SparkFun lança uma pequena placa com o SAMD21 e suporte a Qwiic e CircuitPython

SparkFun lança uma pequena placa, a SparkFun Qwiic Micro. Ela vem com o SAMD21 e tem suporte ao sistema Qwiic e CircuitPython.

A SparkFun vem trabalhando no desenvolvimento do padrão de conectividade Qwiic, uma proposta para facilitar a prototipagem sem o uso de solda e de fácil conexão dos componentes em uma aplicação, usando a comunicação I2C. A figura a seguir exibe a proposta do Qwiic:

qwiic products daisy chain

Agora para integrar o ecossistema, foi lançada uma placa com o microcontrolador SAMDA21 da Microchip, a SparkFun Qwiic Micro. O ATSAMD21E18 é um microcontrolador ARM Cortex M0+ de 32 bits, com 256 KB de memória flash que pode rodar até 48 MHz. Possui 12 pinos digitais que incluem cinco pinos analógicos, SPI, I²C e um barramento de dados UART adicional.

A placa de desenvolvimento SparkFun Qwiic Micro foi projetada para se ajustar ao tamanho padrão Qwiic padrão de 1 “x 1”, o que a torna uma das menores ofertas de microcontroladores até o momento. Possui um conector Qwiic para facilitar a integração no ecossistema Qwiic e a prototipagem de I²C.

15423 SparkFun Qwiic Micro SAMD21 04b

Na parte inferior da SparkFun Qwiic Micro, há pads para conector bateria LiPo. Também há pad na parte inferior para um chip de memória flash para maximizar a capacidade de memória da placa. A SparkFun Qwiic Micro vem programada com um UF2 Bootloader, facilitando a programação com a instalação fácil do driver! 

15423 SparkFun Qwiic Micro SAMD21 03b

Para os fãs do CircuitPython da Adafruit, um derivado popular do MicroPython, o SparkFun incluiu o firmware do CircuitPython no repositório GitHub da placa como uma alternativa ao UF2.

O projeto é open hardware sendo o hardware publicado em Creative Commons Share-Alike 4.0 International e MIT para o Firmware. Confira a documentação no github da SparkFun.

O que achou dessa nova placa da SparkFun e da proposta do Qwiic? Deixe seu comentário abaixo.

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H