desenvolvimento, incluindo o Code Composer, ferramentas gráficas e, em breve, o TI-RTOS.

   

    A novidade desta Launchpad é que ela permite o desenvolvimento de projetos com conectividade USB, fornece APIs para STACK USB testadas para as classes mais populares - HID (Human Interface Device), MSC (Mass Storage Class) e CDC (Communications Device Class) - com todo o código disponível. A API fornecida também suporta dispositivos que contêm mais de uma classe, por exemplo, um dispositivo USB que precisa ser MSC, CDC e HID.

 

    Vídeos de apresentação da placa no youtube:

 


 

    Todos os arquivos de documentação, de hardware e de software, estão disponíveis para download no site da Texas. Se não se interessar por comprar a placa, pelo menos dê uma conferida nos fontes e/ou nos esquemáticos. Vale a pena!

http://www.ti.com/litv/zip/slac623

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

3
Deixe um comentário

avatar
 
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
William LyraRaul MatosMatheus Quick Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Matheus Quick
Visitante
Matheus Quick

Interessante a placa.

William Lyra
Visitante
William Silva lyra

Opa Thiago! Muito boa dica

Raul Matos
Visitante
Raul Matos

Ótimo trabalho! Agora é esperar até outubro para vermos o artigo hands-on 🙂