HCL: Conheça soluções de iluminação centradas em humanos

HCL: Conheça soluções de iluminação centradas em humanos

A luminária de sua estação de trabalho do escritório deixou você caído, cansado ou irritado? A luz é projetada de uma forma que não o deixa confortável? A iluminação é uma preocupação quando se trata de conforto.

A nível técnico, é abordado com técnicas de iluminação centrada no homem (HCL). HCL é a arte de criar iluminação que imita a luz natural do dia. Isso leva a um melhor desempenho humano, conforto, saúde e bem-estar.

Os humanos evoluíram para viver em harmonia com o ciclo de luz diário do planeta. Como a luz do sol muda do amanhecer ao anoitecer pode fazer com que seu corpo se comporte de uma maneira particular. Por exemplo, a luz do sol da manhã é um mecanismo de alerta, enquanto a escuridão da noite significa ir para estado de repouso.

Antes da industrialização, as pessoas trabalhavam com o ciclo da luz natural. Mas hoje, as pessoas em ambientes de escritório estão expostas a longas horas de luz artificial. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos publicou que os americanos ficam em média cerca de 90 por cento de seu tempo dentro de casa, o que significa que estamos expostos a muita iluminação artificial. Às vezes está penumbra ou muito escuro, o que pode atrapalhar o ritmo circadiano e aumentar o risco de doenças.

As tecnologias HCL oferecem soluções que podem melhorar o conforto, melhorar o humor, aumentar a produtividade e restaurar os ciclos naturais de sono-vigília dos usuários. As soluções HCL devem ser consideradas no projeto da casa, escola, escritório ou outros ambientes internos.

Neste texto veremos as tecnologias HCL da onsemi, OSRAM Opto Semiconductors e Hatch.

Vamos conhecer as soluções de iluminação centradas em humanos:

Os drivers de LED onsemi NCL31000 e NCL31001 podem simplificar o desenvolvimento de produtos de iluminação de estado sólido (SSL) com conectividade e conjuntos de recursos de iluminação inteligente. Esses dispositivos suportam tanto analógico de alta largura de banda quanto modulação de largura de pulso (PWM) escurecimento para corrente zero. O NCL31001 é o mesmo que o NCL31000, exceto que não inclui conversores DC-DC. Os drivers podem ser operados a partir de uma faixa de tensão de entrada de 21,5 V-57 V. Os desenvolvedores podem selecionar frequências de comutação na faixa de 44,4 kHz a 1 MHz. Os drivers são aplicáveis ​​para comunicação de luz visível, iluminação interna e externa conectada, iluminação gerenciada por multicanais, iluminação de teatro, iluminação terapêutica, telas de informações, iluminação de fundo e ambientes perigosos ou sensíveis.

OSRAM Opto Semiconductors OSCONIQ® E 2835 Quantum Dot (QD) e LEDs Cyan Enhanced fornecem o espectro correto de luz para ajudar o corpo humano a suprimir a criação de melatonina durante o dia. A tecnologia de pontos quânticos da série LED oferece renderização de cores aprimorada e temperaturas de cores correlacionadas (CCTs) quentes. Ambas as versões, que vêm em um pacote de 2,8 mm x 3,5 mm, são ideais para iluminação de escritório centrada no ser humano. Os LEDs E 2835 QD também são aplicáveis ​​para museus, varejo e saúde. A versão aprimorada com ciano pode ser usada para iluminação industrial, educacional e aerodinâmica.

Os dispositivos de proteção contra surtos da Hatch (SPD) permitem flexibilidade de design e fácil integração em LED, descarga de alta intensidade (HID) e luminárias fluorescentes. Esses protetores de sobretensão têm um perfil plano e fino com um recurso de montagem de parafuso único, tornando-os adequados para instalação na fábrica ou substituição em campo. Eles estão disponíveis em níveis de proteção de 10kA ou 20kA com tensão de entrada de 120V a 277V ou 347V a 480V. Eles também são SPDs Tipo 4CA ou Tipo 5 e são reconhecidos pela UL 1449 com proteção para conexões de neutro de linha, aterramento de linha e neutro de aterramento.

Conclusão

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, os americanos passam aproximadamente 90 por cento do tempo em ambientes fechados, o que significa que estamos expostos a muita iluminação artificial. Toda essa exposição à iluminação artificial pode levar a alterações no ritmo circadiano. Com base em pesquisas, as soluções de iluminação centradas no ser humano devem ser levadas em consideração para a saúde e o bem-estar humanos. Isso significa que arquitetos, designers de interiores, construtores e outros profissionais devem considerar o uso de HCL como uma nova maneira de abordar a iluminação. No mínimo, devemos exigir que a iluminação correta seja fixada acima de nossas estações de trabalho.

Artigo escrito por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: New Tech Tuesdays: Human-Centric Lighting Solutions to Keep Us Comfortable, Healthy

Traduzido e adaptado por Equipe Embarcados .Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

Mouser Electronics é um dos líderes mundiais em distribuição de semicondutores e componentes eletrônicos e distribuidor autorizado de mais de 500 fornecedores líderes da indústria. Nosso foco é a excelência em serviço ao cliente, oferendo rápida entrega e embarque imediato com a precisão no processo, desde a colocação dos pedidos até a sua entrega. Mouser oferece uma ampla seleção de produtos em estoque para rápido envio a mais de 170 países.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Home » Hardware » HCL: Conheça soluções de iluminação centradas em humanos
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu