Home Software

Software

RTOS: Software Timer no FreeRTOS

Um software timer no FreeRTOS funciona da mesma forma que o hardware timer, entretanto, há alguns detalhes que vale ressaltar. Confira neste artigo!

RTOS: Uso de grupo de eventos para sincronização de tarefas

O FreeRTOS oferece também os grupos de eventos, que pode armazenar diversos eventos (flags) e, com isso, podemos deixar uma tarefa em espera. Confira!

Programação de um cliente MQTT em C (Paho MQTT) no Linux Embarcado

Aprenda a desenvolver em C, com Linux Embarcado, um cliente MQTT utilizando a biblioteca open-source Paho MQTT na Beaglebone Black.

AMQP - Testando a Comunicação de Clientes ao Broker

Continuando a série sobre o protocolo AMQP, vamos testar a comunicação de um cliente AMQP, Pika, com um broker, o RabbitMQ. Confira!

Ranking das Linguagens de Programação mais usadas em 2018 (IEEE Spectrum)

Conheça o ranking das Linguagens de Programação mais usadas em 2018, feita pelo IEEE Spectrum, com opção de seleção dos critérios de avaliação.

AMQP - Instalação do cliente e do broker RabbitMQ

Continuando a série sobre o protocolo AMQP, aprenda a instalar o broker AMQP RabbitMQ em sua máquina e a fazer a comunicação entre dois clientes.
Linker do IAR

Customizando a memória Flash no Linker do IAR

No artigo anterior descobrimos onde fica o arquivo do Linker e entendemos o mapa de memória. Veja agora como customizar a memória Flash no Linker do IAR.

AMQP - Protocolo de Comunicação para IoT

Confira neste primeiro artigo uma apresentação de um protocolo de comunicação para dispositivos IoT, o AMQP (Advanced Message Queuing Protocol).

Pocketbeagle board - Como fazê-la falar as informações do clima

Usando a Pocketbeagle board, este artigo mostrará um projeto de uma central de informações do clima, que não somente exibe as informações, as fala! Confira!

RTOS: Uso de Queue para sincronização e comunicação de tarefas

Os semáforos permitem a sincronização e comunicação de tarefas apenas valores binários. Mas se seu projeto precisa de algo mais complexo, conheça a Queue.

Programação de Periféricos Mapeados em Memória: Interface de Acesso ao Hardware

Confira alternativas para tornar um módulo portável. O objetivo é estabelecer uma interface com funções bem definidas que abstrai o acesso ao hardware.

Programação de Periféricos Mapeados em Memória: Módulos

Confira como construir módulos para controlar periféricos, apresentando o procedimento para criar um conjunto de funções para controlar um periférico.
RTOS - Sincronização de tarefas com Semáforos

RTOS: Semáforos para sincronização de tarefas

Sistemas operacionais multi-tarefas sofrem com um grande problema, a concorrência de recursos. Conheça o método mais simples para resolver: semáforos.
Boot via microSD.

Boot via microSD na Toradex Colibri i.MX7

Continuando a série com a Toradex Colibri i.MX7, confira como gravar a imagem em um microSD e o necessário para mudar a ordem de boot, de eMMC para microSD.

USB HID - Human Interface Device Class: Exemplo com a placa FRDM-KL25Z

A classe USB HID foi criada para que dispositivos de entrada pudessem interagir com um computador. Veja uma aplicação para controlar a Freedom Board KL25Z.

Programação de Periféricos Mapeados em Memória: Introdução

Conhecer as funções e particularidades de cada periférico envolve um processo de estudo de um datasheet. Conheça como isso é possível usando registradores.
Toradex Colibri i.MX7 com WiFi

Conectando Toradex Colibri i.MX7 com WiFi

Confira como conectar a placa Toradex Colibri i.MX7 com WiFi, usando um adaptador WiFi USB, numa distro Linux com Yocto Project para i.MX7.

RTOS: Scheduler e Tarefas

Este artigo é talvez o mais importante da série. Confira a definição de scheduler e, logo depois, como uma tarefa se comporta dentro de um RTOS.
Tago.io

Gerenciando dados na plataforma Tago.io com Renesas Synergy

Confira neste artigo como conectar um microcontrolador Synergy S7 da Renesas, utilizando um kit de desenvolvimento, a uma plataforma de IoT da Tago.io.

Introdução ao periférico DMA (Direct Memory Access)

Se o projetista compreender o periférico de DMA, pode otimizar os seus projetos e evitar custos desnecessários. Confira neste artigo como ele funciona.