SSP 1.4.0: a nova versão da plataforma Synergy da Renesas

plataforma synergy

A Renesas Electronics oferece em sua linha de produtos a plataforma Renesas Synergy, a qual foi projetada em detalhes de modo a acelerar o processo de desenvolvimento de sistemas embarcados, auxiliando empresas, em projetos complexos, a lançarem um novo produto com maior confiabilidade e desempenho. E para auxiliar ainda mais os usuários, lançou recentemente a nova versão SSP 1.4.0, com novas features que serão citadas ao longo deste artigo.

Observando-se as figuras 1 e 2, fica fácil notar as diferenças entre um processo de desenvolvimento tradicional, o qual consome substancial fatia de tempo no próprio processo de desenvolvimento, e no processo de desenvolvimento utilizando a plataforma Renesas Synergy, com foco total no desenvolvimento do produto.

Processo de desenvolvimento tradicional
Figura 1: Processo de desenvolvimento tradicional – Foco no processo de desenvolvimento.
Processo de desenvolvimento com Renesas Synergy
Figura 2: Processo de desenvolvimento com Renesas Synergy – Foco no produto.

A plataforma Renesas Synergy oferece uma série de ferramentas profissionais, as quais visam facilitar e acelerar o processo de desenvolvimento, tais como:

Ferramentas da plataforma Renesas Synergy.
Figura 3: Ferramentas da plataforma Renesas Synergy.

O SSP está em constante evolução e, com isso, em Março deste ano a Renesas lançou a versão 1.4.0, contendo diversas novidades e, como sempre, entregando um produto de altíssima qualidade. A cada nova versão são mantidos requisitos de certificação padrões da indústria em conformidade com MISRA C:2012 e ISO/IEC/IEEE 12207 no Ciclo de Vida no Desenvolvimento do Synergy (SDLC).

Ciclo de Vida no Desenvolvimento da plataforma Renesas Synergy.
Figura 4: Ciclo de Vida no Desenvolvimento da plataforma Renesas Synergy.

Principais novidades da versão SSP 1.4.0

Esta nova versão do framework tem suporte para o LTE CAT-M1 possibilitando a conexão de dispositivos low power na rede celular. O SSP fornece uma API para que o aplicativo possa configurar e provisionar o modem Quectel BG96, além de fornecer uma Camada de Abstração de Pilha de Rede (NSAL) possibilitando o uso do NetX/NetX-Duo sobre este modem.

Com o LTE CAT M1 o dispositivo pode operar com uma taxa de transferência média (velocidade de upload e download de 375 kb/s no modo half duplex) que permite, por exemplo, a atualização de firmware over-the-air (FOTA).

Visão geral do Framework para Celular.
Figura 5: Visão geral do Framework para Celular.

O framework agora suporta o modo de transferência isócrono (ISO) do USBX possibilitando a implementação do Video Class (UVC) para transporte de mídia em tempo real pela USB, como áudio e vídeos por exemplo. Com esta classe o usuário do Synergy pode desenvolver dispositivos compatíveis com webcams, filmadoras e câmeras digitais.

Diagrama das pilhas USB para host e dispositivo.
Figura 6: Diagrama das pilhas USB para host e dispositivo.

Todos os microcontroladores da plataforma Synergy possuem aceleradores para algoritmos criptográficos implementados em Hardware, em conformidade com as especificações FIPS da NIST, tais como AES, RSA, SHA, GHASH e TRNG. Uma grande novidade nesta versão é o suporte, também acelerado por Hardware, à geração de chaves com criptografia de curva elíptica (ECC). Dentre outras novidades notáveis nesta área, encontram-se:

  • Geração de Chaves com Criptografia de Curva Elíptica (ECC) – (P-192, P-256);
  • Geração e Instalação de Chaves RSA com Raiz Escondida (1024 e 2048 bits);
  • Geração e Instalação de Chaves AES com Raiz Escondida (128, 192 e 256 bits);
  • Geração e Verificação de Assinaturas.

Aprimoramentos também foram realizados na pilha gráfica, a qual passou a suportar JPEG Encoding e Motion JPEG. Por exemplo, dados capturados a partir de uma câmera (RAW), podem ser compactados em formato JPEG para então serem armazenados ou transmitidos conforme os requisitos da aplicação.

JPEG Framework.
Figura 7: JPEG Framework.

Um outro grande diferencial que pode auxiliar inúmeros projetos é o gerenciamento, monitoramento e provisionamento remoto de dispositivos IoT através de SNMP (Smart Network Management Protocol). Este protocolo utiliza um modelo gerente/agente para gerenciar os dispositivos conectados na Internet.  Nesse caso, o gerente fornece a interface entre o gerenciador de rede e o sistema de gerenciamento enquanto que o agente fornece a interface entre o gerenciador de rede e o(s) dispositivo(s) gerenciado(s). O SSP suporta SNMPv3 e utiliza comandos SNMP, MIB e traps.

Pacote de aplicações TCP/IP.
Figura 8: Pacote de aplicações TCP/IP.

Uma outra mudança foi no suporte do FileX (FAT32) a novas mídias. A partir desta versão do SSP, além da possibilidade de implementação do sistema de arquivo FAT no SD/MMC e USB Mass Storage, torna-se possível alocar o sistema de arquivo FAT tanto na RAM interna quanto numa simples flash serial.

Interface de framework de blocos de mídia.
Figura 9: Interface de framework de blocos de mídia.

Para saber mais, inscreva-se em nosso próximo Webinar: Synergy turbinado com o SSP 1.4: criptografia elíptica, vídeo pela USB, conectividade LTE CAT-M1, apresentado por Leonardo C. Afonso, Engenheiro da Renesas.

webinar

Saiba mais

Conheça o Framework de Conectividade Wireless do Novo Synergy Software Package da Renesas

* Este post foi patrocinado pela Renesas Electronics Brasil

Website | Veja + conteúdo

A Renesas Electronics Corporation (TSE: 6723), o Maior Fornecedor Global de Microcontroladores, é um líder no fornecimento de soluções avançadas de semicondutores, incluindo microcontroladores, soluções SoC e uma ampla gama de dispositivos analógicos e de potência. Suas operações começaram como Renesas Electronics em abril de 2010, através da integração da NEC Electronics Corporation (TSE: 6723) e Renesas Technology Corp., com operações abrangendo pesquisa, desenvolvimento, design e fabricação para uma ampla gama de aplicações. Com sede no Japão, a Renesas Electronics tem subsidiárias em cerca de 20 países do mundo. Mais informações podem ser encontradas em www.renesas.com.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu