Tecnologia RFID nos ajuda a acompanhar praticamente qualquer coisa

rfid

Atualmente, a questão não é: onde tem tecnologia RFID? A questão é: Onde não tem RFID?

A identificação por radiofrequência está praticamente em todos os lugares, ao nosso redor. Antes de chegarmos à nossa estação de trabalho pela manhã, podemos ligar nossos carros com um chaveiro habilitado para RFID, usar um chip para pagamento sem contato para nossos cafés com leite ou entrar em nossos escritórios com um crachá com RFID.

Lembre-se das etiquetas de segurança desajeitadas com as quais lidamos ao comprar roupas? Eles são um exemplo de tags RFID legadas. As etiquetas RFID de hoje são mais discretas, vêm em forma de adesivo ou etiqueta menor e continuam sendo essenciais para os fabricantes para fins de ponto de venda, rastreamento e inventário.

A tecnologia RFID consiste principalmente de um pequeno transponder de rádio, um receptor de rádio RFID é uma tecnologia flexível que varia de acordo com a frequência, protocolo e design da antena. As três frequências principais são Baixa Frequência (LF, 125kHz a 135kHz), Alta Frequência (HF, 13,56MHz) e Ultra-Alta frequência (UHF, 890MHz a 960MHz e 2,4GHz). Quanto maior a frequência ou mais energia gerada pelo leitor, maior o alcance de leitura.

O RFID de Baixa Frequência pode ser usado para identificação de animais, produção industrial, automação, imobilizadores de veículos e controle de acesso. O RFID que opera em Alta Frequência funciona bem para rastreamento de ativos, emissão de bilhetes, documentos eletrônicos, gerenciamento de bibliotecas e produtos farmacêuticos. O RFID UHF é mais para casos de uso industrial, como identificação de paletes ou caixas, marcação em nível de item (como roupas) e controle de produção industrial. As etiquetas são mais eficazes do que sistemas manuais ou códigos de barras porque a etiqueta RFID pode ser lida se for passada perto de um leitor exposto ou coberto.

Os desenvolvedores têm muitas opções de tags, controladores e antenas para soluções RFID completas. Neste texto veremos os mais recentes produtos RFID da STMicroelectronics, Murata Electronics e NXP Semiconductors.

Tags e Controladores RFID

O transponder de identificação por radiofrequência PN7150 da NXP Semiconductors é uma solução de controlador NFC plug-and-play com firmware integrado e NFC Controller Interface (NCI) projetado para comunicação sem contato a 13,56 MHz. Ele pode integrar rapidamente a tecnologia NFC em qualquer aplicação, especialmente aquelas executadas em ambientes de sistema operacional, como Linux e Android, levando a uma lista de materiais e custos reduzidos. O design front-end sem contato permite a capacidade de trabalhar em comunicação de modulação de carga ativa, o que permite o suporte de antena menores.

A família de tags ST25DV04KC, ST25DV16KC e ST25DV64KC NFC/RFID da STMicroelectronics são tags dinâmicas com uma interface I2C. As etiquetas podem ser usadas em várias aplicações, incluindo iluminação e medição, equipamentos industriais e médicos, casa inteligente, banco inteligente, saúde e bem-estar, eletrônicos de consumo, etiquetas de prateleira eletrônicas e rastreamento e logística de ativos. Eles são categorizados em memória somente leitura programável apagável eletricamente (EEPROM) de 4kbit, 16kbit e 64kbit que pode ser acessada através da interface I2C ou de uma interface de link de radiofrequência.

Os módulos RFID de banda UHF MAGICSTRAP® da Murata Electronics são soluções de rastreabilidade de produtos montadas em placas. Os dispositivos são usados ​​em aplicações de telecomunicações, automotivas e de computador, incluindo outros projetos em que é necessário um transponder RFID integrado. Os módulos também usam as trilhas de PCB como antena para o transponder. Uma vez que o módulo é montado, as informações podem ser armazenadas e recuperadas em dispositivos MAGICSTRAP usando qualquer leitor/gravador UHF compatível com EPCglobal Gen2/ISO 18000-6C.

Conclusão

O crescimento da tecnologia RFID está sendo acelerado pela Internet das Coisas (IoT) e na Internet das Coisas Industrial (IIoT). As etiquetas RFID ajudam a rastrear coisas e ativos, servindo para melhorar a automação e a logística, algo que encontramos diariamente, quase de hora em hora, na vida cotidiana. Então, isso responde à pergunta que fizemos primeiro: Onde não está RFID?

Artigo escrito por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: New Tech Tuesdays: RFID Technology Helps Us Keep Track of Virtually Anything

Traduzido por Equipe Embarcados.Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Sem licença Creative Commons
Home » Hardware » Tecnologia RFID nos ajuda a acompanhar praticamente qualquer coisa
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:
Menu