SP MakerWeek reúne coletivos maker e movimentos de fabricação digital

SP MakerWeek

Comandado pelo FabLab Livre SP, a SP MakerWeek acontece entre os dias 25 e 30 de setembro, na Capital. São mais de 80 horas de programação, com workshops, feira maker, desafio construtivo de Drones e espaço kids. 

 

Vem aí a primeira semana de cultura digital da cidade de São Paulo. É a SP MakerWeek, que acontece entre os dias 25 e 30 de setembro, no Galpão da Vila Itororó, em São Paulo. Organizado pelo FabLab Livre SP - maior rede pública de laboratórios de fabricação digital do mundo, o evento propõe atividades que fomentam a experimentação, o uso de novas tecnologias e o compartilhamento de conhecimento.

 

Incentivando a cultura do “faça você mesmo”, a SP Maker Week oferece mais de 80 horas de programação e debate temas como arte e tecnologia, movimento maker e empreendedorismo, educação e transformação social, além de design thinking (técnica de criatividade para projetos). Serão expostos 40 protótipos desenvolvidos nos FabLabs no ambiente que irá reunir coletivos makers, hackers e comunidades que trabalham com tecnologia criativa e inovação.

 

“Precisamos democratizar o acesso a estas novas tecnologias, valorizando a aprendizagem criativa e colaborativa. Entendemos que este é um ambiente extremamente valioso para o empreendedorismo e a inovação, uma das prioridades da nova gestão municipal”, explica o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg.

 

Entre as atrações, está a oficina Audio Hack em que os participantes poderão criar um sintetizador com arduíno (plataforma eletrônica de hardware livre e placa única que permite o desenvolvimento e o controle de sistemas interativos). O workshop apresentará conhecimentos sobre os circuitos básicos desses equipamentos (sintetizadores), os diferentes tipos de osciladores, filtros e demais componentes eletrônicos que podem ser utilizados na construção desses equipamentos.

 

O Digital Kids é o espaço exclusivo que irá permitir a interação das crianças com o universo da fabricação digital. Nele, estarão disponíveis brinquedos produzidos em impressoras 3D, grafite digital e oficinas para estimular a criatividade, além de oficinas para estimular a criatividade, o trabalho em equipe, a inventividade e o compartilhamento de ideias.

 

Para encerrar a semana, está programado um dia inteiro de atividades (30/9 – das 9h às 19h) no galpão da Vila Itororó (Rua Pedroso, 238, Bela Vista), com direito à feirinha maker com cerca de 15 coletivos, espaços kids, apresentação de diferentes modelos de drones (dos brinquedos aos de uso profissional para captação de imagens), música experimental e visitas guiadas pela Vila.

 

Acompanhe a programação completa da SP MakerWeek pelo Facebook do evento.

 

Fab Lab Livre SP

É a maior rede de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo, com 12 unidades. Inspirados na filosofia da “cultura maker – faça você mesmo”, são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão dispõe de acesso livre para desenvolver ideias e projetos. Criado em 2015, é comandado pela secretaria municipal de Inovação e Tecnologia. Para mais informações acesse: http://fablablivresp.art.br ; https://www.facebook.com/fablablivresp

 

Serviço:

SP MakerWeek - 25 a 30/09/17


Programação

Data: 25 a 29/09
Horário: 9h às 17h 

Local:Galpão da Vila Itororó - Rua Pedroso, 238, Bela Vista – SP
Entrada gratuita

 

Encerramento

Data: 30/9

Horário: 9h às 19h
Local: Galpão da Vila Itororó - Rua Pedroso, 238, Bela Vista – SP

Entrada gratuita

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar