Tabela ASCII

Tabela ASCII

Os computadores atuais apenas armazenam informação em valores que estão codificados em código binário, em formato de zeros e uns. Para se codificar um texto, é necessário que se adote um valor binário para cada caracter, letra ou número do alfabeto. O código mais simples utilizado em sistemas computacionais é o  código ASCII (Sigla de American Standard Code for Information Exchange). A primeira padronização que resultaram na tabela Ascii é de 1963, com a inclusão de letras minúsculas no padrão. Neste texto vamos trazer a Tabela Ascii tradicional (ANSI X3.4 – 1986) e a Tabela Ascii Extendida, que inclui caracteres de 128 a 255.

A versão atual do código ASCII é a ANSI X3.4 de 1986, conforme está disposto na tabela ASCII a seguir: 

Tabela Ascii

O ASCII foi baseado na língua inglesa e é derivado dos primeiros códigos desenvolvidos para envio de mensagens por telégrafos. Com 128 caracteres disponíveis no código (7 bits), foi possível que se pudesse incluir letras latinas maiúsculas, minúsculas, pontuação, símbolos gráficos e caracteres especiais de controle e de envio de mensagens, sendo mais específico, são 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle. Os comandos de controle poderiam ser usados para gerar e sincronizar o envio e recebimento de mensagens, e para controle.

Diversos comandos foram utilizados para controlar dispositivos de impressão. Esses comandos ainda são utilizados nas impressoras, e entre os comandos mais utilizados tempos o 0x0A (line feed – ou nova linha) e o 0x0D (carriage return – retorno de linha). O comando carriage return também é utilizado como final de linha para comenados AT em alguns modens.

Como o código ASCII nasceu para cofidicar palavras na língua inglesa, não possui caracteres acentuados, letras especiais como o ce cedilha ou letras do alfabeto grego, outras codificações foram desenvolvidas para dar suporte a esses caracteres. Os códigos mais utilizados atualmente são o UTF-8 e o ISO-8859, que possuem compatibilidade total com o ASCII, com os primeiros 128 caracteres dessas duas codificações possuindo os mesmos caracteres que o código ASCII.

Tabela ASCII extendida (que contempla código de caractere de 128 a 255)

A tabela apresentada abaixo refere-se a tabela ASCII de acordo com a padronização Windows-1252 (CP-1252), que é um superconjunto da norma ISO 8859-1, ou simplesmente conhecida como ISO Latin-1. Essa Tabela ASCII Extendida contempla os códigos de caractere de 128 a 255.

Referências para Ascii

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
JUSTINIANO CONHASCA
JUSTINIANO CONHASCA
02/08/2021 16:13

boa tarde
Gostaria de Saber o código na tabela as do caraqcter ou símbolo tipo esse ” e ” , só que feito para o outro lado.
Pode me ajudar ?

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu