Monitoramento online de ativos: Rastreamento de ativos com o STMicroelectronics LoRa® IoT Tracker

O STMicroelectronics LoRa® IoT Tracker é uma placa de avaliação que simplifica a prototipagem, o desenvolvimento e a avaliação de aplicações de rastreamento para Internet das Coisas (IoT), como rastreamento de ativos, pessoas e animais, bem como gerenciamento de frota. A placa contém um módulo LoRa onboard da Murata que lida com comunicações de longo alcance e baixa potência usando o protocolo LoRaWAN ™.

Os sensores embarcados na placa incluem um Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) Teseo-LIV3F para obter informações de localização de sistemas de posicionamento de satélite global, um acelerômetro de 3 eixos LIS2DW12 para detectar movimento e orientação, um sensor de temperatura e umidade HTS221 e um sensor de pressão barométrica LPS22HB. A placa possui um carregador de bateria LiPo integrado (a bateria está incluída no kit) e apresenta um projeto avançado de gerenciamento de energia/bateria para operação com baixo consumo. Uma porta USB Tipo C é usada para carregamento e comunicações seriais. Os botões controlam as operações da placa, incluindo ligar / desligar e transmissão de dados do sensor. A EEPROM integrada armazena parâmetros de configuração e dados de registro. Uma caixa de plástico, antena LoRa e cabos também estão incluídos no kit.

O módulo Murata LoRa do rastreador contém um microcontrolador STMicroelectronics STM32L072CZ de ultra-baixa potência que possui 192 KB de flash, 20 KB de RAM e uma variedade de periféricos incluindo ADC, DAC, USB, UART, I2C, SPI e GPIO. Acompanhando o módulo LoRa está uma EEPROM serial acessada através do barramento SPI que suporta o armazenamento de parâmetros de configuração e dados de registro. O módulo também contém um oscilador preciso para operação estável com relação a variações de temperatura e circuitos de RF para conectar uma antena ao módulo.

STMicroelectronics FP-ATR-LORA1 STM32Cube Function Pack

O STMicroelectronics FP-ATR-LORA1 STM32Cube Function Pack suporta essa placa e fornece código-fonte para programar o rastreador. Você pode programar utilizando binários pré-buildados no rastreador ou recompilar o código-fonte usando uma opção de IDE, que pode ser o STM32CubeIDE, Keil ou IAR. O código do Function Pack inclui bibliotecas de hardware de baixo nível e camada de abstração de hardware, middleware para LoRaWAN, USB e rastreamento de posição GNSS, bem como funcionalidade para ler os sensores, gerar mensagens LoRaWAN formatadas corretamente e transmitir mensagens para um gateway LoRaWAN nas proximidades. Para operação alimentada por bateria, o software implementa modos de operação de baixo e ultrabaixo consumo, que conservam energia enquanto espera por um movimento (movimento que é detectado pelo acelerômetro) ou um evento disparado pelo temporizador. O software também implementa uma interface de console serial que exibe mensagens de status sobre a operação da placa e define os parâmetros e chaves de configuração LoRaWAN.

Loriot

A tecnologia de comunicação sem fio LoRaWAN cria redes de área ampla de baixa potência usadas para aplicações máquina a máquina (M2M) e IoT. Ela abrange uma especificação LoRaWAN global que cobre bandas de frequência, canais e protocolos para diferentes regiões do mundo. Visto que LoRaWAN é um protocolo padronizado, você pode operar o rastreador LoRa IoT com uma variedade de gateways e sistemas de backend LoRaWAN.

A STMicroelectronics tem uma placa de gateway em seus P-NUCLEO-LRWAN2 / 3 Nucleo Packs que funciona com o rastreador e com vários serviços LoRaWAN de back-end, incluindo Loriot, Actility, The Things Network e outros. Uma vez que o dispositivo está conectado a um servidor LoRaWAN, seus dados podem ser enviados para diferentes destinos, incluindo painéis IoT como myDevices Cayenne ou para sua própria aplicação e servidor na nuvem.

Usando seu próprio rastreador STMicroelectronics LoRa IoT

Para usar seu próprio rastreador STMicroelectronics LoRa IoT com um gateway STM e o serviço Loriot, verifique o artigo passo a passo que o orienta por todo o processo de:

  • Configuração do hardware e ferramentas de desenvolvimento
  • Instalação e executação dos componentes de software necessários
  • Download do código para a placa
  • Configuração dos parâmetros de conexão LoRaWAN da placa e servidores backend
  • Execução da placa para gerar medições de sensores, que são enviadas para a nuvem

No texto também mostramos como verificar os dados publicados em um painel em tempo real criado no myDevices Cayenne.

Para artigos como esse, acesse o link.

Artigo escrito originalmente por Greg Toth para Mouser Electronics: Keeping a Virtual Eye on your Assets

Traduzido por Equipe Embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas » Monitoramento online de ativos: Rastreamento de ativos com o STMicroelectronics LoRa® IoT Tracker
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu