Apresentando a placa STM32F334 Discovery

STM32F334 Discovery

Sabe-se que a empresa STMicroelectronics está há um tempo na onda de ferramentas de desenvolvimento de baixo custo com as suas pequenas e poderosas placas da linha Discovery. Aqui mesmo no Embarcados foram apresentadas algumas delas, como a Discovery 429 pelo colega André Curvello, e a Discovery F323 pelo colega Thiago Lima.

  

ST tem no seu portfólio de processadores da linha STM32 uma série de dispositivos dedicados à conversão de energia digital (os chamados Digital Power), utilizados em conversores DC-DC, UPS, controladores de motores, entre outros. E então adicionou à gama Discovery uma placa direcionada a esse tipo de aplicação, a STM32F334 Discovery.

 

 

Por dentro da STM32F334 Discovery

 

A ST gentilmente nos cedeu uma placa para que pudéssemos fazer um breve review do que compõe a ferramenta. Se observarmos a figura 1 veremos que ela tem o mesmo "jeitão" de se apresentar, vem em um simpático blister (cabo USB não incluso).

 

stm32f334 discovery blister
Figura 1 : Blister contendo a placa

 

Abrindo a embalagem, finalmente temos a placa em mãos. Ela possui um aspecto similar às demais placas da linha Discovery com duas barras de pinos em cada lateral da placa permitindo acesso às linhas de entrada e saída, além das vias de alimentação.

 

stm32f334 discovery visão geral
Figura 2 : Visão geral da placa

  

Da mesma forma que nas outras placas, a parte de cima da ferramenta é populada com a já conhecida ferramenta de debug, a STLink-V2, compatível com várias IDEs proprietárias e com ferramentas Open Source como o conhecido OpenOCD. Veja na figura 3 a localização da interface.

 

stm32f334 discovery stlink v2
Figura 3 : Detalhe, interface de debug STLink-V2

  

Partindo para área dedicada ao usuário da placa vamos nos deparar com o pequeno, porém notável microcontrolador que vem para a avaliação. Trata-se de um STM32F334C8T6, esse dispositivo é dotado de um núcleo ARM CORTEX-M4 com unidade de ponto flutuante e clock com frequência máxima de 72MHz. O micro possui um encapsulamento LQFP de apenas 48 terminais, algo tido como suficiente até para aplicações complexas envolvendo conversores. Abaixo temos um detalhe do micro.

 

stm32f334 discovery microcontrolador
Figura 4 : Detalhe, microcontrolador alvo

 

A placa também conta com periféricos genéricos, para poder fazer o tradicional pisca-led e testar o ambiente de desenvolvimento. Nessa, em específico, contamos com 4 leds de diferentes cores, além de dois botões de pressão, sendo um deles para o usuário e outro para realizar reset do microcontrolador.

 

Como toda boa placa da familia Discovery, esta tem que ter algum ou alguns periféricos que permitam avaliar algumas capacidades específicas do microcontrolador alvo. Com a STM32F334 Discovery não é diferente. Por se tratar de uma placa voltada para digital power temos dois circuitos interessantes, o primeiro é uma fonte de corrente digital controlando um LED de alto brilho baseado em um conversor buck. Com ele é possível desenvolver aplicações de controle de iluminação em conjunto com algoritmos de controle digital, vejamos o circuito com algum detalhe. 

 

stm32f334 discovery conversor-buck
Figura 5: Conversor Buck com Led de alto brilho

 

Além do circuito de controle para LED, essa placa traz um conversor mais complexo baseado em um buck/boost bidirecional, sendo possível construir uma pequena fonte de alimentação ajustável também utilizando técnicas de controle digital. Notem na foto que é o periférico que mais consome área de placa dada a sua complexidade extra.

 

stm32f334 discovery conversor-buck-boost
Figura 6: Circuito conversor Buck-Boost

 

 

Aplicação exemplo

 

A STM32F334 Discovery vem com uma aplicação pré-programada na memória de programa do microcontrolador, que comanda a fonte de corrente digital do Led de alto brilho e, de acordo com o pressionamento do botão de usuário, o comportamento da fonte varia. São três estados, sendo que o primeiro controla o brilho do led, o segundo executa um fade-in fade-out, ou seja, leva o brilho do led aos extremos de forma suave, e o terceiro e último aplicativo executa algo parecido com um flash de câmera. Vejamos um pequeno vídeo da placa funcionando.

 

 

 

Conclusão

 

A pequena placa STM32F334 Discovery é uma combinação de baixo custo e funcionalidades para quem quer avaliar os microcontroladores ARM voltados para digital power da ST, uma vez que ferramentas para esse tipo de aplicação são um tanto quanto difíceis de serem encontradas ou possuem um custo elevado, até mesmo para placas com processadores para controle digital mais simples. Pretendemos nos próximos artigos explorar um pouco mais sobre digital power e essa ferramenta da ST sem dúvida será muito útil nessas próximas experiências. Então é isso, até a próxima caro leitor.

 

 

Referências

 

[1] Manual de referência da Discovery F334

[2] Datasheet dos microcontroladores STM32F334

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Felipe Neves
Desenvolvedor de sistemas embarcados apaixonado pelo que faz, divide seu tempo entre trabalhar no Venturus desenvolvendo firmware de tudo quanto é coisa, na Aeolus Robotics se envolvendo com o que há de mais legal em robótica e na Overlay Tech desenvolvendo algumas coisas bem legais para o campo de motion control. Possui mestrado em engenharia elétrica pela Poli-USP e possui interesse em tópicos como: Software embarcado, sistemas de tempo real, controle, robótica móvel e manipuladores, Linux embedded e quase qualquer coisa por onde passe um elétron.

1
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Euripedes Filho Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Euripedes Filho
Visitante
Euripedes Rocha Filho

Há um vídeo no canal da ST sobre esse uC que mostra algumas features interessantes. Destaque pro high resolution timer https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=8FKSfoGyUCU#t=139