ÍNDICE DE CONTEÚDO
A utilização de TELNET permite acesso remoto pela internet a um sistema com a finalidade de diagnóstico, inicialização de programas ou outros. Se você quiser saber um pouco mais sobre este protocolo, uma rápida leitura na Wikipedia sobre o assunto pode ajudar.
O Windows Embedded Compact possui um servidor de TELNET que pode ser muito útil, principalmente ao desenvolver sistemas embarcados que não possuem tela. O objetivo deste artigo é mostrar como configurar esse acesso e alguma utilização básica desta técnica.
Neste artigo vamos utilizar mais uma vez meu computador em módulo Colibri VF61 com uma placa base Viola. Note que a minha placa base, neste caso, não possui saída de vídeo e eu não estou trabalhando com um display. Desta forma o uso do TELNET possibilita que eu tenha um mínimo de acesso necessário para executar uma aplicação no módulo.
O primeiro passo para configurar o TELNET é definir uma senha de acesso. Para isso, utilizando meu navegador digitei o IP do módulo como endereço (o Colibri VF61 e meu Host de desenvolvimento estão na mesma rede… é claro). Neste momento o Windows CE assume o papel de servidor Web me mostrando a tela exibida na figura 1, abaixo.
Nesta tela de configuração você deverá definir a senha de acesso do administrador. Uma vez que essa tarefa foi concluída, o Windows CE proporciona ainda outras possibilidades de configuração através do Windows CE Remote Management Tool.
Na tela mostrada na figura 2 podemos ver as demais opções que o sistema possui após a configuração inicial da senha do usuário Admin. Podemos inclusive, após este passo, configurar outros usuários e suas respectivas senhas de acesso.
A próxima etapa é simples agora: Acessar nosso Computador que está rodando Windows CE através de TELNET. Para isso utilizei o Tera Term (meu preferido), mas existem diversos programas de terminal que podem fazer isso também. Na tela de configuração do Tera Term, figura 3, preparei as configurações necessárias: TELNET e IP da placa, e em seguida cliquei em OK.
Finalmente o sistema apareceu solicitando meu usuário e senha de acesso, que você pode ver nas primeiras linhas da imagem abaixo, figura 4. Após o login com sucesso também executei os comandos “dir“, com o qual você pode verificar a estrutura de diretórios do sistema, e em seguida o comando “ipconfig“, mostrando as configurações dos dispositivos de rede.
TELNET no Windows CE: simples e eficiente para aplicações sem monitor ou tela para o usuário! Ainda que seu dispositivo utilize uma tela, imagino que é bem fácil escrever alguns aplicativos de diagnóstico ou monitoramento para de seu sistema embarcado através dessa útil ferramenta!
Até mais!!
Este artigo foi originalmente publicado no site O mundo do Windows Embedded por Guilherme Fernandes.
Saiba mais sobre Windows Embedded Compact
– BeagleBone Black + Windows Embedded Compact, por Marcelo Jo
– Placas de desenvolvimento compatíveis com Windows, por Fábio Souza