Novos microcontroladores STM32 com apenas 8 pinos

A ST lançou recentemente a Nova linha de microcontroladores STM32G0, uma linha microcontroladores com foco em aplicações industriais e de consumo, oferecendo um núcleo ARM Cortex-M0+ a 64 MHz.

 

 

Agora para integrar essa família de microcontroladores a ST acaba de anunciar a disponibilidade dos primeiros microcontroladores STM32 de 8 pinos, com até 8 KB de RAM e 32 KB de flash em um encapsulamento SO8N.

 

Foram lançados quatro novos dispositivos STM32G0 de 8 pinos com uma CPU Arm Cortex-M0+ de 64 MHz, oferecendo 59 DMIPS, RAM de até 8 Kbyte e Flash 32 Kbyte e ainda periféricos de alto desempenho, incluindo um ADC de 2,5 Msps, temporizador de alta resolução e SPI de alta velocidade. A estabilidade do oscilador interno, com precisão de ± 1% em amplas faixas de temperatura e tensão, também economiza componentes de clock externos.

 

Os novos MCUs também facilitam a escalabilidade futura através dos recursos disponíveis na série STM32G0, que oferecem encapsulamentos de até 100 pinos, até 512 Kbytes de Flash, periféricos analógicos adicionais de alto desempenho e recursos de segurança. 

 

 

Os novos MCUs STM32G0 de 8 pinos estão disponíveis agora em SO8N de 6 mm x 4,9 mm, a partir de $0,31 para pedidos acima de 1000 peças do MCU STM32G030J6.

 

Para os primeiros passos e avaliação foi disponibilizado um kit Discovery de 8 pinos, o STM32G0316-DISCO, por $ 9,90.

O novos MCUs STM32G0 são suportados pelas bibliotecas de software e exemplos disponíveis no STM32Cube, e também por vários ambientes de terceiros, como IAR, Keil e IDEs baseados em GCC.

 

O que achou desse novo MCU? Deixe seu comentário abaixo.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

1
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Carlos Eduardo Affonso Henriques Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Carlos Eduardo Affonso Henriques
Membro

Isso é muito show! Dá para implementar sensores dedicados que já entreguem dados digeridos!