Telnet no Windows Embedded Compact

Windows Embedded Compact

A utilização de TELNET permite acesso remoto pela internet a um sistema com a finalidade de diagnóstico, inicialização de programas ou outros. Se você quiser saber um pouco mais sobre este protocolo, uma rápida leitura na Wikipedia sobre o assunto pode ajudar.

O Windows Embedded Compact possui um servidor de TELNET que pode ser muito útil, principalmente ao desenvolver sistemas embarcados que não possuem tela. O objetivo deste artigo é mostrar como configurar esse acesso e alguma utilização básica desta técnica.

Neste artigo vamos utilizar mais uma vez meu computador em módulo Colibri VF61 com uma placa base Viola. Note que a minha placa base, neste caso, não possui saída de vídeo e eu não estou trabalhando com um display. Desta forma o uso do TELNET possibilita que eu tenha um mínimo de acesso necessário para executar uma aplicação no módulo.

O primeiro passo para configurar o TELNET é definir uma senha de acesso. Para isso, utilizando meu navegador digitei o IP do módulo como endereço (o Colibri VF61 e meu Host de desenvolvimento estão na mesma rede… é claro). Neste momento o Windows CE assume o papel de servidor Web me mostrando a tela exibida na figura 1, abaixo.

windows embedded compact: telnet
Figura 1: Definição de senha de acesso para o usuário Admin

Nesta tela de configuração você deverá definir a senha de acesso do administrador. Uma vez que essa tarefa foi concluída, o Windows CE proporciona ainda outras possibilidades de configuração através do Windows CE Remote Management Tool.

Na tela mostrada na figura 2 podemos ver as demais opções que o sistema possui após a configuração inicial da senha do usuário Admin. Podemos inclusive, após este passo, configurar outros usuários e suas respectivas senhas de acesso.

windows embedded compact: telnet
Figura 2: Configurações que podem ser realizadas através do Windows CE Remote Management Tool

A próxima etapa é simples agora: Acessar nosso Computador que está rodando Windows CE através de TELNET. Para isso utilizei o Tera Term (meu preferido), mas existem diversos programas de terminal que podem fazer isso também. Na tela de configuração do Tera Term, figura 3, preparei as configurações necessárias: TELNET e IP da placa, e em seguida cliquei em OK.

windows embedded compact: telnet
Figura 3: Tera Term configurado para conexão Telnet no Colibri VF61

Finalmente o sistema apareceu solicitando meu usuário e senha de acesso, que você pode ver nas primeiras linhas da imagem abaixo, figura 4. Após o login com sucesso também executei os comandos “dir“, com o qual você pode verificar a estrutura de diretórios do sistema, e em seguida o comando “ipconfig“, mostrando as configurações dos dispositivos de rede.

windows embedded compact: telnet
Figura 4: Acesso ao Windows CE rodando em um computador em módulo Colibri VF61 através de Telnet

TELNET no Windows CE: simples e eficiente para aplicações sem monitor ou tela para o usuário! Ainda que seu dispositivo utilize uma tela, imagino que é bem fácil escrever alguns aplicativos de diagnóstico ou monitoramento para de seu sistema embarcado através dessa útil ferramenta!

Até mais!!

Este artigo foi originalmente publicado no site O mundo do Windows Embedded por Guilherme Fernandes.

Saiba mais sobre Windows Embedded Compact

– BeagleBone Black + Windows Embedded Compact, por Marcelo Jo

– Placas de desenvolvimento compatíveis com Windows, por Fábio Souza

Outros artigos da série

<< Real Time no Windows Embedded Compact
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Software » Telnet no Windows Embedded Compact
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu

WEBINAR
 

BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link