Termistores NTC imunes a ruído da Amphenol trazem Soluções EMI

redes mesh

Equipamentos eletrônicos podem ser suscetíveis a interferência eletromagnética (EMI) se não forem protegidos. A EMI pode causar interrupções significativas em equipamentos elétricos, como sistemas HVAC e eletrônicos em veículos elétricos (EVs).

A mitigação de EMI nesses sistemas tornou-se uma preocupação de segurança cada vez mais importante. Carregamento rápido e sistemas eletrônicos complexos, combinados com densidades de componentes mais altas, ajudam a aumentar os riscos associados às saídas do sensor que influenciam a EMI.

As estratégias convencionais de mitigação de EMI incluem:

  • Uso de cabos blindados
  • Adicão núcleos de ferrit
  • Incorporação de fiação de par trançado
  • Emprego de roteamento de cabos especializado

Embora essas soluções possam ser benéficas em alguns casos, elas também podem resultar em um aumento no custo, peso ou complexidade dos sistemas de gerenciamento de bateria de um veículo elétrico.

A Amphenol Advanced Sensors desenvolveu um termistor NTC revestido com epóxi imune a ruído com uma função de desacoplamento de RF integrada, que fornece proteção EMI no nível do componente.

A imunidade a ruídos de radiofrequência no nível do sensor NTC (Coeficiente de Temperatura Negativo) pode mitigar a interferência EMI em uma ampla faixa de frequências. A tecnologia NTC imune a ruído foi validada de acordo com os padrões internacionais de conformidade de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) em instalações de teste líderes do setor.

Neste blog, veremos os termistores do tipo NKI da Amphenol Advanced Sensors.

Termistores NTC tipo NKI imunes a ruído

Projetar o capacitor de desacoplamento próximo ao chip do sensor NTC garante que a posição do capacitor seja otimizada para desacoplar EMI mesmo em altas frequências com comprimentos de onda curtos. Além disso, a integração do capacitor no nível do elemento permite uma atualização de imunidade a ruídos para aplicações existentes de sensor de temperatura do cliente. Ao eliminar ou adaptar cabos blindados, a redução de custo e peso pode ser alcançada no nível do sistema.

Os valores de capacitância podem ser escolhidos para agir em frequências de interesse especial, mantendo o tempo de resposta do sensor.

A tecnologia imune a ruídos NKI pode ser implantada onde quer que a EMI esteja presente em um sistema que possa causar o autoaquecimento de um termistor NTC, causando leituras incorretas ou sinais de falha desnecessários para os sensores.

Os desenvolvedores podem usá-los nestas aplicações:

  • Inversor EV/HEV/PHEV, bobina do motor, refrigeração e dispositivos de temperatura da célula da bateria
  • Sensores combinados de pressão, líquido arrefecedor/óleo, motor e temperatura do ar externo
  • Descarga HVAC/temperatura do ar do evaporador e sensores automáticos para desembaçar.

Conclusão

Por mais úteis que os sensores sejam em um veículo moderno, eles trazem preocupações quando se trata de interferência eletromagnética. Sensores de termistor NTC convencionais são vulneráveis ​​a EMI causando autoaquecimento. A solução NTC da Amphenol Advanced Sensors mitiga os efeitos de autoaquecimento EMI perto da ponta do sensor.

Artigo escrito por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: New Tech Tuesdays: Amphenol Noise-Immune NTC Thermistors Provide EMI Solutions

Traduzido por Equipe Embarcados. Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Sem licença Creative Commons
Home » Hardware » Termistores NTC imunes a ruído da Amphenol trazem Soluções EMI
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste: