Spark Photon

spark photon

A partir do mês que vem conheceremos a placa Spark Photon. Ela foi lançada por 19 dólares no site Kickstarter, nos Estados Unidos no começo do ano, e atualmente pode ser adquirida no site da Spark. Tudo indica que vai ser outro sucesso, depois que a Spark Core ajudou muita gente a desenvolver seus projetos "conectados", pequenos e que exigem baixo consumo (claro que isso é relativo, certo?). A nova placa Photon custará a metade do preço de sua antecessora.

 

Essa placa possui um microcontrolador e um módulo Wi-Fi e vem pronta para facilmente integrar as aplicações que exigem conectividade e que sejam simples de programar em alto nível. Seus componentes:

  • Wi-Fi chip Broadcom BCM43362 802.11b/g/n;
  • Microcontrolador ST STM32F205 120MHz com core ARM Cortex-M3 com 1MB flash, 128KB RAM.

 

Permite que se desenvolva sketchs, como se estivesse programando para Arduino, apesar de não ser totalmente compatível com essa plataforma. Vários exemplos que atualmente funcionam para o Arduino vão funcionar com essa nova placa, já que diversos deles foram portados para o microcontrolador da ST. O legal dessa plataforma é a ideia de não perder tempo com a nuvem (cloud), e sim com sua aplicação, e você pode, para isso, utilizar a rede spark.io.

 

Spark Photon
Figura 1 - Caixinha da Spark Photon

 

Veja abaixo um diagrama em blocos que mostra de forma simples todas as conexões da placa com os pinos disponíveis para o usuário. A placa possui PWM, serial UART, conversor digital para analógico e analógico para digital, comunicação CAN, I2C, SPI e, claro, diversos IOs!

 

Conexões da Spark Photon
Figura 2 - Pinagem da Spark Photon
 
 

Livro sobre a Spark Photon

 
Ainda não há informações detalhadas no site do fabricante sobre a placa, mas acabou de ser lançado (mesmo antes da placa) um livro para se aprender como a trabalhar com ela de forma bem simples. A edição online em inglês já está disponível para compra e custa 9,99 dólares. O livro é o seguinte (clique na imagem para ir para o site do livro):
 
 

Make: Getting Started with Spark Core and Photon 

Making Things with the Affordable, Compact, Hackable Wi-Fi Module, escrito por Simon Monk, Publicado pela O'Reilly Media.
 

Livro spark

         Cap. 1 Spark Photon
         Cap. 2 Introdução Rápida
         Cap. 3 Programando a Photon
         Cap. 4 Protoboard
         Cap. 5 Internet of Things
         Cap. 6 Se isso, então (if else)
         Cap. 7 Robótica
         Cap. 8 Comunicação Máquina-Máquina
         Cap. 9 Photon Avançado
         Ap. A Peças
         Ap. B Código para Leds com a Photon
         Ap. C Pinagem para Photon e Core

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar