Enviando temperatura dos núcleos da Raspberry Pi 3 para o ThingSpeak em C

Baseado neste artigo de minha autoria (sobre como enviar dados em C no Linux para o ThingSpeak), será mostrado neste artigo como enviar a temperatura instantânea dos núcleos ARM (da CPU da Raspberry Pi 3) para o ThingSpeak. 

 

 

Por que monitorar a temperatura?

 

A Raspberry Pi 3 trata-se de uma SBC (Single Board Computer) com aplicações das mais diversas possíveis, indo desde um computador de bolso para uso pessoal até um dispositivo de processamento pesado de imagens e dados.

 

Sendo assim, dependendo da demanda de processamento, a temperatura dos núcleos ARM do SoC da Raspberry Pi 3 podem subir muito, o que não é uma coisa boa em se tratando de um sistema que pode estar confinado / sem muito acesso à ventilação (aquecimento excessivo em unidades de processamento NUNCA é bom, podendo levar à redução drástica do tempo de vida da unidade de processamento / SoC em questão).

 

Deste modo, com base na temperatura dos núcleos, pode-se tomar a decisão de se colocar e/ou ligar um cooler na Raspberry Pi 3.

 

 

Canal ThingSpeak

 

Antes de ir em frente neste projeto, é necessário criar um canal no ThingSpeak e ter em mãos a chave de escrita do canal. Esta chave é fundamental para que o projeto funcione.

 

 

Projeto

 

Aproveitando o boom da Internet das Coisas, este projeto tem como objetivo permitir o monitoramento da temperatura dos núcleos da CPU da Raspberry Pi 3 via Internet. Ou seja, de qualquer lugar do planeta você poderá saber qual a temperatura (e um breve histórico das mesmas) dos núcleos da CPU de sua Raspberry Pi 3. 

 

Para isto, será utilizado como base o projeto deste artigo.  Portanto, o primeiro passo é, na Raspberry Pi 3, clonar o projeto digitando o comando abaixo:

 

 

Feito isso, entrar na pasta ThingSpeakC e, nela, substituir o conteúdo dos arquivos main.c e makefile pelos seguintes conteúdos:

 

main.c:

 

 

makefile:

 

 

Uma vez com os conteúdos substituídos, basta compilar e rodar o projeto com os seguintes comandos:

 

 

Tudo pronto! Feito isso, a temperatura dos núcleos da CPU será enviada ao ThingSpeak a cada 20 segundos. Observe:

 

Gráfico com monitoramento de temperatura dos núcleos da CPU
Figura 1 - Gráfico com monitoramento de temperatura dos núcleos da CPU

 

 

 

Aprenda mais

 

 

 

Referências

 

Sou engenheiro eletricista formado pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG - UNESP) e trabalho com desenvolvimento de sistemas embarcados em São Paulo capital. Curioso e viciado em tecnologia, sempre busco me aprimorar na área de eletrônica e programação, em especial em desenvolvimento de firmware (área que mais gosto de trabalhar e estudar).Para mais informações, acesse minha página no Facebook:https://www.facebook.com/pbertoleti

Deixe um comentário

1 Comentário em "Enviando temperatura dos núcleos da Raspberry Pi 3 para o ThingSpeak em C"

Notificar
avatar
 
Ordenar por:   recentes | antigos | mais votados
José Ilton
Visitante
José Ilton

olá, primeiramente parabéns pelo projeto!
Como seria para enviar mais de um valor pelo thingspeak? pois ele não aceita que mande outro dado em menos de 15 segundos, então teria que enviar os dois valores juntos, seu código prevê isso?

wpDiscuz