Placa STM32WL Nucleo-64: Teste diversos conceitos de IoT

STM32WL

Os novos microcontroladores (MCUs) com comunicação sem fio da série STM32WL são um impulso para a tecnologia de conectividade de longo alcance (LoRa®), um passo em direção à solução dos desafios que têm retardado a adoção generalizada de dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Ele também fornece suporte completo para soluções SigFOX IoT.

Agora, a STMicroelectronics está trazendo a público as placas de desenvolvimento STM32WL Nucleo-64, ferramentas de avaliação que permitem testar diretamente novos conceitos de IoT e construir protótipos usando os diversos recursos do STM32WL.

Construído na arquitetura Arm® Cortex®-M4, o STM32WL é o primeiro microcontrolador sem fio do mundo a integrar um transceptor LoRa em seu silício. Antes, a indústria tinha MCUs e transceptores discretos ou ambos os componentes no mesmo encapsulamento, mas em circuitos integrados diferentes.

Os MCUs STM32WL também suportam modulações múltiplas – LoRa, (G) FSK, (G) MSK, BPSK – para garantir flexibilidade em aplicativos sem fio com baixa potência, Wide Area (LoRaWAN®), SigFOX e protocolos de rede MBUS.

Os MCUs STM32WL também permitem o desenvolvimento de novas aplicações, permitindo projetos mais simples, mais flexíveis, integrados e com baixo consumo de energia. Os desenvolvedores podem personalizar as frequências de saída na série STM32WL para regiões específicas, otimizar seu desempenho e abrir seus sistemas para outros países.

Usando as placas STM32WL Nucleo-64 – o WL55JC1 e WL55JC2 – os desenvolvedores também podem testar combinações de desempenho, consumo de energia e recursos do STM32WL. O WL55JC1 é a versão de banda alta (865 MHz a 928 MHz) para os mercados dos EUA e da Europa. O WL55JC2 é a banda baixa rodando de 433 MHz a 510 MHz para os mercados asiáticos.

A funcionalidade das placas pode ser expandida com o suporte de conectividade ARDUINO® Uno V3 e headers de pinos de extensão ST morpho. Eles também podem se conectar com USB com conectores de depuração Micro-AB e MIPI®.

As placas não necessitam de nenhuma ferramenta externa, pois integram o depurador e programador STLINK-V3E. Eles incluem a biblioteca HAL de software do STM32WL e vários exemplos de software disponíveis com o MCU STM32CubeWL.

Apenas um único cristal de alta velocidade de 32 MHz é necessário para acionar o Cortex®-M4 e o transceptor sub-GHz do MCU, reduzindo o custo da lista de materiais e simplificando o projeto da PCI.

Os microcontroladores STM32WL têm diversas aplicações baseadas em rede de longa distância de baixo consumo de energia, incluindo cidades e edifícios inteligentes, logística, IoT industrial, agricultura inteligente, casas inteligentes e serviços públicos.

Conclusão

A placa de desenvolvimento STM32WL Nucleo-64 representa uma plataforma para teste com um rádio sem fio sub-GHz otimizado para LoRaWAN®, Sigfox e outros protocolos proprietários para uso em uma ampla gama de aplicações industriais e de consumo. Os desenvolvedores podem criar rapidamente um protótipo de suas novas ideias e desenvolver aplicações que exigem ultrabaixo consumo, alcance estendido e melhor cobertura e capacidade de penetração para uso internos, ao mesmo tempo em que têm melhor coexistência no espectro sub-GHz. Este SoC sem fio tem integração profunda, arquitetura aberta, baixo custo de lista de materiais, criptografia AES de 256 bits onboard, segurança compatível com identificador de dispositivo exclusivo e suporte de compromisso de longevidade da STMicroelectronics.

Para artigos como esse, acesse o link.

Artigo escrito originalmente por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: STM32WL Nucleo-64 Board Can Test Diverse IoT Concepts

Traduzido por Equipe Embarcados.