Sony aquece a corrida de IoT com o lançamento de um novo dispositivo ELTRES

A cada dia mais percebemos que nossas ações estão sendo monitoradas por diversos sensores conectados à internet. Do outro lado, a computação em nuvem possui algoritmos de alta performance e inteligência artificial que auxilia no processamento e tomada de decisão das grandes companhias.

 

Estamos passando por uma nova evolução tecnológica bem importante onde equipamentos de diagnose passaram a enviar resultados dos exames para nuvens computacionais remotas, os quais compõem uma massa de dados expressiva capaz de auxiliar os médicos no diagnóstico correto aos seus pacientes. Isso sem contar nas possibilidades de soluções integradas para mobilidade urbana, agricultura, logística, produção, manutenção que já estão sendo implementadas para análise em tempo real.

 

Tudo isso não seria possível sem a Internet das coisas (IoT). Esta evolução tecnológica é um caminho sem volta e que temos que nos preparar para atender as demandas de mercado. Na manhã de 28 de maio de 2019 a Sony Semiconductor Solutions Corporation, na tentativa de avançar a frente nesta corrida tecnológica, lançou um novo dispositivo para atender as necessidades para as redes LPWA (Low Power Wide Area), bem como um novo método de serviço de rede.

 

ELTRES™ é um novo padrão de comunicação sem fio LPWA (Low Power Wide Area) adequado para redes IoT. Aproveitando as três principais características da comunicação robusta de longa distância, comunicação de mobilidade de alta velocidade e baixo consumo de energia, as informações adquiridas por vários sensores podem ser coletadas eficientemente em uma área ampla, o que também permite novos casos de uso (contribuindo para a entrega de serviços de comunicação sem fio que são estáveis ​​em longas distâncias e se movimentando em altas velocidades).

 

Possibilidades de conexão ELTRES
Figura 1: Possibilidades de conexão ELTRES.

 

ELTRESTM IoT - Principais recursos

 

Comunicação estável

Comunicação de alta sensibilidade, mesmo em áreas urbanas ruidosas.

Transmissão de longa distância

Desempenho de transmissão de mais de 100 km em visada direta.

Suporte móvel de alta velocidade

Desempenho de transmissão compatível com objetos móveis de alta velocidade acima de 100 km/h.

Instalação padrão GNSS

Sincroniza informações de tempo GNSS entre transmissor e receptor para comunicação de alta precisão.

 

O módulo de comunicação CXM1501GR é compatível com o padrão de comunicação sem fio (LPWA) da ELTRES™ que a Sony desenvolveu para aplicações IoT. Equipar produtos com este módulo de comunicação permitirá a conexão aos serviços de rede e computação em nuvem.

 

Ele integra um recém-desenvolvido transmissor LSI que transmite sinais em conformidade com o protocolo do padrão de comunicação sem fio na banda de 920 MHz, bem como um circuito para casamento de impedância com uma antena montada externamente. Também estão incluídos um receptor GNSS LSI - um importante sensor de IoT que obtém informações de tempo e posição - e componentes de alta frequência, como o filtro SAW necessário para o receptor GNSS. Com todos esses componentes incorporados, este produto expande a facilidade e a versatilidade para os novos dispositivos IoT.

 

CXM1501GR - Resumo das especificações técnicas

 

Tabela 1 - CXM1501GR ELTRES-compatible communication module

Security function

Included

Size

16 mm×16 mm×2.0 mm

Package

65 pin LGA (0.5 mm pitch)

Voltage

2.0 V

Interface

UART

Tabela 2 - ELTRES™ Wireless Communication Standard

Antenna radiated power

20 mW

Communication direction

Uplink only

Frequency

923.6 MHz to 928.0 MHz (23-channel frequency hopping)

Main modulation system

π/2 Shift BPSK

Sub-modulation system

Linear chirp modulation

Transmission system

Four repeated transmissions of 0.4 sec or shorter packets

Reduction of interference with other systems

CSMA (Carrier Sense Multiple Access)

Error correction code

LDPC (Low Density Parity Check) code

Actual transfer rate:
number of transmission bits / total transmission time

80 bps (Channel rate: 6.35 kbps)

Reception sensitivity

-142dBm

Figura 2 – Diagrama de blocos do CXM1501GR
Figura 2 – Diagrama de blocos do CXM1501GR.

 

No momento, este dispositivo está disponível somente no Japão. Mas, a Sony afirma ter criado um novo mercado e pretende classificar este produto para aplicação em uma ampla gama de dispositivos IoT, para o desenvolvimento de diversos serviços para processamento em nuvem, aproveitando ao máximo as comunicações sem fio estáveis ​​em longas distâncias e enquanto se movimenta em altas velocidades.

 

Você encontra a documentação completa nos seguintes links:

https://www.sony-semicon.co.jp/products_en/eltres/index.html

https://www.sony.net/SonyInfo/News/Press/201905/19-048E/index.html

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Leandro Santos
Engenheiro Elétrico com sólida experiência em desenvolvimento de circuitos eletrônicos de baixa e alta complexidade para hardware e firmware (linguagem C, VHDL e Verilog) em sistemas embarcados.Atualmente trabalha com prospecção e benchmark para soluções em IoT, desenvolvimento de MVPs para conectividade (IEEE 802.11, Bluetooth/BLE e LPWAN), pesquisa de tendências tecnológicas para novas oportunidades de produtos / clientes, análise de viabilidade técnica e comercial dos produtos.É também entusiasta do movimento maker, da cultura DIY, ama compartilhar o conhecimento (principalmente com as crianças e jovens) e músico católico.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar