O Turing Award (Prêmio Turing) é concedido anualmente pela Association for Computing Machinery para uma pessoa selecionada por suas contribuições à ciência da computação.
A denominação do prêmio é uma homenagem a Alan Turing, matemático britânico pioneiro na área; o prêmio é considerado o Nobel da computação. Além do reconhecimento da comunidade, o Google dá um milhão de dólares ao vencedor.
Jack Dongarra, pesquisador do Oak Ridge National Laboratory, no Tennessee, foi anunciado como a vencedor do Turing Award 2021 pelo seu trabalho na área de software que acelera cálculos científicos em supercomputadores.
O trabalho de Dongarra permite que aumente substancialmente a produtividade de cientistas e engenheiros que atuam em áreas como big data/analytics, saúde, energia renovável, previsão do tempo, genômica, energia, economia e outras, disse a Association for Computing Machinery ao anunciar o pesquisador como o ganhador do Turing Award.
Um bom software é fundamental para fazer bom uso do poderoso hardware dos supercomputadores, que hoje em dia são compostos por milhares de processadores; Dongarra desenvolveu algoritmos que aceleraram os cálculos, tendo ajudado também a desenvolver o Message Passing Interface (MPI), um padrão para comunicação de dados em computação paralela que permite a passagem de informações entre os diferentes processadores que constituem um supercomputador.
Dongarra atualmente trabalha no Oak Ridge National Laboratory, onde está instalado o supercomputador Summit, construído pela IBM, e que foi a máquina mais rápida do mundo por dois anos, até ser superado pelo japonês Fugaku. Ali também está instalado o Frontier, que pode passar a ser o mais rápido do mundo quando estiver em plena operação a partir de 2023.
Dongarra, que trabalhara e produzira artigos com vencedores anteriores do Turing Award, disse ainda estar em estado de choque com a notícia, mas muito honrado.