Startup lança tecnologia para projetos de chips personalizados

A empresa zGlue lançou uma tecnologia para que qualquer pessoa projete um chip personalizado, acessível, ultracompacto e eficiente em termos de consumo de energia.
A empresa zGlue lançou uma tecnologia para que qualquer pessoa projete um chip personalizado, acessível, ultracompacto e eficiente em termos de consumo de energia. A tecnologia chamada de ZiP (zGlue Integration Platform), promete revolucionar a maneira como os SoC (System on Chip) são projetados, personalizados e fabricados. Através de um um software, o zCAD, é possível projetar SiPs sobre demanda, usando a tecnologia de integração ativa 2.5D, proprietária do zGlue. Eles afirmam que os designs criados com o zCAD podem ser fabricados em volume dentro de alguns dias, o que o torna uma opção muito atraente para o lançamento de novos dispositivos inteligentes.
 
A figura a seguir, exibe o ZGLZ1BA, o primeiro exemplo comercialmente disponível de criação de um SoC personalizado usando a tecnologia ZiP:
 
 
zorigin zip internals jpg project body
Figura 1 – ZGLZ1BA primeiro exemplo comercialmente disponível feito com ZiP
 
 
Para mostrar o poder dessa tecnologia, foi lançado um design de referência para um projeto de wearable, chamado de zOrigin. O zOrigin, um wearable similar aos de mercado usados para fitness, possui sensores de batimento cardíaco, acelerômetro e de temperatura. Ele é bem pequeno (11mm x 27 mm), como comunicação BLE, pode ser rapidamente adaptado a vários designs, como botões de pânico, joias inteligentes, palmilhas de calçados, faixas de fitness / saúde, entre outros.
 
 
zorigin
Figura 2 – Wearable ZOrigin
 
 
O projeto foi lançado em uma campanha de financiamento coletivo no Crowd Supply, e está nos últimos dias. Confira o vídeo de apresentação do zOrigin:
 

 
 
Para esse projeto, foi usando o ZGLZ1BA, cujo datasheet pode ser encontrado aqui.
 
O financiamento tem objetivo de lançar a nova tecnologia no mercado. Além das recompensas de hardware, os patrocinadores também receberão uma avaliação gratuita do software zCAD.

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H