Terapêutica Digital: Tecnologia de Saúde Médica

terapêutica digital

Doutor, doutor

“Doutor, doutor, dói quando eu faço isso…” “Você baixou o aplicativo para isso?” Em pouco tempo, essa pode ser a resposta do seu médico a muitos problemas de saúde comuns, como ritmo cardíaco anormal, depressão e Parkinson. Os aplicativos, juntamente com sensores vestíveis ou ingeríveis, fornecerão dados para uma variedade de preocupações para os profissionais médicos acompanharem.

Este texto examina uma área relativamente nova da medicina conhecida como Terapêutica Digital (DTx) e como software e wearables podem trabalhar juntos para nos manter saudáveis.

Cenário de tecnologia de saúde digital

O futuro está repleto de potencial para a tecnologia médica – e uma experiência melhor e conectada do paciente está no centro.

O desenvolvimento tecnológico em computação analítica, armazenamento de dados e inteligência artificial (IA) torna a análise avançada mais prática. Na forma de dispositivos médicos vestíveis, smartphones e relógios inteligentes, o hardware personalizado permite que os consumidores troquem informações digitais com seus provedores médicos. Os dados da pesquisa indicam que há evidências crescentes de que as terapias e intervenções digitais melhoram o desenvolvimento humano. A Terapêutica Digital também implica um nível de velocidade, conveniência e falta de contato humano desejado pelos consumidores de hoje (Figura 1). As tecnologias digitais transformarão o sistema de saúde nos próximos anos.

A Terapêutica Digital é apenas uma seção entre o cenário da tecnologia de saúde digital. Esse cenário digital está se expandindo rapidamente para a saúde digital em uma ampla variedade de setores além da terapêutica digital, incluindo:

  • Dispositivos, sensores e vestíveis: dispositivos vestíveis e sem fio, sensores biométricos, produtos de diagnóstico
  • Tecnologia da Informação em Saúde (HIT): sistemas de registro médico eletrônico, prescrição eletrônica e entrada de pedidos, saúde do consumidor e aplicativos de tecnologia da informação (TI)
  • Saúde móvel (mHealth): Bem-estar, rastreadores fitness, aplicativos de nutrição, informações de saúde do consumidor, aplicativos de adesão a medicamentos
  • Cuidados de saúde personalizados: resultados relatados pelo paciente, análise preditiva, suporte à decisão clínica
  • Telessaúde: visitas virtuais de telemedicina, monitoramento remoto de pacientes, programas de atendimento à distância
Figura 1: Melhorar vidas trazendo cuidados mais avançados para mais perto de casa é possível com soluções de eletrônica digital. (Fonte: metamorworks/Shutterstock.com)

As soluções em todo o ecossistema de saúde digital funcionam sinergicamente para oferecer excelentes resultados para os pacientes. Os sistemas e suporte corporativos de grande escala fornecem uma plataforma para sistemas de saúde, clínicas e configurações corporativas. Os serviços e suporte clínico utilizam HIT e telessaúde para melhorar o atendimento e o fluxo de trabalho. O bem-estar e o suporte voltados para o paciente na forma de dispositivos, sensores, wearables e mHealth ajudam a capturar, armazenar ou transmitir dados de saúde. As soluções de diagnóstico e monitoramento voltadas para o paciente são empregadas para diagnosticar, orientar diagnósticos ou monitorar ativamente os pacientes.

Terapêutica Digital: Definição

A terapêutica digital (DTx) é um método para fornecer intervenções terapêuticas baseadas em evidências para pacientes para prevenir, gerenciar ou tratar um distúrbio ou doença médica. O DTx é utilizado independentemente ou em conjunto com medicamentos, dispositivos ou outras terapias para otimizar o atendimento ao paciente e os resultados de saúde. Os produtos DTx incorporam as melhores práticas de tecnologia avançada relacionadas ao design, avaliação clínica, usabilidade e segurança de dados.

Os produtos DTx são revisados ​​e liberados ou certificados por órgãos reguladores conforme necessário para apoiar as reivindicações do produto em relação ao risco, eficácia e uso pretendido. A terapia digital capacita pacientes, médicos e pagadores com ferramentas inteligentes e acessíveis para abordar uma ampla gama de condições por meio de intervenções baseadas em dados de alta qualidade, seguras e eficazes.

Princípios Fundamentais dos Produtos DTx

Os produtos DTx devem ser desenvolvidos e projetados com todos os seguintes princípios em mente e com os seguintes objetivos:

  • Prevenir, gerenciar ou tratar um distúrbio ou doença médica;
  • Produzir uma intervenção médica orientada por software;
  • Incorporar as melhores práticas de design, fabricação e qualidade;
  • Envolver os usuários finais no desenvolvimento de produtos e processos de usabilidade;
  • Incorporar a privacidade do paciente e proteções de segurança;
  • Aplicar as melhores práticas de implantação, gerenciamento e manutenção de produtos;
  • Publicar resultados de estudos incluindo resultados clinicamente significativos em periódicos revisados ​​por pares;
  • Ser revisado e liberado ou certificado por órgãos reguladores conforme necessário para apoiar as alegações de risco, eficácia e uso pretendido do produto;
  • Fazer reivindicações apropriadas à avaliação clínica e status regulatório;
  • Coletar, analisar e aplicar evidências do mundo real e dados de desempenho do produto.

Valor dos produtos DTx

Os produtos DTx—usando tecnologias clinicamente avaliadas e baseadas em evidências têm a capacidade de:

  • Otimizar os resultados econômicos clínicos e de saúde;
  • Fornecer terapias de alta qualidade para populações carentes;
  • Escalar rapidamente e ser acessível por meio de dispositivos de propriedade do paciente;
  • Oferecer comodidade e privacidade em casa;
  • Transformar como os pacientes entendem, gerenciam e se envolvem em seus cuidados de saúde;
  • Ampliar a capacidade dos médicos de cuidar dos pacientes;
  • Apoiar as equipes de saúde em ambientes com diferentes graus de infraestrutura de saúde;
  • Reduzir custos gerais de atendimento.

Conclusão

A terapêutica digital fornece intervenções terapêuticas baseadas em evidências aos pacientes para prevenir, gerenciar ou tratar um distúrbio ou doença médica. Software, wearables médicos, smartphones e outros dispositivos médicos eletrônicos trabalham juntos para combater e curar doenças humanas. Os profissionais médicos continuarão a buscar o desenvolvimento de mais maneiras de melhorar o bem-estar total de seus pacientes, incorporando terapias digitais para fornecer assistência médica. O mundo de amanhã inclui pacientes que trabalham com seus profissionais de saúde para, cooperativamente, curar a si mesmo.

Artigo escrito por Paul Golata e publicado no blog da Mouser Electronics: Digital Therapeutics: Medical Healthcare Technology

Traduzido por Equipe Embarcados.Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Home » Internet Das Coisas » Terapêutica Digital: Tecnologia de Saúde Médica
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

[vc_widget_sidebar sidebar_id=”us_widget_area_series”]
Menu