Software Energia

Software Energia

O Energia é um software open-source feito para protótipos rápidos com as Launchpads da Texas Instruments. As Launchpads são placas de avaliação de baixo custo dos microcontroladores da Texas, que disponibilizam barras de pinos para experiências rápidas, testes, protótipos ou para hobbistas. Atualmente, pode-se comprar uma Launchpad direto no site da Texas Instruments e ela entrega no Brasil, sem cobrar frete ou impostos - a própria Texas paga esses impostos. Existe um limite de gastos por CPF e apenas pessoas físicas dispõem dessas regalias.

 

Abaixo é apresentado de forma simples o que a Launchpad mais barata possui. O nome dela é MSP-EXP430G2 (ilustração: glckr.com).

 

 

FinalOverview Software Energia 

 

 

Claro que o Energia foi inspirado no sucesso do Arduino... Ele é um software muito novo, de 2012, usa o mspgcc como compilador dos firmwares criados e seu IDE é basedo no Processing. Esse software, diferente do que se pode inferir, não é mantido pela Texas Instruments. Com o Energia, o desenvolvimento fica bem simples e nem parece que estamos programando um microcontrolador. As inicializações são transparentes e, para tarefas bem simples de acionamento e sensoriamento, o energia é ótimo. Algumas placas que podem ser encaixadas nas launchpads já podem ser controladas utilizando os drivers disponíveis no energia como, por exemplo, o CC3000 Wifi Booster Pack.

 

Diferente do mbed, o Energia é um software offline - o desenvolvimento não é feito no site do energia e sim no computador do usuário. Talvez esse fato de ser online afaste alguns profissionais do desenvolvimento na nuvem - em muitas ocasiões o sigilo é necessário, claro. Não é possível debug, ou seja, apenas é aconselhável para firmwares pequenos e "pouco perigosos".

 

É possível fazer o download para uso em Linux, Windows ou MAC neste link. O último release do Energia é o 0101E0010 e foi esse que testei para esse artigo. Essa versão suporta as Launchpads MSP-EXP430G2, MSP-EXP430FR5739 e Stellaris EK-LM4F120XL. Veja na figura abaixo todos os dispositivos que ela suporta - o mais veloz e com mais recursos deles, sem dúvidas é o ARM® Cortex™-M4F . Ainda não é possível utilizar o energia com a Launchpad do C2000, LAUNCHXL-F28027, mas esse será o próximo port, conforme o site anuncia. O Energia não é instalável e apenas basta executá-lo para que funcione.

 

 

Software Energia

 

 

 O primeiro guia rápido de uso do energia é disponibilizado nesse link. Foi baseado nele que comecei a utilizar a ferramenta. O Forum é bem extenso e possui uma vasta base de conhecimento atualmente. Não encontrei vídeos com explicações detalhadas sobre o energia, apenas de alguns curiosos.

 

Caso o Code Composer Studio 5 ou 6 não estiverem instalados no PC, é necessária a instalação de uma série de drivers para as launchpads funcionarem adequadamente. O zip dos drivers pode ser baixado aqui.

 

Utilizando o Energia - Primeira experiência

 

Escolhi a Launchpad mais básica - MSP-EXP430G2, com um microcontrolador MSP430G2231 para o primeiro programa.  A figura abaixo mostra como é o IDE do Energia. Possui duas funções. A setup() é chamada quando o sketch inicia e só é executada uma única vez, depois do start ou reset da placa Launchpad. A usamos para inicializar variáveis, modos como os pinos vão funcionar, iniciar periféricos ou libs de periféricos. A função loop() controla a launchpad e é executada consecutivamente, em loop infinito.

 

Os botões em vermelho do IDE são, em sequência: Verify, que confere e compila o programa; Upload, que atualiza a placa; New, open e save para os arquivos de projeto e, a direita, existe um serial monitor, uma espécie de terminal serial simples. 

 

 

Software Energia

 

 

Para primeira experiência com a placa e ambiente, plugue a placa na USB, abra o energia e clique como na figura a seguir:

 

 

Software Energia 

 

 

E, então, pressione verify e depois upload. Provavelmente, se tudo correr bem, o LED1 vermelho vai piscar. 

 

Explore os exemplos, leia bastante os códigos. Verá que são intuitivos e o aprendizado é rápido por esse motivo.

 

Surgiu uma dúvida quando abri o exemplo DigitalReadSerial: De onde vem a informação que o botão é o pino digital 5?

 

 

 

E então descobri que os pinos são mapeados conforme a figura abaixo, conforme a versão de minha placa 1.4, que segue o mesmo que o MSP430G2454 (Se preferir, confira o código). Veja na figura que PUSH2 é o 5. 

 

LaunchPadMSP430G2452-v1.4 Software Energia

 

Utilizando o Energia - Segundo Programa

 

 Compilei diversos exemplos e criei um pequeno programa que verifica um botão, imprime e lê da porta serial e controla leds. Veja abaixo:

 

 

 

Compile, grave e teste. É um bom começo para entender como o Energia funciona.

 

 Software Energia

 

 

 

Referências

 

Site do Energia

Launchpad MSP430-EXP430G2 

Launchpad LAUNCHXL-F28027 

Launchpad EK-LM4F120XL

Texas Instruments

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

4
Deixe um comentário

avatar
 
3 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Paulo José Alves de SouzaThiago LimaMatheus Quick Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Matheus Quick
Visitante
Matheus Quick

ótimo artigo

Paulo José Alves de Souza
Visitante
Paulo Souza

Caro Thiago. Qto ao tamanho do código compilado, fica muito maior que de outros compiladores. Isso é uma das reclamações do compilador do Arduino.

Thiago Lima
Visitante

mmm. Bom saber - Vou investigar!
Obrigado pelo comentário e pela dica.

Vou rodar esse mesmo código com o code composer studio v5...

Thiago Lima
Visitante

Obrigado Carlos! Obrigado também pelo link do livro que me enviou por e-mail sobre o energia - deixo o link aqui pro pessoal vê-lo também! http://www.amazon.com/Getting-Started-MSP430-Launchpad-Fernandez/dp/0124115888